Autoria: João Emiliano Martins Neto
Cartaz do Círio de Nazaré 2021 |
É Círio outra vez. Amanhã, dia 10 de outubro comemoraremos aqui em Belém do Pará a festa da Mãezinha soberana de todo o céu e a terra, e no caso de Nossa Senhora com título de Nossa Senhora de Nazaré, Ela é a soberana de nós, paraenses e de toda a Amazônia. É Círio de Nossa Senhora de Nazaré outra vez e mais uma vez teremos cristãos de ocasião, sazonais, tal qual ocorre na época do Natal ou da Páscoa, cristãos que uns o são apenas pelo dia de feriado em que não há trabalho, servilismo ao capital, e há muitos comes e bebes, bebes até a embriagues total, e cristãos que só vão à Santa Missa, à Igreja, em tais épocas e que ainda vão receber o sacramento da Eucaristia indignamente, pois não têm o hábito de receberem antes o sacramento da penitência.
Todos os dias eu assisto a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Belém e vejo ali uma belíssima igreja esvaziada diariamente. Ontem haviam mais algumas pessoas ali, contudo, eram pessoas para tirarem fotografias e pelo menos um turista eu vi por lá, logo à minha saída depois da Missa. Cristãos sazonais, turistas e fotógrafos que acham belo o legado dos cristãos do passado que com sua Fé verdadeira divina e católica deixaram para as próximas gerações o esplendor da verdade que é a beleza de tal Catedral e nisso inclui o Círio.
Se todos os padres daqui de Belém, do Brasil e do mundo fossem como o padre João Paulo Dantas da Catedral que é na minha opinião o melhor padre da Arquidiocese de Belém do Pará, se todos os padres fossem como ele, aplicados e sérios catequistas, não se limitassem apenas à homilia do evangelho do dia, conforme ensinava o Papa São Pio X, mais gente seria iluminada com a luz incomum da Fé divina e católica e certamente um turista que vai registrar fotograficamente o Círio e a Catedral coraria de vergonha, pelo menos calaria-lhe fundo na consciência, de depois de sair da Catedral e do Círio fosse ele pegar uma prostituta para levá-la para o hotel aqui em Belém onde ele está hospedado.
É Círio outra vez e neste ano o tema é "O Evangelho da família na casa de Maria", portanto, que nossos lares sejam lares mais religiosos onde o veneno do indiferentismo religioso não envenene o coração das pessoas desde a infância tornando-as pessoas fechadas e cegas na finitude onde o que vale é o salve-se quem puder e a lei do mais forte, onde chora menos quem pode mais, ao contrário, que sejamos cristãos cotidianamente, e, então, consoante a promessa de Jesus Cristo teremos a luz vida para um mundo melhor mais solidário, fraterno e verdadeiramente livre da escravidão do pecado.
Feliz e santo Círio de Nossa Senhora de Nazaré a todos.
Um comentário:
Baseado em seu artigo o Círio é uma fé popular,, e uma festa cultural para uns também...
Postar um comentário