Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 14 de abril de 2021

A nova entrevista de dom Odilo Scherer ao Roda Viva

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Cardeal dom Odilo Pedro Scherer


Assisti à entrevista concedida pelo Cardeal dom Odilo Pedro Scherer ao programa Roda Viva na TV Cultura, nesta segunda-feira, dia 12 de abril de 2021. Gostaria de escrever aqui que espanta-me o que disse o Cardeal dom Odilo de não querer caminhar no sentido inverso da separação entre Estado e Igreja, quando perguntado sobre a influência evangélica na política brasileira atual. Eu diria que espanta-me de Sua Eminência não querer caminhar contra o Estado laico ou nem deveria espantar, porque há pelo menos 59 anos desde o terrível Concílio Vaticano II que destruiu a Igreja Católica, a Igreja vem defendendo a liberdade religiosa, ou seja, a liberdade de qualquer bobagem que o homem queira cultuar tenha o mesmo status na sociedade que deve ter a religião que seja a verdadeira, a revelada por Deus. 

 

Mas, é no mínimo estranho um alto prelado da Igreja defender que o Estado seja separado da verdade, e verdade é verdade revelada, verdade revelada é a religião católica. Separar Estado de Igreja ou de religião, é o mesmo que dizer na prática, na política como na ética, que não se possa aplicar publicamente e reivindicar poder prático, na pólis, à verdade vinda do Céu em socorro do pobre homem limitado no tempo, no espaço e em sua capacidade cognitiva. Em termos católicos, separar Estado de Igreja é lutar para que não haja o senhorio de Jesus Cristo Rei do universo no mundo.


Por essas e por outras é que como dizia Nelson Rodrigues, o Brasil será o maior país ex-católico do mundo. Por que? Porque com um alto clero e também baixo clero católico tão morno, sal que perdeu o sabor e que por isso deve ser deitado fora para ser pisado pelos homens, conforme dizia o Cristo, quem vai querer ficar em uma comunidade tal qual a católica que é tão depressiva, sem ânimo para não dizer morta? Hoje no Brasil o povo já pisa na religião católica, a despreza, prefere ser evangélico, a tendência é isso piorar.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores