Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Filosofemas


A Filosofia é o entendimento do entendimento. A Filosofia é a reflexão profunda sobre si mesma e ao que é comum e isso até certo ponto é evidente que é uma revolta ao tradicional e à mesmice vivida sempre pelos homens com máscaras de homem, mas que de homens nada tem, pois não são simplesmente filósofos.

Deus é o ópio e a viagem dos intelectuais e do povo que não aceitam, lhes dói muito, a priori, a tragédia louca que é este mundo. Não sou ateu, mas a tragédia que aparentemente é este mundo é melhor do que uma doce ilusão de algum controle e perspectiva diante da loucura que é este mundo.

Eu mesmo não sou ateu. Penso que como na social-democracia ou no Socialismo democrático o Capitalismo permeia as relações por causa da questão do cálculo de preço. Mutatis mutantis só o Capitalismo sem a generosidade socialista teríamos um corpo sem alma, porque só visando o lucro e assim um açougueiro, em nome do lucro, poderia roubar no peso e esquecer os laços mesmos de amizade que faz com seus fregueses propiciando a igualdade, a fraternidade e a liberdade, enfim, a Religião em um certo sentido e no plano do social.
Eu penso que a questão Deus fala-nos à razão, às potências superiores da razão humana, o racionalismo e o entendimento profundo e não só à Ciência atual que é empirista e materialista, mas que mesmo aí peca em não pesquisar a vida dos santos como Santo Padre Pio de Pietrelcina ou a de Santo Antônio ou as aparições de Nossa Senhora em Fátima ou em Lourdes ou as curas de aidéticos nas seitas evangélicas, que bem mostrariam como este mundo cercado pelos nossos métodos humanos mesmo assim é pervadido por uma tal ação misteriosa, a que poderíamos chamar Deus, que contraria de quando em vez a inexorabilidade das leis conhecidas que seria o tal milagre ocorrendo. O milagre é o lado socialista ou social-democrata de Deus querendo propiciar o bem a todos e não só a obediência e passividade a tudo como Ele estatuiu, O milagre é a revolução Deus neste mundo como na Encarnação do Verbo no seio da Virgem Maria que ressuscitou ao terceiro dia, o maior milagre revolucionário de Deus.

Queria ler autores e escritores ou romancistas e poetas que falem da chamada Teoria Queer que seria a teoria que pretende transcender o que seria o dado como natural e imutável como o que se crê que as pessoas nascem machos e fêmeas e não se tornam machos e fêmeas. Será que Simone de Beauvoir é uma boa escritora a respeito? Eu mesmo não me imagino sendo outra coisa senão macho, gosto muito de sexo para ser mulherzinha frígida e puritana como toda mulher.

Os embriagados não querem arriscar um acordo com a alteridade, o que demandaria lucidez, racionalidade e sobriedade, preferem embriagar-se com a ipseidade, consigo mesmos. Se bem que há casais que embriagam-se juntos há anos, ou seja, durante alguns bons momentos, são uma só carne ébria e trêmula, são uma ipseidade alcoólica a dois.

A idéia de uma mulher grávida e engravidada por mim, ainda que isso vá custar-me dinheiro e uma vida inteira de cuidados com meu filho, dá-me gosto, poderei transar com minha mulher, sem camisinha, com força e serei um atleta sexual na geração de meu filho.

Quem quer a rosa do povo crítico, desperto para a justiça diante e contra o lucro a qualquer custo, diante da falsa liberdade que aprisiona a consciência de ser homem e capaz de amar? Quem quer a rosa do povo inteligente que renega radicalismos ideológico-políticos e econômicos para agir em nome da verdadeira liberdade, igualdade e fraternidade? Quem quer a Social-democracia?

Minha posição é a do ceticismo metódico e moderado.

Na Política só poder haver quem queira o poder não importa como ou não é Política. A Política consiste na obtenção dos meios de ação. Se para tal for preciso como a mídia americana está fazendo ao esconder a doença grave de Hillary Clinton ou no Brasil, segundo Vladimir Safatle, de que não teria havido crime de responsabilidade contra a presidenta Dilma Rousseff, e ela haver sido inocentada pelo próprio Ministério Público, que mal há? A santidade, a Filosofia e a sabedoria na Política tem seu próprio estatuto epistemológico, evidentemente, o que disso fugir é fraqueza e impotência.

Eu, como acadêmico de um curso universitário de Filosofia, digo para vocês, amigos, o que inspira-me é a tragédia, é perceber que esse mundo é louco, de fato, de que a verdade jaz no abismo, nunca a encontraram. Tal concepção trágica move-me e torna-me filósofo, se já estivesse tudo muito claro e certo seria o meu fim, então tornar-me-ia o sábio, melhor ainda, todavia, não mais filósofo.

A verdade nunca foi encontrada, mas sempre foi pressentida e buscada pelos verdadeiros filósofos.

O filósofo é aquela pessoa que lida com conceitos, que dá a luz conceitos e interpreta o mundo, não se põe a transformá-lo. O diálogo, então, comigo, é sempre nessa chave filosófica. Eu quero para mim uma vida filosófica, contemplativa, não estou aí para necessariamente ou nunca por em prática o que discuto. Dialogo abertamente a questão da sexualidade e a minha própria, mas eu mesmo agir é outra coisa.
E a prática sexual é complicada, porque há doenças a espreita, há uma gravidez indesejada.

Há a questão da moralidade, porque sexo torna a gente fútil se você for ver, amigo. O sexo desvinculado da abertura à vida, futiliza o homem. É como quem é obeso. Por que aquele homem é obeso se ele não é doente? É porque ele é fútil, come demais, não precisa comer tanto.

A República é para que não precisa mais de papai e mamãe na pessoa de um Rei, dos deuses, na pessoa de um vingador e dos militares. Republicanismo é o regime dos fortes, dos adultos simplesmente.

Vive la République!

Mulher não quer simplesmente sexo, quer amor ou algo que aproxime-se disso e carinho é amor.

Todo filósofo é republicano. Todo filósofo deve estar disposto a criticar o Rei, o Dono do Universo, o presidente, o guru, o pai e a mãe, o patrão, o amigo, o colega de trabalho, o vizinho e etc.. A Filosofia exige maioridade, liberdade e independência, só possíveis na República. Se as repúblicas tem falhado e mergulhado em corrupção é porque os homens não tem conseguido ser homens verdadeiramente, a liberdade exige fortaleza e responsabilidade para não degenerar em loucura e ideologias como o liberalismo. Os corruptos das repúblicas tiveram papais e mamães que falharam na educação de seus petizes.

Os curtos e grossos ou incapazes de ao menos um pouco delongarem-se em explicar algo, são incapazes para a Filosofia.

O único refúgio do homem é a crítica cultural ou a noção trágica do mundo, ou seja, não há plano, fórmula, doutrina ou religião ou messias que dê conta da vida e mundo loucos dominados pela Fortuna em que vivemos.

Scarlett Marton é uma das minhas maître à penser. Uma, não, a única feminina, filósofas são raríssimas.

Costumo sublimar meus ímpetos nas redes sociais como faço pessoalmente ao dialogar com as gentes, ao caprichar no estilo da escrita, chamando as pessoas de ilustríssimas e queridíssimas amigas e quejandos, também fazendo uso da paciência e da delicadeza. O que se é virtualmente deve ser o que somos realmente, senão passaremos por farsantes, mas sobretudo acabaremos truculentos e pouca gente ou ninguém hemos de conquistar para as nossas imagens do mundo (idéias).

O próprio Deus e a própria Bíblia coloca pedras de tropeço para o homem tropeçar, porque é evidente, não é um livro inspirado a Bíblia, já que a Bíblia reiteradamente diz que ninguém tomará o pecado de outrem para pagar pelo mesmo no lugar de outrem. Está isso em várias passagens do Antigo Testamento e os judeus sempre usam tais passagens para infirmar o Cristianismo. Deus diz claramente uma coisa e depois diz outra. A Bíblia, por conseguinte, parece ser um livro histórico, humano, logo, nada divino. Deus encheu de regrinhas o homem, tornou-o legalista desde o Antigo Testamento, durante milênios, portanto, e agora vem com essa de Jesus Cristo e justiça que vem pela fé, mas com se não há o menor traço, antes, na tradição escriturística de algo como o da obra de Cristo que é a da propiciação pelos pecados dos homens, se tal propiciação é considerado pecado e errado na própria Escritura?

O mundo é de certa forma socialista ao ser cristão, porque Socialismo é Cristianismo secularizado. Qual socialista ou cristão, deveras, não ficam indignados ao verem alguém simplesmente laico incomodado com um mendigo, não pela crassa desgraça do homem mendigo, mas porque ele está a atrapalhar a visão de uma vitrine chique de loja como as que temos aqui na minha cidade de Belém, a capital do Pará, na Avenida Cmte. Braz de Aguiar ou da Rua Augusta, da capital paulista?

Eu sou mais republicano, porque defendo a maioridade para o ser humano, mas é evidente que o regime monárquico encarna mesmo a unidade, os valores e a ordem para um povo, pelo menos para os mais fracos do povo que por si sós não conseguem serem senhores de si mesmos. Nem todos tiveram a educação paterna de primeiríssimo mundo libertadora que eu tive, porque meu pai foi maravilhoso, bom, terno e um gentleman sempre presente na minha vida, então, precisam de um pai, senão bastar a Deus Pai, pelo um Rei precisam a vida toda conduzindo-lhes e orientando-lhes.

Um tipo de ateísmo metodológico é fundamental para o filósofo encarar o maior de seus desafios que é a crítica da mais supina das noções consagradas que seria aquela acerca dos deuses.

Tentei ser filósofo, ontem, isto é, compreender, a tal teoria, expressão e identidade de gênero e fui logo mandado tomar no cu e mandado para o manicômio. Não adiro à tal teoria, e aliás, filósofo algum deve aderir a nada, a não ser ao compromisso de compreensão e inteligência da tal coisa, seja a mesma o que for. Mas é como diz o professor Olavo de Carvalho, sugestão aos bem-pensantes: INTERNEM-SE!

Acho interessante que muita gente é ligado à mãe, porque temem o pai, aquele que impõe limites, por isso a devoção à Beata Theotókos, é acompanhada de um forte componente emocional. Isso porque muita gente não teve o pai bom e terno que tive quando criança e tenho até hoje como adulto. Meu pai nunca foi um homem distante, um general rígido e inflexível, qual muitos homens. Nossa Senhora por estrito dever nosso de católicos romanos deve de nós o tributo de uma supina devoção e veneração, a hiperdulia, mas tendo a ser muito mais devoto do Pai, como Pai, no que estou certo, aliás, porque junto com o Filho e o Espírito Santo é que devem ser adorados e só a Deus o culto deve ser soberano. O Pai, bem como os homens, nas criaturas, sempre inspiraram muito mais de minha parte o respeito e a consideração do que as mulheres, o Eterno Feminino nunca disse-me grande coisa à inteligência. O meu divórcio com relação às mulheres é quase total. Mulheres, com exceção da Imaculada Conceição e das filósofas Hannah Arendt ou Scarlett Marton, nunca tem algo de consistente a me dizer.

Vejam pelo lado bom, amigos, a esquerda está ajudando o mundo ser mais filosófico, estar a ajudar o mundo a espantar-se, a pasmar-se diante de algo tão, com todo o respeito, louco como um homem baixo, branco e loiro, virar uma mulher chinesa com dois metros de altura.

Eu sou filósofo, para mim pasmar-me e espantar-me é fundamental, devo seguir um caminho diverso ao de Josué.

A segunda independência do Brasil foi a proclamação da República em 15 novembro de 1889, mas ainda não bem assimilada pelo povo brasileiro, que, mimado, em uma eterna menoridade, ressente-se da falta papai na pessoa do Imperador, por isso tornou-se o povo do jeitinho, da malandragem, da confusão entre público e privado, o País de oligarquias como a República Velha e de golpes como o de Getúlio Vargas, as bravatas de Jânio Quadros, o golpe filosocialista de Jango e o golpe do socialismo do século XXI bolivariano tucano-petista.

Sexo enfraquece como tudo ligado ao coração como também é o caso da fé religiosa. Amarrem e segurem o mais possível o coração e a razão, a liberdade de espírito, a reflexão, alçarão voos de águia.

O filósofo que não obtenha sucesso, porque adquiriu mais dúvidas, já é o sábio, é o dogmático, está inflado de si mesmo, não é mais homem, está cheinho de si mesmo, é um deus.



Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores