Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

O Natal e o que há no caminho

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Fotografia do presépio da Igreja da Santíssima Trindade (Belém, Pará, Brasil)


O longo Natal de oito dias católico é motivo para lembrar que Jesus Cristo nasce no coração de quem a Ele quer ser fiel pela obediência da fé que opera pelo amor e que leva o homem fiel a renascer em Cristo e com isso espalhar pelo caminho as sementes de Cristo, Lírio dos vales, nos corações de quem o cristão encontra pelos caminhos do mundo.



Hoje, dia 31 de dezembro, estamos no ano da graça de 2018 e graça sobre graça, de graça em graça salvadora, mediante a fé e de fé em fé: a fé do princípio ao fim em Jesus Cristo, a fé é o que reconcilia o homem à Verdade que é Deus e é somente a fé, como diz São Paulo aos gálatas. Eu afirmo e reafirmo isto, com a ajuda de Deus, que somente e exclusivamente a fé o que depõe favoravelmente ao homem diante de Deus e não as obras de servilismos a legalismos, mas as livres obras fruto de quem é verdadeiramente livre, porque ama e com tal amor dá vida á própria fidelidade. Hoje, já dia 31, mas ainda pode-se falar em Natal do Senhor, porque o Natal dura oito dias para nós, os católicos romanos, visto que há a Oitava do Natal. Então, Natal e o que pode haver no caminho dos cristãos é que os cristãos devem espalhar por onde passem o Lírio dos vales que é Nosso Senhor Jesus Cristo que brota como um botão da rosa mística oferecida por cada cristão que saúda na oração da Ave-Maria à Santíssima Mãe Maria, brota tal botão no coração de cada homem de boa vontade que recebe livremente e portanto em amor o nosso Deus Cristo Jesus Salvador em seu coração. Tal brotar é o nascer de Cristo no coração do homem e que faz o homem renascer das cinzas de seus delitos e pecados que matam a alma humana, pois que o homem induzido pelo diabo, o homem peca e morre, sendo por isso o diabo senhor da morte, senhor das trevas que é a mentira e absurdo que é o homem sem Deus como se pudesse viver esviscerado, diria Santo Agostinho, ou seja, o homem sem Deus é o homem fora de si, esvaziado de si mesmo: é um nada... O cristão espalha, dizendo melhor, sementes de tal Lírio que é Nosso Senhor para o ressurgimento do homem que na obediência da fé como criança renascido, tal qual Jesus Cristo nasceu criança na carne, renasce o homem para a simples e absolutamente confiada obediência de uma criança por meio da obediência da fé que não exige obras para que ninguém se glorie e se Deus prepara-nos, também, para as obras são para as obras de amor que superam toda a lei. As obras cristãs que dão vida à fé são obras de amor, são obras de liberdade, porque a lei é para os maus.

Sobre espalhar sementes de Cristo Lírio dos vales no caminho eu, graças a Deus, tenho alguma experiência disso, caro leitor, visto que sou um homem muito comunicativo e extrovertido e com isso encontro muitas pessoas pelos meus caminhos nas ruas de minha cidade natal e que é a cidade aonde sempre vivi a vida inteira que é a cidade de Belém, a capital do Estado do Pará. Tratam-se de mascates, vendedores ambulantes e os chamados "flanelinhas", os quais abundam pelas ruas de Belém a tomar conta dos carros dos cidadãos e até mesmo se acham tais homens flanelinhas donos das ruas, atitude indevida da parte de alguns deles. Se não for algum efeito do transtorno bipolar que eu padeço e que faz-me nivelar por baixo socialmente, mas eu acho que é o efeito de uma atitude minha de simpatia e amor ao próximo, virtudes cristãs que eu acho em mim bastante enraizadas, por isso eu acho-me um homem profundamente cristão. Bom, se era para eu sofrer alguma doença, pelo menos eu sofro uma das mais cristãs, pode-se dizer, que é o transtorno bipolar, pois em sua fase eufórica torna o doente muito bem disposto e o cristão é alguém sempre bem disposto para a boa vontade e boas obras. Espalho, graças a Deus, muitas sementes de Cristo Lírio dos vales pelo caminho e acho que Cristo já nasceu em muitos corações que encontrei por aí e fez tais pessoas renascerem por meu intermédio.

Obrigado, ó Deus. A Ti eu Te louvo, adoro e glorifico por usares ainda que a um instrumento tão insuficiente como eu.

Eis o Natal, Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo Redentor. É uma data, é algo datado, ocorre em um dia específico e certo do ano, no dia 25 de dezembro de cada ano, conforme tradição antiquíssima da Santa Igreja católica apostólica romana e dura oito dias, encerra-se amanhã quando a Santa Igreja celebra à Mãe de Deus Nossa Senhora Santa Maria de Nazaré e de todos os povos. Mas é claro que Jesus deve nascer no coração de cada de um de nós, que pelo menos, ainda que com extrema dificuldade, formos fiéis. Que Jesus nasça com nosso novo nascimento desde o recebimento do sacramento do batismo, mas sobretudo pelo que eu costumo chamar de oitavo e original dos sacramentos que é a fé que é o que também costumo chamar de sacramento dos sacramentos, por meio da qual há a reconciliação nossa com Deus, mas normalmente tal reconciliação ocorre pela recepção frequente do sacramento da penitência ou da reconciliação, também. Por isso se você, meu caro leitor, ainda não se confessou, procure uma paróquia ou capela a mais próxima de você ou se você conhece um sacerdote católico romano ordenado peça-lhe que lhe ouça a confissão sincera, lúcida e humilde para você poder participar dos sagrados mistérios com a dignidade de pureza e justiça de filho de Deus.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores