Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

SUGESTÕES PROTO FILOSÓFICAS

Réplica de Le Penseur de Rodin
Quem quer começar frutuosamente os estudos em Filosofia, descubra se quer realmente o esclarecimento, descubra se quer simplesmente aprender, descubra se não é mais um evanjegue protestante que como Martinho Lutero duvida da capacidade humana de conhecer. Quem quer estudar Filosofia pergunte-se se está disposto a praticamente internar-se em um manicômio ou em um mosteiro, pois como bem-pensante, como homem que reflete, como na estátua Le Penseur de Auguste Rodin, acabará como um iogue meditabundo, solitário, infelizmente necessariamente desgarrado de amigos, patotas, panelinhas, clubes, igrejas, seitas, partidos, torcidas organizadas, sindicatos, times, greis, pois a reflexão digna desse nome: profunda e radical, porque filosófica, é para todo o ser humano que é nominalmente humano por ser um animal racional, mas nem todos tem a coragem de praticá-la e tornarem-se verdadeiramente homens, pois que filósofos.

O filósofo profundo jaz no fundo de um abismo da mais negra ignorância como uma coruja e que por isso mesmo enxerga bem nas trevas, em busca da verdade que jaz no abismo, como disse certa feita Demócrito de Abdera. Está ali o filósofo só e tal solidão, há pouco tempo ocorreu comigo, pois defendo politicamente a família Bolsonaro e fui bloqueado nesta rede social por um amigo esquerdista do PSOL que se dizia filósofo e também fui xingado com muita violência por um amigo conservador que ficou puto comigo só porque estava assistindo a um vídeo de um ateu que falava com brilhantismo sobre como a Física poderia questionar tremendamente a idéia de Deus. Enfim, a Filosofia é para todos os homens, mas nem todos os homens optam pela mesma, só os que forem homens, de fato: zoon logon.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores