Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Sobre o ensino de Filosofia

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

 

Resumo: Algumas ideias minhas sobre como de forma inteligente pode ser o ensino de Filosofia.


É interessante criar um curso de Filosofia online ou presencial, mas como ensino de história da Filosofia. Eu entendo que ensino de Filosofia é ensino de história da Filosofia, porque mostra ao longo do tempo o que os mais importantes homens falaram a respeito dos assuntos filosóficos. Isso evita as preferências muitas vezes sectárias e ideológicas por esse ou aquele pensador de ao longo do tempo coisa que Olavo de Carvalho ou Paulo Ghiraldelli Júnior que é o Olavo de Carvalho da esquerda são especialistas em fazer tal coisa.

 

Uma coisa eu acho interessante do que disse certa vez o Olavo de Carvalho sobre a Filosofia ao citar Georg Friedrich Wilhelm Hegel que ensinou que a essência de uma coisa é o que tal coisa se torna. Mas, no caso da Filosofia a coisa mudou tão drasticamente ao longo da História que, então, caberia notar que no caso da Filosofia é como se tal área fosse como uma árvore que sofreu a influência do solo e do clima, logo, sofreu modificações. Segue-se, diz Carvalho, que é preciso no caso da Filosofia buscar o projeto socrático para a Filosofia. O que é o projeto socrático, segundo o meu entendimento? É a busca humana: descendo do céu dos pré-socráticos à terra, é um amor humano à sabedoria através do trabalho com conceitos e definições. A Filosofia é isso ainda que hoje tal árvore possa estar em um solo tão inculto que é uma árvore raquítica, sem frutos, anã ou com muitas folhas secas ou galhos secos.

 

Deve haver uma forma de ensino filosófico, uma ideia de ensinar a Filosofia que seja libertadora tanto para quem aprende, quanto para quem ensina e tanto quanto para a própria Filosofia a fim de libertá-la de estar a serviço de sectarismos e ideologias. Eu acho que pode ajudar um ensino do que é a Filosofia em si mesma: sua significação, atributos, propriedades, missão, o que é a Filosofia em si mesma. Só na Filosofia se pode ter uma autoconsciência ou se filosofar, meditar sobre a própria Filosofia.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores