Autoria: João Emiliano Martins Neto
Os santos anjos são inteligentes e livres à semelhança dos homens só que são mais inteligentes do que os homens. São criaturas inteligentes, com uma consciência, e livres de carregar um corpo como os homens, um corpo passível, mortal, cheio de necessidades, e ilusões ao homem. Podem os anjos ajudar muito os homens com sua inteligência superior, intuitiva e direta acerca do real.
A importância dos santos anjos em fazer o homem avaliar com justiça as coisas passageiras reside, por exemplo, no fato que o corpo com sua fragilidade pode tornar o homem materialista e como tal a sua consciência seria dada, segundo os materialistas, pela circunstâncias materiais em que se vive, a começar pela necessidade de comida, bebida e abrigo. Os anjos, então, podem inspirar o homem a ver, a exergar bem claro que forças até mesmo tirânicas vindas de homens e de anjos maus, os demônios, podem estar determinando, controlando o homem em troca de um naco de pão, tornando-o em uma mera peça de uma engrenagem.
Rezar, por conseguinte, aos santos anjos, mormente aos santos anjos da guarda, é de grande valia para que o homem vença os signos, a linguagem, as imagens, ícones e o que é mais importante para que o homem vença os ídolos que é quando em uma fase de extrema de decadência, signos, linguagem, imagens e ícones, enfim, a matéria, o que é criado, já tomaram conta da consciência humana fazendo-a jazer em uma sepultura. Pela oração aos santos anjos, sobretudo pela celebração de santas missas em honra aos santos anjos e pela vigilância pode-se vencer tal situação lamentável para que a verdade brilhe aos olhos, verdade que ainda não pôde ser expressa, verdade que as vezes com algo como a linguagem que é apenas parte da coleção em que se encontra junto com os demais entes ainda não pôde vir a lume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário