Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 18 de outubro de 2020

O segredo do que seja o mundo

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

No túmulo de São Francisco, o Papa assina a sua nova encíclica "Fratelli tutti"

Resumo: Como entender o mundo? Quais as qualidades do homem que o tornam poroso para deixar-se penetrar pela verdade do que seja o mundo e comento um pouquinho também sobre a nova encíclica de Sua Santidade Francisco, Fratelli Tutti, em que a vida em sociedade para o homem é um mundo de irmãos e eu coloco no meu artigo que se segue como uma chave para compreender o mundo.


A abertura honesta e humilde ao que seja a verdade e o bem é a forma que eu vejo como capaz de fazer o homem desvendar o segredo do que seja o mundo. No Brasil, atual, em que surgiu uma seita política de direita que sataniza o seu adversário de esquerda como se fosse a encarnação de todo o mal, não levando-se em conta que o próprio cristianismo que a atual direita diz defender um dia não tenha sido novidade no mundo, sobretudo e até hoje para os judeus que certamente veem o cristianismo como um judaísmo liberal e progressista sem as amarras das tradições e costumes (São Marcos 7, 1-13) dos fariseus que até hoje influenciam os judeus. Ou se a esquerda é a encarnação de todo o mal, os poderosos, hipócritas aduladores que não ousam abertamente exercer a crítica, opressores e ricos terão para sempre os seus privilégios assegurados, visto que seria em si mesma má a defesa de rupturas, do novo e do moderno. Estamos diante de uma direita, sobretudo a direita, muito burra com seus lugares comuns e negacionista da realidade. Eu vejo como muito interessante a nova encíclica de autoria do Santo Padre, o Papa Francisco, a Fratelli tutti, que eu já dei uma folheada, como um documento, em continuidade com o espírito e intenção do Sacrossanto Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), em particular com a declaração Nostra Aetate, que ainda não li inteira, mas que algo de seu entendimento eu consigo perceber, e vindo tal entendimento dos ataques burros, cegos, que a direita lhe lança. Eu percebo que há uma intenção e entendimento na Santa Igreja Católica de o catolicismo, ao menos desde o Santo Vaticano II, não ser uma mera seita de seres fanáticos, impenetráveis ao entendimento: cabeças duras, ou no limite gente impenetrável ao Espírito Santo, e por que também não dizer uma gente que possa estar precisando tomar talvez tomar algum antidepressivo, fazerem uma boa caminhada ou adicionarem mais café à própria dieta, a fim de dar-lhes mais bom ânimo. Ou que, enfim, que sejam cristãos, de fato, confiem e pratiquem o que disse o Cristo para que os seus continuadores tivessem coragem, pois Ele mesmo venceu o mundo (São João 16, 33). Pelo que eu já li da nova encíclica do Santíssimo Padre, há o arrazoado, ali, de que o homem tende à uma fraternidade e à união, por exemplo no campo cotidiano social, complementaria eu, em que todos os homens com uma reta consciência, porque formada pelo que de fato sabem e segundo o que de fato ignoram, seja tal homem um cristão ou um muçulmano ou judeu ou mesmo um ateu, tenderiam os homens de boa vontade a serem todos irmãos.


Por direito, a verdade e o bem de maneira integral, o porta-voz da verdade é o cristianismo que se encontra persistindo, subsistindo na Santa Igreja Católica Apostólica Romana, porque a Igreja Santíssima Católica é o corpo do próprio Deus (Jesus Cristo), que é a Sua Cabeça (Colossenses 1, 18). Mas, todo homem inteligente, honesto, humilde e são é capaz de desde a sua realidade concreta ser como que poroso para deixar-se penetrar pela verdade, percebida com liberdade justa e honesta, é capaz o homem do discernimento lúcido e com coragem de perceber o que seja o segredo do que seja o mundo, a verdade, cuja suma é Deus que é onde se encontra em grau máximo a verdade, o bem e a beleza que se fez homem em Jesus Cristo, segundo o que crê e ensina a Igreja. A todo homem desperto em qualquer cultura e tempo, a verdade, o bem e o belo, qualidades inerentes na natureza, o mundo como que proclama-lhe a sua verdade a todo homem verdadeiramente de boa fé. Fala ao homem bom e de bem tais qualidades e conforme do que até o ponto em que eu li a Fratelli Tutti, o mundo dos homens é o mundo de irmãos e acrescento eu, pois ainda estou no começo de minha leitura da referida encíclica, é proclamada a verdade sobre tudo o que há a todo homem desperto, verdadeiramente e com justiça livre e que abdica do temor servil aos ídolos.


Os conservadores e tradicionalistas quererão da Santa Igreja e do Papa uma visão farisaica e legalista, sectária, da verdade, do bem e da beleza impenetrável ao diálogo e ao entendimento que presidem um mundo de homens, de fato, e de irmãos que é a vocação humana social, política e conforme o que se entende com inerente ao que seja o Estado e é a vocação mesma do próprio Deus trinitário cristão que não é solidão, mas é comunhão e família, bem diferente de hierarquizações estanques, duras, cheias de soberba, incompreensivas, fascistas e unitárias tal qual querem os mais conservadores em graus maiores ou menores.


Finalmente, eu acho muito interessante, inspirando-me na encíclica do Papa, o segredo do que seja o mundo na forma de um progressivo autoconhecimento em cada homem, em todas as culturas e ao longo do tempo do homem a respeito de si próprio, então, ele passa a conhecer o mundo, a cuidar do seu mundo, a Casa Comum, à maneira de um mundo de irmãos e o homem conhece assim a Deus, ou os "deuses", tal qual dizia a antiga inscrição no templo de Delfos, referindo-se à época ao politeísmo, auxiliado poderosamente e definitivamente pela luz como que do sol: única em luminosidade para devassar toda a penumbra do passado e do presente e a preparar o futuro que vem através da Revelação divina cuja plenitude ocorreu em Jesus Cristo, consoante o que crê e ensina a Santa Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores