Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Crassus philosophus filosofando coram Deo

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Filósofo Pitágoras. Detalhe de A Escola de Atenas por Rafael Sanzio (1509-1511)

Estava lendo outro dia em um sítio evangélico-protestante sobre o relacionamento entre a Filosofia e a Bíblia Sagrada e achei interessante o preconceito moderno ao Deus hebraico-cristão bíblico a fim de contrapor a Filosofia à Bíblia, mas o autor com perspicácia ao mesmo tempo lembrara que a origem mesma do termo Filosofia e filosofar que remonta a Pitágoras de Samos, o termo dá uma idéia profundamente religiosa que  Pitágoras tinha de Filosofia.


Logo, a Filosofia teria, então, uma origem religiosa, pois o piedoso e lúcido Pitágoras dizia que sábios só são os deuses, o homem limita-se a ser filósofo, limita-se a buscar o saber, daí a origem em Pitágoras do termo Filosofia que designa a atividade dos filósofos, os que buscam o conhecimento, a sabedoria.

Tenho publicado, caros amigos leitores, vários artigos mais propriamente religiosos e de coração devocionais e notem que eu sou varão e como tal eu não seria propriamente o devoto sexo que é o feminino, mas diante de Deus, mesmo o mais altivo macho assim como toda a criação é apenas algo passivo e pobre necessitado da graça que vem do Alto que o faz querer e agir bem, como dizia São Paulo. Posso ser o mais rigoroso filósofo, o mais duro homem como seu falo preparado para o amor na sua racionalidade e praticidade, posso eu ser o crassus philosophus que eu pretenda ser e é este o objetivo primário deste meu blogue, mas filosofo e devo filosofar sempre coram Deo, como diz-se em latim, filosofo diante de Deus; que Deus assim conserve-me com Sua graça este aqui que sou eu o maior dos pecadores.

Estou aqui neste artigo, caros amigos, em uma DR, isto é, estou a discutir a relação minha como escriba deste meu blogue diante de Deus, diante de meu blogue e diante de vós, os meus caríssimos leitores, pois é praxe de quem queira ser filósofo tanto a reflexão quanto a busca do fundamento pela crítica das noções consagradas de mundo que se dão concretamente no que faz e crê o homem neste mundo sem peias mesmo diante de Deus que é o mistério como o patriarca Jó questionou o próprio Deus, mas Deus mesmo por ser algo inesgotável que Ele o é, é Deus a origem em si mesma da Filosofia, pois que homem queira ou não, saiba disso ou não, pode obter todo o saber e, então, viver como Deus em uma tal autossuficiência, segurança e felicidade redondinha e acabada em si mesmo? Somente loucos como os esquerdistas mais extremados em um igualitarismo insano ao lado de tantos outros dementes que dizem não haver Deus como os pseudo pastores hereges protestantes caça-níqueis psicopatas como um Samuel Câmara podem querê-lo sem nunca conseguirem a não ser obterem ser o trapo e lixo humano que eles o são e que um dia escorrerão como fezes líquidas depois da morte diretamente pelo ralo deste mundo rumo ao inferno logo em seguida à morte deles.

Um crassus philosophus, por fim, caros amigos leitores, apenas o é, diante dos dias de vida que lhe estão contados por Deus e que em dois milênios e meio de Filosofia nunca o deixou saber qual seja o elixir da vida eterna, mesmo a um vaidoso Hegel que pretendia-se o último filósofo, mas tal gosto pelo mistério da sabedoria que a desprezada Bíblia diz ser o próprio Jesus Cristo, tal gosto atrai sempre ao longo das gerações novos aspirantes a filósofos que sempre o serão desde que filosofem humildemente de fato sendo, portanto, filósofos, como almejava Pitágoras de Samos, e por isso filosofem coram Deo e Deus em sua infinitude e inesgotabilidade que não cabe na pobre mente humana sempre inspirará os verdadeiros crassus philosophus, os verdadeiros e grandes filósofos que contribuem pessoalmente com o desejado saber que não se esgota na satisfação de nenhum tirano louco ateu ultra-esquerdista ou outro ateu que usa a Palavra de Deus em benefício próprio tal qual fazem os pseudo pastores caçadores de niqueis acusados normalmente de serem umas lavadeiras de capitais da vez.  

Que Santo Tomás de Aquino, o padroeiro dos estudantes e que Santa Catarina de Alexandria, a padroeira dos filósofos ajude-nos, com suas orações junto de Deus, em nossos estudos filosóficos. Amém.


Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, sabedoria de Deus e em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Para sempre seja louvado e que seja louvado a Sua e Nossa Mãe Maria, a Sede da Sabedoria e Mãe do Bom Conselho.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores