Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Filosofia

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Gilles Deleuze

Resumo: Uma reflexão minha sobre o que seja a Filosofia questionando a visão que o filósofo francês, Gilles Deleuze, tinha da mesma.


Há pelo menos umas duas, quase três semanas eu venho consultando na internet, no site de vídeos YouTube, sobre a questão da natureza da Filosofia, o que seria a Filosofia. Bom, e algo que chama-me a atenção é que a Filosofia tem sido para alguns como uma fábrica, criação de conceitos sobre o mundo, por meio da linguagem criativa dos filósofos, isso baseado na opinião de Gilles Deleuze, filósofo francês do século XX que cometeu suicídio, aliás, o que parece ser sintomático da loucura pretensamente criativa, como se Criador legitimamente não fosse somente Deus, de tal homem, sobre o que seja a atividade filosófica. Muito bem, se é assim, logo, a Filosofia não é um desvelamento do mundo, como até onde eu sei que é o que compreendiam os gregos antigos clássicos. O mundo é como que inventado pelos filósofos, desde Deleuze, segundo o pouco que eu soube da filosofia dele, em um jogo de palavras, cujo significado ou conceito é forjado pelos filósofos, da mesma forma que não se poderia chamar, mesmo que soe grosseiro, de promiscuidade, putaria, sem-vergonhice ou suruba, com toda razão, o tal "relacionamento aberto", vivido e denominado por alguns muito criativos na linguagem, porque não apontariam mais as palavras, e até mesmo com muita dureza, para fatos reais do mundo. Até a época do referido filósofo francês, em Filosofia apenas se queria buscar, assim eu entendo que pensava Deleuze sobre a Filosofia, por meio das palavras que constituem os conceitos, retirar o véu que encobria a verdade sobre o mundo, a sabedoria acerca do mundo.


Ok, baseado nisso, uma questão como o tal relacionamento aberto, que se for heterossexual, há de mais cedo ou mais tarde gerar filhos em pelo menos um dos componentes do sexo feminino do trio ou do quarteto ou poderia ser também um quinteto em relacionamento mais liberal. E como fica a questão das leis de concubinato ou de união estável dos países, pois hoje o que seja família não é mais a união fixa entre um só homem com uma só sua mulher mais a prole de ambos, mas alargou-se até mesmo, em muitos países ocidentais, para a união civil entre pessoas do mesmo sexo? O trio, quarteto ou até mesmo quinteto, da mesma forma ocorre com os homossexuais, há de depois de um tempo juntos formar uma união estável diante da lei positivada, então, como fica? Talvez por isso mesmo Gilles Deleuze, segundo o que eu entendo como consequência da filosofia dele, teria achado que era melhor cometer suicídio, pois que antevendo a confusão em que estava metido em sua criatividade filosófica psicótica.


Eu, modestamente, entendo a Filosofia e com uma pegada teológica, pois eu sou cristão, na forma de uma atividade que é definida simplesmente como amizade à sabedoria, que é a verdade sobre o mundo, seria a Filosofia para mim um obedecer à lei de Cristo, que sendo a verdade e o caminho e a vida, Cristo como Deus que é, portanto, é a sabedoria encarnada, pois sábio apenas seriam os deuses, diria Pitágoras de Samos, e o homem que ama tal sabedoria, é tal qual diz a Bíblia Sagrada, é o homem que obedece à tal lei. Por conseguinte, o filósofo legítimo é o cristão fiel que obedece em tudo à lei de Cristo.

 

Risperidona


Eu não teria dúvidas de dizer que hoje para quem queira saber do que se trata a Filosofia, e em face da influência louca de um Gilles Deleuze, essa pessoa deveria ser cristã fiel e como tal como que espiritualmente tomar o risperidona que é o santo remedinho controlado que eu tomo todos os dias, ao ingressar no cristianismo para que seja tal ingresso um à maneira de um antipsicótico contra a demência que seria a ideia de Deleuze que aliás o levou ao próprio suicídio...


Só uma última informação, eu entendo a Filosofia com uma pegada teológica, porque coisas como verdade e sabedoria, buscar o sentido e o que seja o ser eu julgo ser razoavelmente impossível ao homem que do presente sabe quando muito durante sua curta vida um milionésimo sobre a verdade do mundo, do passado consegue apenas devassar, acredito eu, apenas um milionésimo da penumbra que encobre o passado e muitas vezes os doutos homens não conseguem prever nada do futuro, vivem em uma vida arriscada se não confiarem nos grandes homens inspirados que Deus deu ao mundo como Jesus Cristo, Moisés, Isaías, Jeremias, o Buda ou um profeta Maomé.

Um comentário:

tiagoliveirassis@gmail.com disse...

"Para criaturas tão pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor.”(Carl Sagan)

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores