Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Armadilha para cristãos

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Resumo: Um alerta para os cristãos de todos os matizes quanto as armadilhas que a direita sectária possa estar armando para eles.


Nesta onda de conservadorismo e modinha de dizer-se de direita o que até há bem pouco tempo atrás era prova de ignorância, grosseria, ingenuidade e no extremo de nazismo e é também modinha, hoje, até mesmo de gente que há bem pouco tempo atrás dizia-se de extrema-esquerda como uma transtornada política bipolar como Sara Winter, hoje diz-se defensora das bandeiras da direita, algumas muito justas como a da família, do cristianismo e a da vida, mas ela usa o sobrenome e a simbologia de extremistas de direita fascistas e nazistas do passado em suas manifestações. Até ontem Winter era ardorosa feminista, ou seja, é uma louca essa mulher talvez em pleno surto de episódio maníaco bipolar, devo recomendar-lhe, então, que tome um dos meus santos remedinhos controlados que eu tomo todos os dias, porque eu sou bipolar, que é o carbonato de lítio, vai fazer-lhe muito bem. Diante de tal modismo é bom que os cristãos tomem cuidado, há uma armadilha adiante no caminho em tudo isso da mesma forma que a esquerda armava armadilhas para as minorias que ela elegeu para si. 


Explico. O cristianismo forjou toda uma cultura, uma alma, um discurso e instituições ao homem ocidental que é difícil de se aquilatar e que extrapola e em muito à religião cristã em sentido estrito e às igrejas cristãs. Está presente o cristianismo no próprio Estado moderno previdenciário e de bem-estar social-democrata tão detestado pelas direitas em ascensão atualmente que aí pode-se dizer que tal força política, pelo menos em seus círculos liberais e libertários, acumpliciada com os pastores caçadores de níqueis da teologia da prosperidade acusados muitos deles do crime de lavagem de dinheiro, começam a cavar um alçapão para pegar cristãos incautos que vendo a sua doutrina cristã ser pisada em um certo sentido pela libertinagem e até mesmo ateísmo e apostasia esquerdista, segue-se que filiam-se os cristãos à direita. Eu vejo nisso a armadilha do individualismo moderno liberal, porque a modernidade tem o seu lado já isento de cristianismo, um pós-cristianismo: não mais também tributário ao cristianismo que deu-nos inclusive a própria noção de indivíduo e liberdade de consciência, conforme viu um dos pais da modernidade, Martinho Lutero, diante do tribunal de Worms que o queria esmagar em uma fase consolidada do cristianismo no mundo, no século XVI. Há uma situação que de fato desgarra-se na ponta de tudo o que os cristãos tem de mais caro, um relativismo, ou seja, não reconhecer nada como estável e verdadeiro que não parta de um talvez materialismo atomístico do indivíduo que é na verdade um mero átomo solto e perdido em tal individualismo ingrato e longe de suas raízes familiares, culturais, sociais e civilizacionais, as quais sem dúvida que colocam em ato as suas potencialidades e talentos.


O alçapão, armadilha, laço das direitas armado para os cristãos incluem alas fascistas e nazistas da direita que esquece-se em uma noção hierarquizante dura e incompreensiva, esquece-se do mundo de irmãos querido expressamente pelo Cristo, quando Ele disse que todos somos irmãos e a ninguém chamemos de pai ou mestre a não ser ao Pai celeste e de mestre não chamemos a outro a não ser a Ele mesmo, o Mestre Jesus (São Mateus 23, 8-10). Tais alas fascistas e nazistas da direita renegam o judaísmo, a raiz de Jessé (Isaías 11, 10a), como diz a Santa Bíblia, em que está enraizado o cristianismo, pois o Cristo Jesus era um judeu, ainda que o fundador de um judaísmo dissidente do judaísmo errôneo farisaico da época; um judaísmo liberal, o cristianismo propriamente dito, onde é Deus quem vai em busca do homem e o serve dando-lhe a Sua divina vida, ao derramar o Seu sangue precioso na cruz, para salvação do homem por graça, e somente por graça (sola gratia), conforme hoje concorda a Igreja Católica com os protestantes, mediante a fé no Cristo (Efésios 2, 8). A armadilha das direitas em ascensão no Brasil e no mundo ou a ressurreição de Caifás que é a revolta dos velhos hipócritas fariseus da época de Jesus Cristo condena apressadamente minorias como os homossexuais não refletindo pelo menos um pouco de que o relacionamento humano vai além de um contato venéreo e físico, conforme gente da direita que não é do número da plebe rude e ignorante querem impingir sobre os pobres homossexuais. Mas ao mesmo tempo eu já soube que caminhoneiros, hipócritas, que apoiam Jair Messias Bolsonaro, atual presidente de direita do Brasil, relacionam-se carnalmente com travestis. Desde quando que a direita da época de Cristo e a de hoje, os fariseus de ontem e de hoje não são ou pelo menos tendem a ser, consoante está escrito na Bíblia Sagrada e na palavra do próprio Cristo: paredes branqueadas (Atos dos apóstolos 23, 3), sepulcros caiados (São Mateus 23, 27), raça de víboras (São Mateus 23, 33), hipócritas (São Mateus 23, 23, 25, 27, 29), em suma?

 

Eis como pode-se dar a armadilha para cristãos vindas da direita. Seja por um liberalismo ou libertarianismo atomizante, solitário e egoísta do indivíduo e outrossim por um fascismo e nazismo hierarquizante, como se um faxineiro não fosse muito mais capaz, pelo menos fisicamente, de lavar um banheiro, coisa que um grão-burguês ou aristocrata ou não sabe como começar ou não teria fôlego para terminar de lavá-lo. Que Deus nos livre de tudo isso.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores