Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 26 de maio de 2021

A Filosofia fechada e burra dos descrentes (email para o Frei Haroldo)

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Frei Haroldo

Email que eu enviei para um frade franciscano de uma paróquia em honra a Santo Antônio de Lisboa de minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará.

 

"Oi, Frei Haroldo. A sua bênção. Frei, quem fala aqui contigo neste email é o João Emiliano Martins Neto, aquele rapaz que diariamente assiste a Santa Missa lá na Paróquia Santo Antônio de Lisboa. Hoje de manhã eu comentava com o senhor sobre um professor de Filosofia, que em sua descrença simplesmente não quis ver que, de fato, a religião, em particular o cristianismo, pode fazer as pessoas felizes. O professor usou como critério propriamente filosófico, isto é, crítico e reflexivo, o fato de se uma pessoa é feliz ou não. 

 

Pois bem, nos últimos dias eu escrevi uns artigos em meu blog onde eu comento sobre o que seria uma Filosofia fechada da parte deste professor descrente: talvez ateu, materialista, relativista e niilista em contraste com uma Filosofia aberta e arejada, com portas e janelas abertas para o que seja o mistério, isto é, para a resposta última às grandes questões acerca do mundo, cuja resposta os descrentes não conseguem nunca dar, mas, nós, cristãos, damos tal resposta como sendo Deus e sua Santa Igreja Católica Romana. 

 

Eu acho, Frei Haroldo, que uma filosofia inteligente deve ser uma Filosofia aberta, porque mesmo que as coisas do espírito, Deus e a Igreja escapem, sobrepujem a razão humana que é o critério próprio da Filosofia, mas de todo o jeito é parte do mundo, e a Filosofia debruça-se sobre tudo o que é comum no mundo, é parte do mundo, é parte do segredo sobre o que seja a verdade sobre o mundo, coisas como o sobrenatural e o espiritual e fechar-se para tais coisas é uma forma de tirania, é uma forma de burrice, de se proibir que se façam todas as perguntas necessárias para uma reflexão sadia. É a ditadura do relativismo, como dizia o na época Cardeal Joseph Ratzinger na última Missa que ele celebrou no Vaticano antes de ser eleito, em 2005, Papa Bento XVI. 

 

Eis os links para os meus artigos: 

 

1) https://joaoemilianoneto.blogspot.com/2021/05/sao-jose-e-filosofia.html 

2) https://joaoemilianoneto.blogspot.com/2021/05/a-filosofia-arejada-portas-e-janelas.html 

3) https://joaoemilianoneto.blogspot.com/2021/05/o-espanto-da-filosofia-fechada.html 

4) https://joaoemilianoneto.blogspot.com/2021/05/a-empregada-desgovernada.html 

 

ABRAÇOS, Frei e tudo de bom para o senhor."

 

 

JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores