Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 21 de outubro de 2018

Cristianismo, por que e pra que?

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Crucificação por São João da Cruz, ano 1555


As perguntas do por quê e o pra que o cristianismo na vida de um ser humano sempre resumir-se-ão na resposta de que é porque cristianismo é para a salvação d'alma humana. Pode-se explicar melhor. Deus a ressoar a Sua voz na sempre exigente consciência humana e nos sinais do divino presentes nos fatos históricos sempre se impôs a cobrar do homem juízo e retidão, mas o homem incapaz, porque por sua natureza decaída sempre esteve aquém das exigências divinas, então, Deus deu Seu unigênito Filho Jesus Cristo, nascido da Imaculada Conceição e sendo somente Ela a única criatura humana capaz de receber plenamente a redenção, por isso é Maria a co-Redentora da humanidade,
então, Deus deu Jesus para que o homem n'Ele crendo não viesse a perecer pelo pecado que resulta em morte e que o homem tivesse a vida eterna, gratuitamente e mediante a fé e a fé eu diria que é o sacramento por excelência, pois que efeito tem qualquer dos sete sacramentos como os da Eucaristia ou da penitência e mesmo o do batismo se não for acompanhado da confiança de uma criança do homem, mesmo que adulto, mas que renuncia os seus humanos raciocínios pelo juízo e sabedoria de Deus Salvador em Sua vida?

A consciência pesa e acusa, a culpa e o pecado está sempre diante do homem que o comete, mas a culpa do cristão é uma feliz culpa, pois que diante de um sacerdote católico ordenado quando ele profere a absolvição ao culpado e pecador, o sangue de Jesus Cristo purifica o homem de toda a culpa e o torna mais alvo do que a neve, como diz o salmista.

Cristianismo, então, caro leitor, porque se é homem, e é para humanizar o homem deformado pelo pecado e que por isso acha que pode sair por aí como um justiceiro, achando-se talvez um super-homem ou um anjo eleito a julgar e condenar os outros como um neofascista - e vive-se tempos com traços de neofascismo que é um tipo de farisaísmo moderno no Brasil atual - sem qualquer senso de misericórdia e clemência.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores