Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Relações Filosofia e Religião

Contra esse conflito e tensão entre o anseio de intelegibilidade e o puro dever de fidelidade que empurra a muitos ao despenhadeiro do fanatismo, eu recomendo, a todo filósofo que seja laico, que seja um livre-pensador, livre de parti pris, pressupostos e livre de preconceitos que comprometem psicologicamente a atividade de simples intelegibilidade filosófica.

Filosofia e religião são de certa maneira inconciliáveis. Ou vai ficar em masturbações mentais como grandes "teófilósofos" dando uma volta la em cima e depois morder o rabo de novo falando para o pobre fiel: cumpra o que eu digo ou queimará eternamente no inferno! (Autoria: Matheus Araújo Marques)

A Filosofia é a árvore do conhecimento do bem e do mal e tem a nos oferecer o fruto agradável e bom para dar-nos entendimento, mas proibido o seu acesso para nós, homens, por Deus, sob pena de sermos expulsos do Paraíso da felicidade ingênua dos crentes. Um filósofo, portanto, deve ser cético, e/ou agnóstico e ateu, deve ser livre, seja do PT, seja da Igreja, ou da sinagoga, ou da mesquita.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores