Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 7 de fevereiro de 2026

O que é a filosofia?

Autoria: João Emiliano Martins Neto 





A filosofia como amor à sabedoria é uma atividade que eu a concebo como um serviço abnegado de atenção, escuta, olhos de ver, vigilância em busca da verdade do ser. Buscar a verdade do ser, a sua essência, e dizê-la, os filósofos antigos já diziam isso da filosofia.




É preciso no que eu entendo que seja a filosofia não deixar-se enganar por gnosticismos como os do bandido genial, Olavo de Carvalho, ou a psicologice realmente psicologista subjetivista de Edmund Husserl ou o narrativismo meramente sofístico da filodoxia contemporânea. Gnosticismos paralisantes que esterilizam os meios disponíveis no mundo humano para a busca da verdade malbaratando meios como o pobre corpo não raro cansado, velho, com fome, sede, incendiado pelas más paixões. Na minha ideia de filosofia nada de esterilizar o pensamento, as representações claro que partindo da noção de conhecimento por presença de Olavo de Carvalho mas sem cair na gnose do velho de não acreditar que é possível apresentar novamente a coisa representando-a pela lógica, ao lado do pensamento referido antes.  Enfim, na minha concepção de filosofia nada da descrença gnóstica da linguagem, apesar de que é evidente que ao falar-se do Uno, de Deus, ao tratar-se do infinito a episteme humana é limitada, é preciso uma sã gnosis, é preciso um misticismo, porém, sem gnosticismo, pois a lógica, o pensamento, a linguagem vem antes - normalmente - até para indicar os seus limites: daqui em diante eu não posso mais, esperemos pelo que dirá o Uno por meio do padre romano; tendo, então, que na minha concepção de filosofia o filósofo ter que ser um teólogo.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes