Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Immanuel Kant, o filósofo do Protestantismo

Por João Emiliano Martins Neto

Immanuel Kant, eu diria que foi o filósofo do Protestantismo, pois mostrou bem o dilema protestante de uma religião do livro. Palavras e letras de um livro chamado Bíblia são a aparência, são o sensível distante e de sombras do mundo real que essas letras, por definição, apenas de muito longe expressam. Pois se não fosse de muito longe o relato documental não cegaria Kant quanto à cognoscibilidade da coisa em si. Experiências reais faltaram para o anão de Königsberg. Papel aceita ficção também e não só relatos de fatos reais. De muito longe são um relato escrito e que ainda pode ser esquecido o que era o medo constante de Sócrates, em Atenas, que via a escrita despontar na época dele.

Nossa época moderna é a era do esquecimento e da inflação da linguagem e que no caso da religião pretende expressar o inexprimível já que Deus não nos é acessível em sua essência nesta vida.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores