Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Concepção Moderna de Homem

Eu vejo um motivo para Santo Agostinho subjetivar, criar esse homem interior, por causa do ocaso da pólis grega outrora e na época dele a ruína do Império Romano. Ou seja, diante de mundo em ruínas resta o eu. Martinho Lutero, monge agostiniano, também, vendo outro império em ruínas, à época dele, no caso a Igreja Romana, apegou-se na interpretação livre e subjetiva das Escrituras para aquietar o coração diante de um outro mundo corrompido. A Igreja Ortodoxa costuma dar uma terceira via, seria Deus, nem o mundo exterior e nem o eu, mas a busca simplesmente por Deus, seria a via da paz e do significado para o homem.

 

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores