Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 1 de dezembro de 2019

Cristianismo - Uma insônia de dois mil anos

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Resumo: Há dois mil anos o cristianismo é o assunto a tirar o sono de qualquer homem atento e de boa vontade no mundo.

Qualquer assunto filosófico que seja relevante deve tirar o sono de quem medita sobre o mesmo. Só queira ser filósofo, caro leitor, se o assunto que te interessar em Filosofia realmente te cause espécie, espanto, o pasmo diante do mesmo, aliás, é o espanto de quem perde o chão de suas seguranças, o pasmo que é o princípio da Filosofia, segundo o grande mestre Platão. Nesse sentido eu penso que um assunto de causar insônia e há dois mil anos é o cristianismo, é a causa de Jesus Cristo, o santo Evangelho que se dá concretamente na Igreja Católica Santíssima.

No cristianismo algo como Deus não mandou recado ou um mensageiro como um anjo ou um profeta como Mohammed do islamismo ou não mandou o Deus do cristianismo em Seu divino conforto os outros cumprirem as suas ordens, mas no cristianismo Deus mesmo atravessou os céus e se fez homem no seio da Virgem e Sempre Virgem Maria e veio habitar entre nós a fim de comunicar aos homens a Sua vida por uma vida desempenhada por Ele mesmo de árduos trabalhos humildes, sendo Ele mesmo inseparavelmente com sua divindade um homem como nós, a fim de comunicar-nos a Sua vida, a fim de divinizar o homem, mostrando que é possível ao homem reconciliar-se com o seu Deus, a fim de mostrar ao homem a sua face humana restaurada pela obediência que se dá pelo amor ao Pai cuja plenitude de tal amor havia em Cristo pelo Espírito Santo que é o próprio Espírito de amor.

Eu penso que um homem são mentalmente e que não seja oriundo de algum povo completamente isolado dos últimos acontecimentos ocasionados no mundo nos últimos dois mil anos pela Santa Igreja Católica e pelo cristianismo, em condições normais, então, um homem normal não pode ignorar o acontecimento que é o cristianismo que é o do Céu que baixou à terra pela humanização do Verbo em Jesus Cristo e que possibilitou humanamente a todo homem de boa vontade tanto a salvação quanto o conhecimento da verdade por uma vida humana vivida pelo próprio Chefão do universo, Deus, uma vida de renúncias, sacrifícios, dores, tentações, sofrimentos, humilhações e lágrimas de um homem como nós, homens, como foi o caso de Cristo que ainda derramou o Seu sangue em um infamante madeiro passando antes por um processo de paixão mortal. Tal acontecimento histórico factual não há como não causar espanto em qualquer homem com os olhos bem atentos e abertos diante dos fatos que já se desenrolaram na História do mundo.

Em suma, há dois mil anos Deus se fez homem em Jesus Cristo para que o homem tivesse bom ânimo, como o próprio Cristo recomendou que o homem tivesse bom ânimo, tivesse o bom ânimo e a motivação para vencer o mundo e eu acrescentaria para que o homem vencesse a si mesmo, a carne, e o diabo mesmo que ao custo no limite de o seu próprio sangue ter que ser derramado por amor à verdade, e também amor a sabedoria que se dá pelo amor Deus sobre todas as coisas e o amor ao seu próximo como a si mesmo. A vitória, por fim, é possível, porque Deus se fez carne e carne humana como a nossa, mas mesmo assim venceu, logo, nós hemos de vencer, por nossa vez, não havendo, finalmente dos finalmentes, nenhum outro motivo maior do que o cristianismo e também a Igreja Católica para causar mais insônia e preocupação em todo homem sério, de boa vontade e de bom coração nos últimos dois mil anos, porque o conhecimento inesgotável do que seja verdade e a salvação são possíveis.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores