Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Filosofemas meus de cada dia

Nunca conseguimos ser amigos de verdade de quem não pensa, não quer e não age como a gente. É melhor fugir de quem não pensa, não quer e não age como a gente.



***


RECADO PARA O PREFEITO DE MINHA CIDADE, BELÉM DO PARÁ, QUE DISPUTARÁ A REELEIÇÃO NO SEGUNDO TURNO DESTA ELEIÇÃO MUNICIPAL 2016


Prefeito, votei na direita, no Delegado Eder Mauro, no primeiro turno, porque é evidente, ele era uma janela na cortina de ferro esquerdista que há décadas blinda o Brasil para a questão fulcral da segurança pública e também para a liberdade de pensamento e expressão. O senhor, prefeito Zenaldo Coutinho, é mais do mesmo, é apenas um irmão siamês do PT e do PSOL de Edmilson Rodrigues. Vossa Excelência não engana ninguém minimamente cônscio dos assuntos de Política, História e Cultura do Brasil dos últimos 50 anos. Mas pelo menos nominalmente, o Sr. Prefeito é menos radical e na prática o PSDB fez boas coisas para o Brasil como o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal, além das privatizações e muitas vezes, nós, da direita, nos unimos a vocês tucanos para vencermos os irmãos de vocês petistas, porém, mais convictos no esquerdismo. Votarei em você prefeito Zenaldo, no segundo turno, como em 2012 votei em Vossa Excelentíssima nos dois turnos como o menos pior. No final das contas a Política é sempre a mesma merda de sempre, é a arte do possível, não é algo para realizar os nossos sonhos, é algo longe do ideal. É a Política algo sempre bastante humano e por isso precário e essa precariedade é você, Sr. Prefeito, todavia, diante de uma precariedade maior ainda de um Edmilson Rodrigues com a idéia do partido dele, que defende a polêmica Teoria Queer ou a proibição do fumo e parques em praças e locais abertos, votarei em Vossa Excelência, Prefeito Zenaldo, no segundo turno. Conte com meu voto.

Na verdade votar no tal Zenaldo Coutinho é votar no Edmilson Rodrigues disfarçado de Zenaldo, ou seja, é um crasso engodo para um eleitorado maciçamente conservador como o brasileiro de Belém do Pará, é apenas algo mais do mesmo. Mas o PSDB tem sido bem instrumentalizado por nós, direitistas, e pela conjuntura política desde pelo menos a época de Itamar Franco, alguém insuspeito de esquerdismo e hoje é um partido esvaziado de seu conteúdo revolucionário de origem. Do tal conteúdo só restam bodes velhos como FHC, Alberto Goldman, José Aníbal, Aluísio Nunes Ferreira ou José Serra, mas sobretudo a mente do mal que é FHC que já está em idade provecta como morto já está, o Marxismo estatista que já nasceu provecto ao ponto de baixar à cova.

Nem mesmo o Zenaldo Coutinho crê no Zenaldo Coutinho. PSDB é uma esquerda que não ousa dizer o nome, é não ter convicção na ousadia e no desafio ao status quo, que é a luta eminentemente filosófica de desaburguesamento do mundo, tão próprios da esquerda.


Na verdade, votar no tal Zenaldo Coutinho é votar no Edmilson Rodrigues disfarçado de Zenaldo, ou seja, é um crasso engodo para um eleitorado maciçamente conservador como o brasileiro de Belém do Pará, é apenas algo mais do mesmo. Mas o PSDB tem sido bem instrumentalizado por nós, direitistas, e pela conjuntura política desde pelo menos a época de Itamar Franco, alguém insuspeito de esquerdismo e hoje é um partido esvaziado de seu conteúdo revolucionário de origem. Do tal conteúdo só restam bodes velhos como FHC, Alberto Goldman, José Aníbal, Aluísio Nunes Ferreira ou José Serra, mas sobretudo a mente do mal que é FHC que já está em idade provecta como morto já está, o Marxismo estatista que já nasceu provecto ao ponto de baixar à cova.


***
Penso que alguém deve optar conscientemente por algo tão sério como o Cristianismo ou outra que seja religião tradicional ou corrente de pensamento. Um filho meu não será batizado, isto é, não fará opção alguma por sentido ou filosofia de vida ou cosmovisão e não passará por qualquer rito iniciático antes de poder decidir racionalmente pelo mesmo. Penso que as crianças precisam de formação filosófica desde cedo para formar uma consciência crítica livre de preconceitos e pressupostos comprometedores psicologicamente.
O pai de Friedrich Nietzsche, no dia do batismo luterano do pequeno Nietzsche, em um sermão, do púlpito, especulou que futuro estaria reservado para o seu filho.

Para o meu filho quero que meu pequeno João Emiliano Martins III seja homem de pleno direito e fato, um zoon logon, um animal racional, um animal dotado de linguagem com sentido, inserido no mundo das significações. Que meu filho descubra que ser filósofo, que ser um verdadeiro homem, é a melhor opção, para além da violência da tradição, dos costumes, para além da violência dos homens não filósofos que são apenas animais como outros irracionais, ainda que com uma máscara humana, como explica o filósofo alemão Éric Weil.

Seria arriscado até mesmo um batismo, ou um rito iniciático qualquer até mesmo na Filosofia que é a busca do esclarecimento, porque há pessoas que não querem saber de nada a vida toda, digamos, o caso de uma pessoa depressiva, então, se nossa sociedade fosse grega, nem mesmo à invenção grega que foi a Filosofia serviria para certas pessoas. É melhor para as crianças dar uma formação mínima filosófico-crítica, mas jamais um como compromisso totalizante de uma cosmovisão qualquer como a cristã, porque há´pessoas que não são chegadas nem no cristianismo, nem o budismo, nem no judaísmo ou em qualquer outra coisa, este mundo é louco e trágico: imprevisível.

Fés e demais cosmovisões e ideologias e pertencimentos a grupos e guetos e partidos quaisquer desde sempre, desde a infância, criam amarras psicológicas e morais que criam muitos pressupostos e preconceitos que tornam dificultoso o trabalho filosófico no futuro, as pessoas ficam emburrecidas diante da tarefa do pós-conceito próprio da Filosofia. Por isso, penso que a Filosofia deve ser ensinada desde a infância.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores