Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Direitos humanos para humanos direitos?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Resumo: Se os direitos humanos são para apenas humanos direitos, como quer a direita atual um tanto farisaica, quem é este humano tão direito e perfeito? O Estado, a sociedade e o mundo inteiro voltarão a ser o Estado, o mundo, enfim, dos tempos pré-cristãos em que não havia a misericórdia, o perdão e a compreensão humana como a entendemos, hoje, em tempos e em um Estado, ainda que laico, influenciados pelo Evangelho de Cristo?

Direitos humanos para humanos direitos é uma frase muito comum usada nos últimos tempos pela direita nova que ressurgiu no Brasil dos últimos tempos em suas disputas políticas. Bom, é verdade que São Paulo, o Apóstolo, é muito claro na Bíblia Sagrada, em dizer que a autoridade porta a espada (Romanos XIII, 4b) e espada parece evidente que é um instrumento para aplicar uma pena até mesmo de morte contra os maus ou para pelo menos impor-lhes uma grave ameaça bem longe da indulgência que o moderno Estado de direitos de hoje tem oferecido. No dia 19 de agosto de 2020, eu fui ameaçado na rua, em uma praça, a Praça da República, daqui de minha cidade de Belém (capital do Estado do Pará) por um jovem muito transviado em uma vida de perversão sexual, prostituição e ele parece que não tem nada para fazer o dia todo e fica a vagar naquela praça que é também um lugar de muita depravação sexual sendo que eu mesmo, em meus momentos de queda no pecado homossexual já aventurei-me naquele lugar. O referido rapaz e eu certa vez estivemos próximos de um relacionamento íntimo e ele mesmo mostrou-me o seu órgão sexual em uma madrugada naquele lugar. Em uma outra vez, e foi aí que brigamos e rompemos de vez no que resultou tempos depois na agressão do último dia 19, ele quis um cigarro, mas dos poucos que eu tinha eu não quis, então, dar-lhe um cigarro. Esses desocupados que pedem cigarro nas ruas de minha cidade não querem nunca ouvir um não.

 

A direita atual, aparentemente de acordo com São Paulo, entende ser uma subversão o Estado passar a mão na cabeça dos bandidos em sua política de direitos humanos, e a mesma direita diz, e eu acho que isso é mais uma das mentiras ou fake news das muitas da atual direita, que a esquerda hoje já não consegue mais ser revolucionária com os proletários, vendidos como escravos que foram morar na casa grande que eles são, de fato, às vantagens do capitalismo. Segue-se que supostamente, hoje, a esquerda usa como instrumento revolucionário toda a casta de desajustados da sociedade como os criminosos, os quais é evidente que não se amoldam ao animal de rebanho que se tornou o proletariado trabalhador, o famoso pobre de direita, escravizado e seduzido pelo dinheiro. Mas, eu entendo que o Estado é feito por homens, e homens que pelo menos aqui no Brasil e no ocidente, em geral, dizem-se ser cristãos, logo, que teórica e hipoteticamente teriam que ter uma consciência da necessidade da misericórdia e humanismo diante do homem por quem o Cristo deu a Sua vida que sem a qual estaria o homem perdido, porque a salvação pertence ao Senhor (Jonas II, 10b). O Estado da época de São Paulo não é o mesmo que o Estado de hoje influenciado pelas ideias benfazejas cristãs, apesar de toda a separação que se faz no Estado laico da religião em relação ao próprio Estado.

Há uma ideia que chamam de “punitivista” e bem vingadora para o Estado não observar os direitos humanos, ou seja, o Estado agindo com força total, mas não são os mesmos direitistas que querem um Estado no limite que seja cristão ou pelo menos mais permeado pelo religião cristã, os católicos romanos puxam a brasa para o lado deles? Como pode um Estado de inspiração cristã ser tão duro para com quem erra e ao mesmo tempo o mesmo Estado que a esquerda quer que seja de direitos, também seja laico, é a mesma esquerda que frequentemente se coloca como afastada da religião cristã, porque eu mesmo conheço um sem número de esquerdistas ateus? Parece que falta aí um Cristo sendo o Cristo propriamente: muito antes que vingador, lembrando-se que é amoroso e misericordioso que não veio chamar os justos que são os sãos, todavia, sim, os pecadores que são os doentes (São Marcos II, 17). A direita punitivista e vingadora está mais para o lado do partido dos fariseus. No referido dia 19 mesmo, quando eu fui agredido pelo sujeito, eu chamei logo a guarda municipal que vigia a Praça da República, a fim de punir de alguma forma o sujeito que me ameaçou, e eu notei que um dos guardas ali, bem compreensivo, sabia que gente como aquele agressor tem os seus amigos ali e que eles se desentendem de vez em quando entre eles, portanto, eu seria apenas mais um comprar a briga uns com os outros ali. Ora, um Estado, um governante nos moldes pré-cristãos simplesmente sairia aplicando a lei de forma mais dura e fim de papo como querem os fariseus da direita atual. Um Estado com inspiração cristã, ainda que longínqua, como o de hoje é mais compreensivo e humano. Pessoas como eu e o rapaz agressor que somos homossexuais certamente em um Estado antigo não poderíamos assumir a própria homossexualidade, eu não disse nada de minha relação no passado inclinada à homossexualidade com esse rapaz agressor, talvez por temor meu de uma reação da guarda nos moldes antigos do Estado vingador e punitivista: bem pouco cristão que quer a direita.

Eu acho que é preciso que haja um equilíbrio aí, por fim, entre uma direita que se quer tão cristã, que o seja, lembrando-se, como disse o profeta Habacuc, para que Deus em Sua ira se lembrasse da misericórdia (Habacuc III, 2c), diz a Bíblia Sagrada. E uma esquerda que diante da misericórdia lembre-se que Deus não deu a ninguém licença para pecar (Eclesiástico XV, 21) e um Estado que ofereça direitos como os direitos humanos, entende-se que não seja para humanos direitos, que é conforme o que a direita gosta de forma flagrantemente farisaica de dizer hoje, porque em uma perspectiva cristã quem é o humano direito e sem pecados para atirar a primeira pedra (São João VIII, 7) se como disse São Paulo todos pecaram e estão privados da glória de Deus (Romanos III, 23)? Eu mesmo seria o último a atirar a primeira pedra, eu cujo meu passado pesa-me no sentido de eu ser por isso chamado a ser mais misericordioso para com o meu próximo. O meu passado pecaminoso pesa-me, ainda que perdoado por Deus através do sacramento da penitência (São João XX, 23). Eu que diante da guarda municipal não tive a coragem de dizer toda a verdade ali para tal o guarda naquele dia 19 eu que já fui perseguido por um guarda municipal, em uma outra vez passada em uma madrugada por estar cometendo um crime ali naquela praça da República em uma vez em que eu fazia sexo com um amigo meu por ali.

Que Deus Nosso Salvador e Deus que animou-se a humanamente a dar a vida por nós todos Seus inimigos, fracos, à época de Sua crucificação (Romanos V, 6-8), que Deus tire do meu coração, eu que me digo um cristão, logo, um outro Cristo neste mundo, que Ele tire de meu coração toda a falta de perdão contra aquele pobre rapaz lá da Praça da República para que como Cristo todos nós, cristãos, estejamos animados do mesmo sentimento de Cristo que humilhou-se tomando forma de escravo: assemelhando-se a homem (Filipenses II, 6, 7) mesmo sendo Deus e amou até o fim a nós, seus inimigos, chamando-nos de amigos, por isso não exitou em derramar o Seu sangue precioso pela nossa salvação. Que nós, cristãos, devemos fazer o mesmo sendo mansos e humildes de coração (São Mateus XI, 29) como Cristo pela vida de um mundo tão ingrato como esse em o qual vivemos. Mas nada do que se estranhar, visto que este mundo está morto em seus delitos e pecados até que Cristo por meio de nós, cristãos, entretanto sobretudo, através dos padres romanos ordenados (2 Coríntios V, 18) venham dar-lhe a vida juntamente com Cristo (Efésios II, 5).

3 comentários:

Frank Matos disse...

É meu caro João, só não entendi por qual motivo você não deu um cigarro para o rapaz. E, por que você disse que ainda é homossexual?

João Emiliano Martins Neto disse...

Frank, meu caro, obrigado por visitar o meu desconhecido e hoje homônimo blog. Mas, a tua pergunta foi respondida no próprio artigo, eu tinha poucos cigarros, acho que só uns dois, tem mais o rapaz queria o cigarro que eu estava fumando e em tempos de pandemia em que assepsia é tudo. Esses vagabundos da rua que querem cigarro precisam ouvir um não, se preciso for.

Eu disse que eu sou homossexual, eu até gravei uns dois vídeos nos meus canais homônimos no site YouTube a respeito, porque é como o Catecismo da Igreja Católica (1992) define pessoas como eu que tem preferência sexual predominante ou exclusiva por pessoas do mesmo sexo.

Frank Matos disse...

Entendi. Mas vou continuar rezando por você. Manda aí o link desse vídeo.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores