Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 6 de abril de 2021

A Páscoa da Ressurreição, o Sumo Bem e a natureza

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Ressurreição por Pietro Perugino


Na Páscoa da Ressurreição que nesta semana celebramos desde o domingo e até o próximo sábado em oitava, a Oitava da Páscoa, pode-se levar em conta que o Cristo Jesus mesmo sendo homem, mas também sendo Deus que na sua Páscoa passou da morte para a vida, mostrou-se como verdade que é, indestrutível, porque já dizia o brocardo latino, veritas omnia vincit, a verdade vence tudo. Também diz o livro deuterocanônico da Sabedoria de Salomão, a sabedoria é imortal. Está escrito no livro do Cântico dos Cânticos que o amor é mais forte do que a morte, e Deus é amor, diz São João. 

 

Sobre Deus são termos intercambiáveis verdade, sabedoria, amor e também luz e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a venceram, diz São João no prólogo de seu evangelho. Deus é tudo isso, verdade, sabedoria, amor e luz. E todas essas coisas são invencíveis, são autossuficientes e todo homem que quer que a sua vida seja refletida e por isso que mereça ser vivida, dizia o sábio filósofo imortal Sócrates, tal homem que reflete, inteligente, apegar-se-á ao que é imortal e que na revelação total de Deus em Jesus Cristo, a sabedoria do homem que reflete, o homem consciente, tal homem apegar-se-á, então, a Deus, a Cristo, o Sumo Bem e não à natureza, às coisas criadas que são passageiras, mortais e vencíveis. 

 

Cristo homem foi mortal e era fraco tal qual qualquer homem, morreu, foi à mansão dos mortos, mas ao terceiro dia ressuscitou em um dia como hoje que vivemos de forma estendida desde o último domingo em forma de oitava, porque a morte não poderia deter Deus, verdade, vida, luz, amor e sabedoria. Nós, outros homens, mesmo se formos maus, hemos de ressuscitar no último dia, porque a morte é algo estranho ao homem feito imagem e semelhança da Vida que é Deus. Nós, homens, criaturas, e sendo homens somos a mais nobre criatura do universo, por sermos inteligentes, depois dos anjos, somos indestrutíveis tal qual a verdade que é Deus.

 

Celebremos o dia da vida, o luminoso dia da verdade, da sabedoria e do amor que é dia de hoje que Deus preparou para nós que é este grande domingo de Páscoa da Ressurreição durante esta Oitava da Páscoa, porque é a celebração do que somos, imagem e semelhança de Deus, somos vida imortal e para quem é fiel e justo por participar dos sacramentos sendo, por isso, católico romano praticante, já pode participar da vida eterna já aqui neste mundo.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores