Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Olavo de Carvalho, seitas, Filosofia, o Ocidente e Santo Agostinho - Um diálogo no Facebook

Resumo: Um breve diálogo meu com um rapaz no Facebook, nesta postagem dele aqui aberta ao público, em que dialogo com ele desde o suposto uso de métodos de seita ou de tariqas por parte de Olavo de Carvalho  até o método de abertura à verdade pela sinceridade e confessional de Santo Agostinho.

 

Santo Agostinho (Philippe de Champaigne)

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, por falar em tariqa, tu achas que Olavo de Carvalho faz uso de alguma técnica de seita em suas atividades públicas? Outra coisa, é que eu acho que Carvalho acusa certos filósofos modernos como Hegel, Fichte ou Schelling de ocultarem inspiração esotérica em suas filosofias, mas Carvalho, eu, pelo menos acho muito estranha a ideia que ele tem de conhecimento por intuição sem passar pela argumentação, lógica e razão.

 

Rafael Resende Daher: João Emiliano Martins Neto, não acho não. Olavo tem nada de sufi hoje.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, por falar em tariqa e seita, Olavo de Carvalho conseguiu transformar um País inteiro em uma seita política de direita como se ser de esquerda fosse algo horroroso e diabólico. É claro que a Revolução Francesa deu no que deu, mas quem disse que era algo dos anjos a corte de Luís XVI?

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, se fosse algo tão medonho ser de esquerda, os judeus ainda estariam no Egito servindo ao Faraó e aos deuses egípcios ou seria impensável o judaísmo protestante de um Jesus Cristo aonde a obediência à Lei ficou reduzida à Fé nesse Cristo como fundamento da justiça.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, por falar em sufi, certa vez eu fiz uma simples pergunta a um dos filhos do Carvalho, o Tales, se ele era muçulmano, então, ele e aquele tal Luiz Gonzaga de Carvalho Neto me bloquearam nesta rede social.

 

Rafael Resende Daher: João Emiliano Martins Neto, não os condeno. Muita coisa nao merece resposta e não se pergunta.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, se fosse algo tão medonho ser de esquerda, isto é, questionar os excessos do sistema e o status quo, muitos bolsonaristas de redes sociais online não seriam não só nazistas, mas também caminhoneiros que fazem sexo com travestis.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, eu fiz uma pergunta inocente, é algum crime ser muçulmano? Outra coisa, tu não me respondestes sobre a questão filosófica. Tu não achas que tem algo de não digo esotérico, mas no mínimo muito sui generis para não dizer esquisito a filosofia de Olavo de Carvalho ir na contramão do que universalmente se entende como Filosofia que é a busca das causas supremas pela via racional e não intuitiva como quer Carvalho?

 

Rafael Resende Daher: João Emiliano Martins Neto, não sei responder, n me interesso pela filosofia ocidental.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, é muito nebuloso o que Olavo de Carvalho faz na Filosofia, porque se por um lado ele impugna a racionalidade, a dedução e argumentação na Filosofia, mas ele pretende estabelecer a intuição fazendo uso advinha do que? Da racionalidade, da dedução e da argumentação.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, por que tu não te interessas pela filosofia ocidental? Vê pelas origens da coisa, o questionamento acerca das ficções que eram os mitos helênicos, não faz sentido pra ti isso? 

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, se mito por mito não há provas arqueológicas de Adão e Eva, o casal primordial, mas pelo menos faz muito sentido tal mito, porque se o homem tornou-se um como que deus mortal por comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, o fruto da maioridade, em suma, mas pelo menos faz sentido a posição de crianças inocentes de Deus que Deus queria de suas criaturas, por isso proibiu-as de comer tal fruto. É tudo mito, uma narrativa, mas eu duvido muito que os primeiros filósofos teriam se levantado contra tal coisa. 

 

Rafael Resende Daher: João Emiliano Martins Neto ? 

 

Rafael Resende Daher: João Emiliano Martins Neto, não me interesso pq n sou ocidental. Não é meu mundo. 

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, ok. Mas, bom, tu não gostas nem do Sócrates? Não há similar dele no hinduísmo, ou no budismo ou no confucionismo ou em outra filosofia oriental?

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, eu acho o ocidente um milagre e uma glória para o mundo, mas hoje o ocidente reduziu-se à defesa do consumo de drogas e aborto. 

 

Rafael Resende Daher: João Emiliano Martins Neto, Não é que não gosto, é que não me interesso. Talvez seja equivalente a algum oriental, mas sou indiferente.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, é uma pena que tu sejas indiferente, porque eu gostaria de dialogar contigo sobre a filosofia esquisita do Olavo de Carvalho.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, eu concordo que a Filosofia seja uma atividade sagrada, uma ciência sagrada como a Teologia, porque na Filosofia, a ocidental, o homem busca as causas supremas pela via da razão.

 

João Emiliano Martins Neto: Rafael Resende Daher, o que só falta em um filósofo para tanto é uma coragem, uma sinceridade e um coração na mão digno dos ícones de Santo Agostinho com a pena na mão a compor as suas Confissões.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores