Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e o modismo anti-mariano

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Pintura de um quadro de minha casa representando a Virgem e sempre Virgem Maria

Há um modismo no meio de gente que se diz cristã no Brasil que é o modismo anti-mariano. Tal modismo fruto de seitas neoprotestantes e neopentecostais quer amputar, tornar tosco e deformar o que o cristianismo foi desde sempre que é o de ser mariano, ou seja, por óbvio honrar a ninguém menos que a Mãe de Deus, a Virgem e sempre Virgem Maria, porque sem Ela não haveria o Salvador e como Salvador Jesus Cristo Senhor nosso neste mundo.



No primeiro dia do ano a Santa Igreja comemora a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Mãe de Deus é o mais excelso título da Virgem e sempre Virgem Maria. Maria é mãe de Deus mesmo que a parte de Jesus Cristo por Ela gerada seja a criada que é a de um corpo e alma humanos, mas Ela é mãe do Verbo, pois pela união hipostática Cristo é verdadeiramente Deus e homem sem separação, bem como também sem mistura. Mas hoje é evidente que há um modismo anti-mariano fruto da assunção, inclusive ao poder no governo de Jair Messias Bolsonaro, ele que é um católico meia-boca como a maioria dos católicos brasileiros, da parte das seitas neopentecostais que são de um neoprotestantismo com um neocristianismo tosco e totalmente outro, totalmente novo, mas de um novo que deforma ao amputar o cristianismo de sempre que sempre fora bem mariano até mesmo para os proto-reformadores protestantes, Martinho Lutero e João Calvino.

Antes do dia primeiro de janeiro e no mesmo dia conversei com muitas pessoas de formação neoprotestante frequentadoras de seitas como as Assembléias de Deus ou batistas e eu era dado como louco por esses meus interlocutores ao pregar uma devoção à Santíssima Virgem. Pergunto-te, meu caro amigo leitor, como não ser devoto e escravo mesmo da Virgem e sempre Virgem Maria se a contribuição, por graça divina, à união hipostática: à encarnação do Verbo da parte d'Ela foi única? Maria foi a agraciada a tal quantidade de graça da parte de Deus que a tornou imaculada em uma conceição no seio da Senhora Sant'Ana: sem o pecado original e por isso sem a tendência a pecados atuais, como ocorre com nós, outros homens. Maria é hoje no Céu detentora e coroada de uma tal glória a corresponder com a graça abundante ao extremo que tal Senhora tinha neste mundo que um anjo de altíssima hierarquia como Gabriel na anunciação a saudou e disse-lhe ser cheia do favor divino em Sua vida. Como, então, caro leitor, diante de tal arrazoado catequético não ser devoto forçosamente de Maria? Só o modismo neopentecostal do neoprotestantismo de seitas como Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus ou das Assembléias de Deus e de tantas outras igrejas deste tipo neopentecostal e neoprotestante pode explicar o esquecimento de Maria na vida de tantos cristãos. Tantos cristãos iludidos em tais igrejas por pastores venais que vendem um reino aqui mesmo neste mundo que atola e sepulta de vez em delitos e pecados o homem aqui na terra fazendo-o esquecer-se do Céu.


Todavia, que ao contrário, nós, cristãos raiz e há esses tais raiz no próprio meio protestante, naquele meio protestante mais antigo como o luterano ou anglicano que honram a Virgem, que ao contrário nós, cristãos mais fiéis ao cristianismo de sempre, que sempre sejamos gratos à nossa Mãe Maria de Nazaré. Ela, a Imaculada conceição e assunta ao Céu em corpo e alma, que sejamos sempre gratos ao sic et fiat que Maria deu ao amor que Deus de tal maneira teve pelo mundo que não poupou o Filho único d'Ele e de Maria, Nosso Senhor Jesus Cristo, para que todo o que n'Ele, em Jesus Cristo, crer, não venha a perecer pelo pecado e loucura da autossuficiência orgulhosa de gente como tais pastores venais, mas mediante a fé nesse Cristo tal pessoa viva e viva em plenitude.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores