Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 7 de abril de 2021

A Páscoa da Ressurreição e a luz incriada

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

A Ressurreição de Cristo por Bartolomé Esteban


Que homem que não seja uma pessoa muito simplória ou que não viva em um ateísmo orgânico alienante fruto de alguma raríssima democracia liberal riquíssima do mundo, que pode assentando-se diante de amigos em uma rodada de cerveja, a menos que já esteja bêbado, ou que na solidão de seu quatro com a cabeça no travesseiro que homem que reflete pode convir que encontra-se iluminado com tudo o que precisa saber para viver uma vida digna e humana em que possa descansar a própria consciência realmente em paz?


Que luz de algo natural e comum do mundo que pode ser suficiente para a exigente consciência humana? Um mundo com suas coisas ordinárias que hoje estão de de pé, mas logo reduzem-se a pó. Um homem que reflete, que não seja um simplório e ignorante e que não viva em um raro país do mundo cuja igualdade o mergulhe em uma ilusão de infalibilidade das coisas e instituições mundanas, um tal homem não pode repousar na situação de lusco-fusco que a luz natural de sua inteligência humana e das coisas do mundo criadas podem lhe dar.


Por isso veio ao mundo o Verbo divino, Jesus Cristo, que vindo ao mundo ilumina a todo homem. Jesus atravessou o céu e veio em socorro da pobre limitação e indigência humana e de tudo o que há neste mundo perecível, e veio revelar-se ao homem. Não é leviano acolher tal luz e revelação da verdade, porque onde está o último filósofo ou o último cientista que possa dar a última reposta sobre todos os enigmas do mundo?


A luz do mundo, o Cristo, veio ao mundo, resplandecendo nas trevas e as trevas contra ela não prevaleceram, pois Cristo ressuscitou, venceu a morte, as trevas e o pecado, fazendo por seu sangue derramado a purificação da consciência de todos os que nele creem por meio dos sacramentos. Cristo, a verdade, a sabedoria, o amor, a luz veio ao mundo para dar ao mundo a paz, a paz que o mundo limitado, mortal, por si mesmo não poderia dar-se a si mesmo.


Aleluia! Alegremo-nos, a luz que não conhece ocaso e nem anoitecer, Jesus Cristo, ressuscitou, porque sapientiam autem non vincit malitia, contra a sabedoria o mal não prevalece, já diria o livro Sabedoria de Salomão. Esta luz que é Jesus que de fato ilumina e instrui o homem, é lâmpada para os pés do homem e luz para o seu caminho se o homem quiser ser um desperto e não um entorpecido pelas coisas deste mundo efêmeras que não resistem a todo homem que de fato é inteligente e honesto.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores