Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Leviandade?

Autoria: João Emiliano Martins Neto


É leviano, é irresponsável convir com algo que ultrapasse a inteligência humana, Filosofia e Ciência experimental? É irresponsável, coisa de gente inconstante acreditar em algo como a religião, mais propriamente o cristianismo já que estamos no lado oeste do mundo, que exige algo, o sobrenatural, que escapa à capacidade humana de medir e testar se há constantes em uma proposição ou experimento? Eu penso que não, se não quisermos cair na idolatria e em endeusar a razão humana, mas sendo bem perspicaz, se não reconhecermos que há tantas coisas no mundo que o homem não pode reproduzir, sobretudo a partir do nada como fez o Deus hebreu-cristão, visto que tal Deus sendo o Criador, a palavra hebraica para criação é fazer tudo o nada. Não, o homem não pode fazer algo do nada, e nem, por exemplo, construir um olho humano com a sua finalidade de enxergar, nem pode constituir a alma humana, se é que há alma e eu acho que há, ainda que as vezes doente, contudo está ali; a alma menos ainda pode no estágio atual da Filosofia e Ciência experimental não pode produzir algo qual a alma com sua propriedade de formar, sendo a causa formal do homem, visto que o homem sem alma é um cadáver que logo se decompõe.


Há o mundo, há céu e terra, há mares, há animais terríveis marinhos como a baleia ou o tubarão. Há a glória da criação neste mundo que é o homem e no todo da criação há o anjo que estando acima do homem não passa fácil pelo experimento material do homem, visto que é puro espírito e há pessoas que já viram anjos por aí. Há o rei da selva que é o leão, há o tigre ou o elefante, seres tremendos que o homem com toda a sua tecnologia não pode, não que eu saiba, não pode constituir semelhantes. Há todo um mundo invisível, em específico falava do cristianismo a questão espiritual principal da parte oeste do mundo, que gera o visível tal qual no caso do Espírito Santo que gerou no ventre da Virgem Maria o Eterno Verbo divino Jesus Cristo que tantas coisas maravilhosas fez enquanto neste mundo interditas ao homem comum. O Espírito Criador mesmo que deu origem a tudo e Jesus Cristo, a Palavra divina por meio da qual tudo se fez estão muitíssimo acima do que pode fazer o homem mesmo o melhor dos homens. A pobre razão humana pode operar com o que eu reportei sobre o cristianismo se admitir algo com boa consciência acima e além de si sendo-lhe de tais coisas uma serva fiel, pois para isso classicamente presta-se a razão, a Filosofia e Ciência experimental.


Com tudo isso, eu acho que fica mais do que evidente que não é leviandade convir com a fé, unir razão e fé, a fim de se não cair em uma clara, aí, sim, leviandade, que é superestimar os meios humanos a exemplo da razão, Filosofia e Ciência experimental, tornando-as propaladoras de falsas profecias de que mistérios tremendos deste mundo e do outro, o invisível, serão um dia reproduzidos pelo homem. Uma Filosofia e uma Ciência experimental, hoje mais à Ciência, prestam-na a ser profética e prometeica, pois a Ciência é encarada como uma nova forma de religião desnaturando-a.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores