Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Pensamentos republicanos

Brasão d'armas do Brasil republicano
Com a atual ascensão das direitas no Brasil, o tema de uma restauração monárquica volta à baila, mas vale dizer que no risco de um regime mais estável como o monárquico vir a tornar-se uma tirania e, por isso, parece-me que evidente em uma tirania mais estável, não apenas monarcas loucos clinicamente podem tornar-se tiranos, como poder-se-ia achar, todavia, também a canalhice de um monarca herdeiro, o seguinte na sucessão de seus parentes. Eu tendo a defender mais a República, porque eu penso que brasileiro mais do que muitos povos precisa emancipar-se, precisa crescer, precisa chegar a maioridade, emancipar-se de ditadores, militares, precisa emancipar-se do Estado balofo, precisa emancipar-se de papai e mamãe se gozam de perfeita higidez mental para tal e precisa o brasileiro emancipar-se de um monarca vitalício. A República, a meu ver, ainda seria o mais indicado, que resolvamos nossos problemas com o uso da razão prática, façamos uma nova História republicana brasileira verdadeiramente adulta e madura.

O brasileiro é o homem cordial, ele tende a confundir o público com o privado. Entre seus amigos e familiares há, em um sem número de casos no Brasil, uma associação mafiosa, imaginem tal situação em um regime monárquico brasileiro? Se um monarca decretar uma monarquia absolutista no Brasil, seus parentes dançarão ao mesmo som da valsa e teremos mil anos de trevas. Tudo relacionado ao poder pode ser mais fugaz na República, mas pelo menos tornam-se mais fugazes períodos de tiranos loucos no poder republicano.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores