Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O filósofo é aquele que...

O filósofo é aquele que é o incomodado, que é o revoltado. O filósofo é aquele que como a própria palavra revolta diz, faz aquela volta de novo sobre o mesmo, mas com uma consciência que seria uma estranha lucidez para o vulgo de que há algo ali no que os outros encaram como rotina em suas voltas repetitivas sobre o mesmo. Há algo que pode ser visto e que para os outros passara despercebido.

O filósofo é o conservador coxinha consciente, desperto, por convicção. Nessa sua revolta e busca de desaburguesamento ele pode ser confundido com o revolucionário maluco esquerdista, mas na verdade o filósofo é o teórico da rotina e da tradição. Ele simplesmente quer tornar inteligível o mesmo, o rotineiro, isso é pedir muito? Talvez para alguns teimosos ao extremo.

Ou você tem os olhos bem abertos, ou você enxerga algo além do que os seus olhos físicos veem ou você é metafísico ou nada de Filosofia. Ou para você é incomodo e motivo de revolta o que para os outros é motivo de comodismo e de rotina ou você não é filósofo de maneira alguma.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores