Autoria: João Emiliano Martins Neto
Resumo: A cruz símbolo da morte, da morte vergonhosa, símbolo terrível de maldição em quem nela fosse apregoado, tornou-se a vitória de Alguém como o Cristo que ao morrer e ressuscitar garantiu a salvação a todos os homens que a Ele se achegam pela fé.
A cruz é o símbolo da vitória de Cristo sobre a morte. A cruz, o crucifixo, representação e o próprio Crucificado em si mesmo, por isso a cruz deve ser adorada, é a cruz o fim do império da morte que de qualquer forma mesmo contra os melhores homens mais obedientes a Deus, mas a morte os dominava como a morte dominava o irmão mais velho do filho pródigo, tal pessoa que decerto em seu legalismo e fanatismo em obedecer ao pai temia não estar dentro dos limites das regras, ele que era um irmão orgulhoso e ingrato, porque cumpridor rigoroso de seus deveres, aliás, por isso, tinha o pai não como um pai, contudo como um patrão. Por isso a morte, as trevas e a destruição pelo temor de tudo isso imperava sobre ele mesmo ele sendo tão dedicado ao seu pai.
Cristo, o Crucificado representado em cada cruzeiro ou pequena cruz, desde que benta por um sacerdote romano ordenado, Cristo morto por nossos pecados, sofrendo Ele a punição que a nós cabia por nossos pecados, a morte foi desarraigada e a dívida nossa para com Deus foi quitada e a dívida nossa para com Deus a também expressar-se pela consciência humana sempre exigente atingida de morte foi tal ferimento sanado pela fé e pela participação normal nos sacramentos mormente o batismo e o sacramento da penitência, é aplacado o rigor da própria consciência.
Adoro-Te Santa Cruz, adoro-Te, ó meu Deus feito Tu um só com o madeiro. Adoro-Te Jesus que tão pequeno, ínfimo, escravo Tu te fizeste pela nossa redenção sofrendo a morte que a nós cabia deste-nos Tu a vida eterna pela reconciliação com Deus, pelo perdão de Deus que a todo homem de boa vontade que fundamentalmente simplesmente crê e normalmente recebe o sacramento do perdão é dada tal reconciliação, é dado tal perdão. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário