Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Cristianismo: o desespero do mundo

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Quando a raiz de amargura, revolta e blasfêmia: ódio a Deus cujos frutos de tal árvore enraizada na alma humana são podres e empesteiam com o seu terrível odor o mundo além de contaminá-lo mortalmente. Quando tal árvore falece o desespero do mundo faz-se presente, o amor cristão brota, muitas vezes depois das chuvas de lágrimas, no coração humano. O dar a outra face quando a primeira for batida, conforme ordenou o Cristo Jesus, o tudo desculpar, o não ressentir-se do mal sofrido, a paciência, a bondade, consoante recomendou São Paulo em sua carta aos coríntios, o saudar os adversários, tal qual ensinou Jesus, porque até os gentios saúdam os seus irmãos, mas qual é a recompensa genuinamente espiritual que eles obtém? Nenhuma, pois esperam tudo ainda do mundo. Amar os inimigos, outro ensino de Jesus Cristo, tudo isso torna-se possível quando o ímpeto conquistador deste mundo perde o sentido no instante em que morre a raiz, árvore, flor do mal e fruto podre de amargura, revolta e blasfêmia que todo homem ferido pelo pecado original traz em si.

 

Neste tempo de Quaresma não há dúvida que os exercícios espirituais de esmola, jejum e oração apressam a morte dessa árvore má que brota do coração chagado do homem. Com isso as ilusões deste mundo que passa com sua vaidade se desfazem. O cristianismo verdadeiro é o desespero em relação a este mundo que inspirado pelo diabo, o senhor deste século, semeia no coração do homem, terreno fértil por seu coração ferido pelo pecado, tal árvore do mal.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores