Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O Juízo Final avaliando a consciência humana

O Grande Último Julgamento de Pedro Paulo Rubens (pintor flamengo)

À direita do poder do Pai, o Filho, Nosso Redentor, Jesus Cristo, há de julgar vivos e mortos. Assim aprendemos quando rezamos o Credo Apostólico. Mas Deus não há de lembrar de cobrar nada no Dia do Juízo àquele que ao menos tentar julgar-se a si mesmo já nesta vida e alcançar plena consciência das vezes que não amou ao Sumo Bem, Deus, digno de ser amado sobre todas as coisas, claramente conhecido pelas coisas criadas em seu eterno poder que a tudo deu ordem que é a verdade, que a tudo deu beleza e características ligadas ao bem, cujo Sumo Bem, como dito é o próprio Deus. À parte da chamada revelação especial em Jesus Cristo, ensina a Santa Igreja Romana, sapientíssima e conhecedora infalível, porque santa, da natureza humana, sempre ensinou a Santa Igreja que o homem é julgado pela própria consciência. Àquele que sempre fora fiel à sua própria consciência, mesmo um ateu, se sincero for, ou um pobre cubano, norte-coreano, africano ou chinês, povos vítimas de regimes totalitários anticristãos, aonde a revelação especial do Evangelho não chegou, tais homens podem encontrar a redenção, se de alguma forma mesmo que esmagados por certos tipos de tirania souberam manter uma mínima consciência reta, quando, por exemplo, se precisaram participar de algum tipo de corrupção, eles o fizeram para que a própria sobrevivência e a dos seus não fosse posta em risco, tal sobrevivência, por detalhes bestas, mas que são vitais na sede de domínio de todo ditador. Mesmo um ateu que para a própria consciência achou, por uma catequese e evangelização deficiente, como ocorre no Brasil enxovalhado pelo malfadado Vaticano II e pela teologia da libertação, então, tal pessoa achou melhor para a própria consciência ser ateu, um homem consciente, que tem ciência da glória que é ser homem achou que tal glória seria maculada pelo restolho de cristianismo a que teve acesso, mas se sabe que ser homem é algo digno e com isso de alguma forma viu qualidades de bem, verdade e beleza em si e no mundo, eu creio, junto com toda a Santa Igreja, que tal homem há de ser salvo e nada será cobrado pelo Justo Juiz, Cristo Jesus, no Derradeiro Dia.

Um comentário:

Oiced Mocam (Pseudônimo do Escritor) disse...

Vídeo "Céu Católico" com humor!
https://youtu.be/rGvuPnHvUIc

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores