Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 17 de abril de 2022

Páscoa da Ressurreição do Senhor

Autoria: João Emiliano Martins Neto




Hoje é dia da Páscoa da Ressurreição do Senhor, é o dia em que desde a tarde e noite do dia anterior festejamos na Santa Igreja Católica Romana com a longa e estendida celebração da Vigília Pascal, o retorno de Jesus Cristo da mansão dos mortos. Por mais que algo como a ressurreição de um morto seja um desafio aos nossos diplomas universitários, à nossa razão, Filosofia e Ciência, seja um desafio ao leito de Procusto de nossa lógica que deveria ficar pasma de só conseguirmos caminhar, porque temos duas pernas, direita e esquerda que são aparentemente ilógicas por serem opostas, contudo, que são complementares. A ressurreição dos mortos que é um desafio à muitos de nós desviados de nosso compromisso e sacerdócio batismal de quem nas águas do batistério renasceu na forma de criança inocente e por isso disposta a aprender sem casmurrice, então, desviados cedemos à nossa sede de controle e de querer tudo determinar, conhecimento como poder, o que seja o mundo sem nunca chegarmos à uma verdade definitiva. Para espanto de um ateu chamado Paulo Ghiraldelli Júnior, aquele mesmo que já disse que nada tem a ver com Jesus Cristo, pois que para gente cética a exemplo dele, o Cristo seria apenas um personagem inventado, no entanto, sem Cristo a história do ocidente dos últimos 505 anos desde a Reforma Protestante do século XVI em que muitos de nós, ocidentais, desgarramo-nos da verdade católica, sem Cristo e sem a Igreja Católica, tipo uns são tomés incrédulos (São João 20, 25-29) o mundo é um mistério de trevas e não de luz, é um mistério de absurdo ao não levarmos em conta o Cristo por quem e para quem são todas as coisas (Romanos 11, 36) e que sem Ele nada do que foi feito teria sido feito sem Ele (São João 1, 3).


Não é verossímil através dos textos bíblicos, para alguns, nem sequer que Jesus Cristo existiu. Só com a Bíblia Sagrada parece que estamos em mãos com um livro de fábulas, é uma gente que também não leva em conta o testemunho da própria Igreja Católica que caiu no descrédito com a loucura e revolta luteranas. Cristo é visto como um louco ou um charlatão pelos que o veem com os olhos míopes, e alguns deles têm fisicamente olhos bem pequenos de quem vê de maneira muito curta como era o caso do ateu Benedito Nunes, aquele mesmo que disse em um lamentável ensaio dele sobre Teologia do pior tipo, liberal, ao dizer ali que não era "em sã consciência um beneficiário da Fé". Ou um famoso youtuber que se diz arrogando-se tão católico, o tal Conde Loppeux de la Villanueva (Leonardo Bruno Fonseca de Oliveira), cuja vida concreta enquanto cristão é uma farsa, é uma vida à maneira da dos fariseus hipócritas que são a figueira sem frutos (São Mateus 21, 18-22; São Marcos 11, 12-14; 20-24). O tal Conde que é aquele mesmo que nunca aproximou-se de mim gravemente e terrivelmente doente mental com toda a santa compreensão e santa paciência exigidas para tal caso, que sem dúvida alguma é uma circunstância temível e em que mais uma vez o leito de Procusto que é a lógica humana que amputa o real é desafiada, ele nunca quis visitar-me enquanto doente que eu sou conforme disse Jesus aos condenados e aos eleitos no quadro do Juízo Final que Ele estava no pequeno doente que os condenados não foram visitar e que os eleitos santos, ao contrário, deram uma assistência (São Mateus 25, 43, 36). Enquanto Cristo é Senhor e Deus para os que têm olhos de ver, aqueles de nós, que formos fiéis e perseverantes a militarmos na Santa Igreja Católica, apesar de nossas fraquezas de ainda levarmos nas costas uma cruz pesada negando-nos a cada dia, não querendo fazer pouco caso da realidade para impormos uma ficção feita à nossa imagem e semelhança ao mundo, criando conceitos tirados de algum lugar escuso e após Cristo a cada dia carregarmos tal cruz que vai pesar, vai ferir-nos as costas e far-nos-á cair no meio do caminho rumo ao monte Calvário que é o caso de quem cuida e se preocupa com nós, doentes mentais, certamente poderá pender ao chão com sua cruz pesadíssima e rude cruz de quem quer, por exemplo, ajudar-nos em nosso sofrimento psíquico que é sempre marcante impondo clinicamente um mistério de trevas ou absurdo de quem sofre de tal enfermidade e a quem vem ajudar-nos. Enfim, com nossa cruz, chegando ao monte Calvário onde deveremos, enfim, crucificar e fazer morrer a carne cujo destino a quem à ela se entrega é a corrupção, é tornar-se e ao outro apenas como um fragmento de pedaço de carne, um objeto para ser usado e descartado sem levar-se em conta a alma humana pelo apego ao corpo e às formas, ignorando inclusive as funções mais básicas do corpo que é o que ocorre na homossexualidade que é a alienação mais crassa do que seja a função do sexo que é semelhante ao que faz um Paulo Ghiraldelli ao ser tão apegado ao corpo que é o caso dele que desenha mulheres sendo possuídas sexualmente por homens, ele tira fotografias de suas amantes seminuas, segue-se que é desprezado o que é a essência, acha-se que a coisa em si é incognoscível, a verdade do homem imagem e semelhança de Deus, perde-se na redução do homem aos instintos, ao que é animal, ao corpóreo, ao dinheiro, sexo, comida, poder e prestígio.


Feliz e santa Páscoa da Ressurreição do Senhor a todos. Que possamos nos próximos 50 dias até à festa de Pentecostes, viver como um só ensolarado e luminoso domingo esta Páscoa iluminado pelo sol nascente que é Cristo ressuscitado, O qual ressuscitou de verdade, aleluia!

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores