Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Filosofia, instrumento apologético

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Escultura "O Pensador" de Auguste Rodin


Ontem eu conversava com uma pessoa na comunidade de um youtuber famoso com o qual eu já tive terríveis divergências pessoais, o Conde Loppeux, mas hoje eu acho que ele já se redimiu depois de ver a turma conservadora amplamente corromper-se na defesa da Noivinha do Aristides (Jair Messias Bolsonaro) assim chamado recentíssimamente por um desafeto, pois o presidente atual do Brasil teria tido há muitos anos atrás um relacionamento homossexual com um professor. Eu comentava ali em tal comunidade que há muitas pessoas capazes no mundo, pessoas inteligentes, ricas, com saúde que são como o jovem rico que Jesus Cristo o amou, mas o jovem não O quis seguir, porque ele era muito rico, tinha muitas posses e Cristo dele exigiu que ele desse tudo aos pobres para segui-Lo.

 

Então eu comentei que hoje as coisas para quem quer ser cristão estão difíceis depois da influência corruptora de um Friedrich Nietzsche que disse que o cristão é um decadente e um ressentido por sua vida ascética de pureza, castidade, temperança e por exigir dos fortes segundo este mundo que eles com justiça sejam misericordiosos com os fracos que seriam os ressentidos para o germânico. Daí eu mencionei ali a Filosofia, porque para Nietzsche seria o nada, para nós cristãos é o reino dos céus ou o ultra mundo. Seria para Nietzsche o nada a vida ascética com pureza, castidade, temperança e misericórdia mesmo no auge do impulso da força e domínio dos fortes, eu escrevera ali que seria uma idolatria à realidade dos entes, os quais são possibilitados pelo Ser que é Deus, em uma interpretação filosófica cristã. Ser que tudo criou e possibilita os entes, porque nenhum ente, nada criado subsiste por si mesmo, não é autossuficiente. Nós, todos, precisamos no mínimo de sol, comida, água, sono, abrigo e se formos homens precisamos da comunidade, precisamos de algum tipo de conselho, só Deus, o Ser que tudo possibilita basta a si mesmo, vive em uma felicidade em si mesmo sem nada e nem ninguém precisar.

 

Eis, portanto, caro leitor, algo de Filosofia, pelo menos a classicamente considerada, em suporte à uma apologética da religião cristã. O Ser, com S maiúsculo, Deus, que tudo criou e sustenta, que criou e sustenta os entes. Ser e ente, termos filosóficos dando sentido racional e científico à religião cristã.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores