Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 16 de julho de 2013

Carta fictícia sobre o Brasil

Por João Emiliano Martins Neto

Belém, Pará, Brasil, 16 de julho de 2013.


Caro Reverendíssimo Pastor,

Parabéns pelo seu artigo de um cristão estrangeiro interessado em como salvar nenhum outro lugar menos que o meu próprio País, o Brasil.

Ora, eu ousaria acrescentar que um palpite para o caráter estranho do brasileiro é uma teoria de um sociólogo chamado Arnold Toynbee que chamava de pseudomorfose à países como o meu. A pseudomorfose ocorre em uma nação quando um certo tipo de cultura, valores e formação não se consolidaram. Os sintomas de tal fenômeno são, por exemplo, a falta ou ausência de caráter e personalidade em um povo. Não nos esqueçamos que a melhor definição do brasileiro foi a exposta pelo escritor paulista Mário de Andrade em sua obra Macunaíma que, aliás, em viagem aqui pelo norte do Brasil, mais especificamente em Belém do Pará, compôs o seu Macunaíma que é o herói sem nenhum caráter, que é o tipo de criatura que o brasileiro é. O brasileiro é um espectro moral e civilizacional, não desfruta de caráter algum. O brasileiro não sabe, e quando sabe não consegue ou em casos beirando a psicopatia quando sabem não querem saber, o que teria para ensinar qualquer sã doutrina. O horizonte cultural e moral do brasileiro é nulo. O brasileiro médio não sabe o que quer e a que veio seriamente e humanamente para fazer e ser neste mundo.

Como nunca antes em nossa História de nosso Brasil precisamos salvar nosso País, formando essa gente com o que houver de melhor em cultura e valores que hajam neste mundo. Diz a Bíblia que em Cristo Salvador estão encerrados todos os tesouros de sabedoria e ciência, que esse nosso Deus possa ensinar, ajudar a curar e salvar a gente brasileira.

Obrigado meu Pastor
pelo de sua parte sincero interesse.


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores