Autoria: João Emiliano Martins Neto
A Ressurreição de Cristo por Bartolomé Esteban |
Que homem que não seja uma pessoa muito simplória ou que não viva em um ateísmo orgânico alienante fruto de alguma raríssima democracia liberal riquíssima do mundo, que pode assentando-se diante de amigos em uma rodada de cerveja, a menos que já esteja bêbado, ou que na solidão de seu quatro com a cabeça no travesseiro que homem que reflete pode convir que encontra-se iluminado com tudo o que precisa saber para viver uma vida digna e humana em que possa descansar a própria consciência realmente em paz?
Que luz de algo natural e comum do mundo que pode ser suficiente para a exigente consciência humana? Um mundo com suas coisas ordinárias que hoje estão de de pé, mas logo reduzem-se a pó. Um homem que reflete, que não seja um simplório e ignorante e que não viva em um raro país do mundo cuja igualdade o mergulhe em uma ilusão de infalibilidade das coisas e instituições mundanas, um tal homem não pode repousar na situação de lusco-fusco que a luz natural de sua inteligência humana e das coisas do mundo criadas podem lhe dar.
Por isso veio ao mundo o Verbo divino, Jesus Cristo, que vindo ao mundo ilumina a todo homem. Jesus atravessou o céu e veio em socorro da pobre limitação e indigência humana e de tudo o que há neste mundo perecível, e veio revelar-se ao homem. Não é leviano acolher tal luz e revelação da verdade, porque onde está o último filósofo ou o último cientista que possa dar a última reposta sobre todos os enigmas do mundo?
A luz do mundo, o Cristo, veio ao mundo, resplandecendo nas trevas e as trevas contra ela não prevaleceram, pois Cristo ressuscitou, venceu a morte, as trevas e o pecado, fazendo por seu sangue derramado a purificação da consciência de todos os que nele creem por meio dos sacramentos. Cristo, a verdade, a sabedoria, o amor, a luz veio ao mundo para dar ao mundo a paz, a paz que o mundo limitado, mortal, por si mesmo não poderia dar-se a si mesmo.
Aleluia! Alegremo-nos, a luz que não conhece ocaso e nem anoitecer, Jesus Cristo, ressuscitou, porque sapientiam autem non vincit malitia, contra a sabedoria o mal não prevalece, já diria o livro Sabedoria de Salomão. Esta luz que é Jesus que de fato ilumina e instrui o homem, é lâmpada para os pés do homem e luz para o seu caminho se o homem quiser ser um desperto e não um entorpecido pelas coisas deste mundo efêmeras que não resistem a todo homem que de fato é inteligente e honesto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário