Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Conceitos ou preconceitos sintéticos a priori

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Desde ontem eu venho assistindo a um canal que fala de mitologia clássica greco-romana no site YouTube e eu percebo ali a sabedoria da mitologia, a sabedoria da mitologia, em geral, não só a clássica de nossa civilização ocidental. À Filosofia dá-se o mérito vulgar de ter se separado do mito através do trabalho propriamente filosófico que é o trabalho com conceitos que são a apreensão do que são as coisas por meio da linguagem e da reflexão crítica, profunda e radical, na época do surgimento da Filosofia, conforme bem diz o Papa emérito Bento XVI, para além do hábito e do costume rumo à verdade.


Mas, eu quero defender aqui neste artigo que uma postura iluminista, ateia e moderna do trabalho da Filosofia falseia-a em na verdade preconceitos sintéticos a priori, os juízos sintéticos a priori de Immanuel Kant que é uma jaula para o entendimento do mundo apagando assim a luz que há na luz da razão natural humana em um agnosticismo onde coisas comuns do mundo são inapreensíveis, no caso do mito, chamando-o vulgarmente de mentira. Mentira e não de narrativa arquetípica, das origens, que, de fato, perdem-se nas origens na noite dos tempos tendo na mitologia judaico-cristã a sua narrativa verdadeira, pois é a narrativa que desemboca em nada menos que no Deus feito homem em Jesus Cristo, mitologia que relata que um dia o homem pecou com Adão, destarte quebrando o pacto com Deus querendo o homem ser como Deus não mais servindo a Deus, então, Deus mandaria o Cristo, Seu Filho, para pelo homem obedecer de Cristo a Deus com méritos só d'Ele, de Cristo, méritos infinitos, salvar tal homem.


É bom dizer que as mitologias são muito parecidas entre si, pois a sabedoria é eterna e de todos os povos, todos filhos do mesmo pai comum que é Adão, para derrota dos historicistas banais como o Leandro Karnal ou Leandro Banal com aquele ar altivo besta que ele tem, presos ao seu próprio tempo, cultura e povo como o mosquito vive e morre limitadamente voejando sobre uma lâmpada acesa no escuro. O preconceito é grande diante da mitologia, ateus tendem a vê-la como meras historinhas, no entanto, assim como não há ciência que abarque o real, a Filosofia outrossim pela razão é tributária da Fé divina e católica via de acesso à mitologia verdadeira que é a judaico-cristã.


A sabedoria é grande nas mitologias que o diga a deusa Atena que mandou esculpir em escudos a imagem de sua pobre e fiel sacerdotisa Medusa injustiçada pela vingança de Atena contra Medusa que fora abusada por Poseidon. Para lembrar de seu erro Atena pôs o rosto de Medusa para sempre com efígie em armas. Vale conhecer as mitologias.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores