Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Fiducia supplicans e a vontade de xingar

Autoria: João Emiliano Martins Neto


No dia 18 de dezembro deste ano o Dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé publicou o documento, declaração, Fiducia supplicans, que, segundo o meu entendimento e eu acho que eu estou certíssimo, combate e é o oposto da vontade de xingar e de amaldiçoar da parte dos conservadores contra nós, homossexuais, em particular aqueles que são praticantes de atos homossexuais e estão erradíssimos em fazê-lo, e contra as pessoas em adultério, recasadas, por sua vez em erro também fatal. No lugar de xingar o Santo Padre Francisco quer abençoar. Segundo o documento escrito por Dom Vítor Manuel Fernández, dicaster, chefe de tal dicastério, o objetivo, está escrito no parágrafo 38, não é abençoar relacionamentos afetivos irregulares, mas dar-lhes pela bênção luz e força para cumprirem plenamente a vontade de Deus, ou seja, onde, então, que tal documento não é rigosamente ortodoxo, católico?


Uma bênção pode amadurecer o coração humano e fazê-lo crescer na fidelidade à mensagem do Evangelho, está escrito na referida declaração no parágrafo de número 31. Ao contrário o que fazem maldições, xingamentos e ofensas e logo a quem com uma confiança, ainda que infelizmente de mãos vazias de boas obras naquele instante, suplicante vem pedi-la? Só vai afastar aterrorizado a quem se aproxima da religião. É o Papa São Pio X quem diz no seu Catecismo Maior que a fé é a raiz da justificação, o que poderia-se pensar que há a justiça em sua raiz em uma concepção de fé fiduciária no sentido de não se cair em um ativismo ou até em um idolatria dos meios humanos por si só mesmo que é claro que a fé depois expressa-se plenamente em obras de caridade, pois diz o autor sacro que a fé opera pelo amor (Gálatas 5,6), amor a Deus e ao próximo dando frutos. E é o mesmo Sumo Pontífice quem diz no mesmo lugar que é pecado ofender ao próximo ainda mais ao próximo que se achega de Deus e da Santa Madre Igreja Católica suplicando confiante algum benefício espiritual que vem de forma privilegiada do sacerdote ordenado.


Os conservadores, ao meu ver burrões ou desonestos neste caso de suas críticas à Fiducia supplicans estão em cem por cento divulgando nas redes sociais que se quer dar bênçãos a relacionamentos irregulares o que não é verdade absolutamente atestado pelo hierarca Dom Fernández e está escrito na declaração a quem a leia sem animosidade.


A vontade dos conservadores é de xingar em seu fanatismo ou desonestidade em busca de monetização, likes e subscribes no YouTube, pelo menos segundo o meu ver do que eu entendi de tal documento, declaração Fiducia supplicans. Se é assim que apodreçam eles, por conseguinte, sendo os odientos que são.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores