Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 18 de setembro de 2016

CONTRA O SENSO COMUM E MAIS ALGUMAS DIGRESSÕES

A opinião do povo é sempre superficial, é senso comum, isso não vale nada para o filósofo e eu, hoje, que sou estudante universitário de Filosofia, bem percebo a banalidade e tolice do povo com suas opiniões correntes acerca do mundo. Vale sempre para o filósofo a lição perene de Filosofia de Platão de que o filósofo deve fazer o homem ver para além do mundo defeituoso e de sombras da caverna platônica das aparências rumo ao mundo da intelegibilidade, fruto do verdadeiros homens que são somente os filósofos, porque inseridos no mundo das significações, da linguagem e do discurso com sentido. Se nisso tudo, ao fim e ao cabo, politicamente, o certo for ser de esquerda, paciência, o outro lado será apenas demagogia e tosqueira promovendo a ignorância, o senso comum, manter as pessoas eternamente na menoridade e o encher de trevas um povo e o mundo inteiro.

Algo parece ser evidente, o povo prefere ser de direita e religioso, porque se sente muito angustiado, teme até mijar nas calças ou no saiotes, diante da face trágica e terrível, ainda que com alguma beleza acidental, do mundo. É massa, é povão, não se espera heroísmo e coragem a não ser de uma elite. Rejeitar a vontade popular vale também na questão religiosa, afinal, por que o povo estaria certo na religião e errado na politica? Diante do que seja a realidade por mais feia que a mesma seja é preciso encará-la sem pressuposições por mais calmantes e totalizantes que sejam como as religiosas ou ideológicas, é preciso sair um dia da casa de papai e mamãe, seja papai o Deus Pai e mamãe a Virgem Maria.

***

Caro amigo leitor, se você se sente mal no domingo, meus parabéns, veja o caso dos cristãos que em suas seitas, seus jardins do Éden, reúnem-se para festejar a morte da razão, celebram o dogma, a não reflexão, o ópio, celebram a felicidade paradisíaca dos imbecis. Pelo menos no sexo eu sei porque estou feliz e que daqui a pouco quando eu ejacular a felicidade real e do corpo, da carne e da matéria, vai acabar.


***

Caros amigos, sou estudante universitário de Filosofia e espero só não ficar muito frio e desumano por causa do uso da razão, o álcool pode ajudar a relaxar, as vezes, mas só as vezes. A razão tende a deixar o ser humano por vezes frio. Álcool e fé católica, podem ajudar, por isso não me digo ateu, sou apenas laico. Enfim, o ser humano precisa de ópios, um terceiro é o Marxismo, claro. Ainda bem que sou filiado ao PDT. Bar, Igreja e PDT pra relaxar.



***

Se você se sente mal no domingo, meus parabéns, veja o caso dos cristãos que em suas seitas, seus jardins do Éden, reúnem-se para festejar a morte da razão, celebram o dogma, a não reflexão, o ópio, celebram a felicidade paradisíaca dos imbecis. Pelo menos no sexo eu sei porque estou feliz e que daqui a pouco quando eu ejacular a felicidade real e do corpo, da carne e da matéria, vai acabar. Eu mesmo sou católico, mas porra, a gente um dia precisa virar adulto e para a fim de pensar, filosofar um pouquinho e ver que, como você disse, é melhor a dor da verdade do que a ilusão da mentira e que amanhã é segunda-feira.




Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores