Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Direita cristã e esquerda ateia

Autoria: João Emiliano Martins Neto


É uma verdadeira epidemia, a maioria, senão todos os esquerdistas são ateus e os direitistas são cristãos. Pode-se questionar até que ponto o ateísmo da esquerda é genuíno, visto que pelo menos a esquerda tem algo de cristão ao defender os mais pobres, a justiça social, apesar de ser libertina e imoral e a direita mesmo que dizendo-se adepta do cristianismo não seria hipócrita tal qual os fariseus, pois que fica do lado dos ricos, a burguesia que destrói os parques industriais de seus países em prol do lucro do mero dinheiro sem a produção de riqueza, e do lado de toda a sorte de cafajestes brutais e preconceituosos homofóbicos crudelíssimos, incompreensivos e machistas, ainda que sob o estandarte da moral, dos bons costumes e da família. Mas, o número de religiosos ou não de ambos os lados polares do espectro político é significativo. 


Karl Marx era ateu, dizem que era até mesmo satanista. No Manifesto do Partido Comunista ele diz que a vida dos santos é insípida e Marx subscreve a ideia teológica ou ateológica de Ludwig Feuerbach de que a religião, o cristianismo, é apenas uma projeção do homem, do ideal do homem, diria Friedrich Nietzsche, projetado em uma ficção humana. Eis uma péssima teologia para não dizer péssima consciência humana, além de péssima ciência e péssima filosofia, diga-se de passagem, porque Deus existir é um fato empírico comprovado na existência ordenada e finalística da própria natureza (Romanos 1, 20). O grande filósofo Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior mesmo sendo nominalmente ateu e de já ter de forma blasfema, rancorosa e revoltada mandado que o Cristo voltasse para a sua cruz, Ele que teria em uma visão acudido a na época apenas uma menina, a atual ministra Damares Alves, no alto de uma goiabeira que estava a ponto de suicidar-se. Há inumeráveis outros exemplos de esquerdistas bem pensantes e falantes na internet e na História que são ou foram ateus ou que se tiveram algum tangenciar no cristianismo foi só para usá-lo como pé de cabra para arrombar os cofres públicos e chegar ao poder em teologias espúrias como a da libertação que coloca o marxismo acima do dado revelado na Bíblia Sagrada ou no caso do catolicismo acima do dado revelado por meio do que é creditado e ensinado pela Igreja Católica. Paulo Ghiraldelli lembra sempre a parábola do bom samaritano (São Lucas 10, 25-37) como uma sua inflexão diante do Cristo e do cristianismo, sem disfarçar que fica tocado com a generosidade do Cristo, mutatis mutandis, também de forma inteligente por estar diante de mais um clássico da literatura.


A esquerda tem motivos de sobra para não ser religiosa, porque já que é marxista, então, é preciso convir que o que determina a religião, a cultura, as leis e a filosofia em uma sociedade é a infraestrutura econômica material, segundo o materialismo histórico e dialético marxista. Ou seja, ao que parece, como que em bloco, a grande e alta filosofia e cultura dá-se muito na exploração, no passado, de escravos para que um filósofo ou pensador tivesse tempo para filosofar e escrever e hoje na escravidão assalariada do capitalismo e sem nenhum direito trabalhista sob a égide do neoliberalismo. Agora, se assim fosse um Aristóteles, conforme relata Diôgenes Laêrtios em sua Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, não teria deixado em testamento algo seu para os seus próprios escravos ou não teríamos pessoas ricas dando gordas gorjetas para flanelinhas de rua, se tudo fosse ao fim e ao cabo segundo a lógica da luta de classes do marxismo. Mas, o marxismo é um clássico sobre o capitalismo e explica e muito bem o nosso regime do capital e isso é um apelo forte para a esquerda e para os que pensam bem e por isso a esquerda tende a ser ateia.


Sejamos práticos, se a questão brasileira das elites de direita ou de esquerda, ambas corrompidas, é a próxima eleição, a vitória será sempre da direita que pelo menos nominalmente diz-se cristã ainda que na pessoa de um troglodita recém preso como um Daniel Silveira, enquanto isso a derrota da esquerda sempre ateia é certa e é permanente diante de um eleitorado em massa cristão, e aí pode-se criticar o nível periférico, invertido neopentecostal materialista e também farisaico hipócrita do cristianismo brasileiro. A derrota da esquerda é certa e permanente por causa do esvaziamento espiritual de tal força sinistra que não leva em conta o cristianismo e o que ensina tal religião, na contramão do materialismo histórico e dialético marxista, sobre a punição sofrida pelo homem que lá em Éden quando ele quebrou o pacto com Deus e por conseguinte fez com que Deus condenasse o homem a com trabalhos penosos tirar da terra o próprio sustento que é o comer o pão com o suor do seu rosto (Gênesis 3, 17b, 19). Tal punição divina que tornou o mundo de um jardim como de Éden em um deserto ou uma terra arrasada. No caso do deserto a depender que haja vida pela atividade do pobre homem que aprende com seus erros e limitações a cultivar o solo do mundo com sua humana, demasiado humana cultura, muitas vezes tal homem ainda ignora ou despreza a sabedoria cristã que poderia consolá-lo a carregar a sua cruz junto com Cristo que carrega a cruz do próprio homem em suas costas para salvá-lo tornando Deus propício a si. Ou terra arrasada pelas guerras que de quando em vez explodem sobretudo depois da Reforma Protestante do século XVI, ocorrida em parte fruto dos desmandos da Igreja Católica acumpliciada com os poderes deste mundo, que dividiram o mundo conhecido nos egoísmos nacionalistas que explodiram séculos mais tarde em duas guerras mundiais no século XX. Ou seja, o que é mundo, oscilando de um deserto e em uma terra arrasada é fruto do pecado, e não de meras condições econômicas materiais, porque o homem alijado de Éden por anjos a guardá-lo (Gênesis 3, 24), não permitindo que o homem a ele retorne mais, é o mundo o exílio do pecado, da autossuficiência do homem mortal tornado como Deus, porém mortal e por isso limitado no tempo e no espaço. A todo esse patrimônio sapiencial e espiritual a esquerda é alheia e o condena como mentiroso, logo, está condenada à derrota, sobretudo aqui no Brasil que com uma classe política corrupta a população vai muito mais querer o neoliberalismo a fim de que possa empreender e assim tirar o seu sustento da terra, ainda que sem as justas garantias trabalhistas, do que a mofar no desemprego e nas filas dos serviços estatais brasileiros inoperantes.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores