Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Enxergar, enxergar

Por João Emiliano Martins Neto


O mundo precisa enxergar, porque o banal, o normal para o ser humano são as trevas, é a ignorância já que somos humanos, demasiado humanos e não deuses. Buscar enxergar, filosofar, o mundo precisa de Filosofia, precisa daquele tesão pelo saber, pelo esclarecer, precisa desse objetivo ou as trevas se adensarão de tal forma no ser de cada indivíduo que cada um será uma armadilha, será um terrível campo minado para si próprio. Que ecoe em nosso espírito e daí ao mundo o conselho do oráculo délfico para que o homem conheçe-se a si mesmo, que também é o conselho do maravilhoso Doutor da Graça (Santo Agostinho) que dizia que a verdade não está externamente, mas no interior de cada um.

Vamos buscar, então, inteligir, descobrir a verdade, mais que pensar, pensar, não devemos ser masturbadores mentais. Porém, buscadores do real, das causas. Até um macaco pensa, só o ser humano pode ver claro.

Vamos, por fim, buscar enxergar, enxergar, vamos filosofar, para além da pobre ciência que tem por objetivo fragmentos da realidade, redundantes e circulares por auto-referência, temos a Filosofia que é a busca de explicações necessárias, universais, radicais e profundas.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores