Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Democracia esclarecida e democracia ingênua

Autoria: João Emiliano Martins Neto


É claro que na disputa política democrática liberal e moderna cada lado polar de direita e de esquerda dirá que o seu lado é o mais inteligente e o mais esclarecido. Eu já vi o que se poderia dizer que seja um intelectual orgânico da esquerda dizer que é coisa de gente inteligente um homem usar saias ou que é civilização a descriminalização do aborto que é o homicídio de um ser humano que está para nascer, o qual segundo princípios os mais elevados deveria contar com o profundo sentimento e valor materno que leve até mesmo uma mãe dar a sua vida em sacrifício para que o seu filho sobreviva. Alguém ligado à esquerda dirá que é um avanço certos direitos LGBT como o casamento gay, a adoção de filhos ou mesmo uma lei anti-homofobia se bem caracterizada o que seja homofobia que seria uma discriminação injusta contra os LGBT.


Realmente, do lado da esquerda parece haver uma grande reflexão acerca de suas pautas, enquanto do lado da direita a defesa do que é popular nos povos o apego a um moralismo, ao costume, ao antigo, ao que é a tradição parece constituir uma democracia ingênua que pressupõe uma consciência ingênua, se é que há uma consciência se a mesma é ingênua, não tendo passado pela reflexão.

 

A Filosofia, o pensamento, a reflexão e a crítica são um desafio à obediência, à mesmice, ao costume, ao hábito, enfim, ao que é tradicional, que deve ser levado em frente, porque foi recebido assim dos mortos do passado. Sem dúvida, por conseguinte, que a democracia pretensamente esclarecida mais à esquerda pode contribuir para uma consciência social e política aprimorada, apesar dos senões da esquerda. A esquerda não acredita em uma natureza humana, a esquerda acha que tudo é histórico, é datado e referente à uma cultura ou etnia, raça, a esquerda é materialista, o que reduziria o homem a ser um animal irracional, o homem não teria acesso ao conhecimento de gêneros, espécies, coleções com o auxílio da linguagem, mas, seria tudo, eu não vejo outra saída, que um mundo de instintos ou pelo menos de indivíduos singulares sem a possibilidade de haver a ciência.


Pode ser que seja próprio da esquerda uma democracia esclarecida que passa por uma crítica e pensamento acerca do hábito, do costume, o status quo ou da tradição. Pode ser que vencida a ingenuidade que o hábito, o costume, a tradição, o status quo e até mesmo preconceitos que por inércia seja uma característica de uma democracia ingênua à direita, contudo, é possível que da direita venha uma forma de aprofundar tudo o que foi recebido do passado não como algo ordinário e comum, todavia, do comum ver algo de incomum o que é uma atitude bem propriamente reflexiva, filosófica e subindo de patamar espiritual e teológica que é um tipo de pensamento que não chega a esquerda que costuma ser ateia.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes