Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 29 de agosto de 2020

Para que serve a Filosofia?

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 



Resumo: Qual é a serventia da Filosofia e hoje segundo Karl Marx que tanto influenciou a Filosofia, e as ideias e o mundo, em geral, para que serve a Filosofia?


Para que serve a Filosofia? A Filosofia serve para alguma coisa, sim. Serve a Filosofia para interpretar o mundo de diversas maneiras. Se bem que Karl Marx viu que depois dele é preciso transformar o mundo. Por que? Porque Marx viu que a consciência humana é formada pelas condições materiais em que vive o homem. Por exemplo, o homem primitivo era politeísta, porque vivia imerso em forças da natureza que o assustava e ele não compreendia como funcionavam, então, forjou para si deuses personificados na natureza e os adorou na natureza. Depois no escravismo foi forjada para si uma consciência de um deus como um senhor que o tinha cativo e o recompensava se fosse fiel, daí surgiu o monoteísmo até aos dias de hoje onde o homem tem por senhores a burguesia, os grandes capitalistas. Da religião até as leis e a cultura, tudo veio pelas condições materiais do homem que formam o que seja a consciência humana até os dias de hoje, segundo Marx, e que por isso depois do que percebeu Marx cabe não mais só interpretar o mundo, ele já foi suficientemente interpretado, mas cabe agora transformá-lo.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores