Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A atividade radical de Deus

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Deus Pai. Rafael Sanzio

Comentário meu sobre a atividade própria de Deus que é radical e é radical, porque é criadora: do nada o Ente chamado de Deus fez tudo.



A atividade própria do Deus hebraico-cristão é de um radicalismo único, é só d'Ele, pois é criadora. Antes de haver tudo criado ou o que é natural, havia Deus. Antes do Big-bang ou por outro meio de trazer tudo ao ser, havia Deus, segundo a concepção judeu e cristã. Mas o que há, o que seja vida sempre houve que é Deus que é chamado de vida por Si mesmo, como relata o evangelho. O que Deus fez na criação foi criar outras vidas, outras existências, outros viventes como Ele que é também vivente e O vivente raiz e por excelência como demonstrado por Deus ser o Criador, conforme a concepção hebraica e cristã, aqui sendo demonstrada, seja pelo Big-bang ou seja por outro meio e dar a tudo vida, ser, dar algo como a vida que é algo divino, e, é claro, sustentar tudo no ser. Por que sustentar tudo no ser? Porque se as coisas criadas vieram tudo do nada, mas foram trazidas à existência por uma força divina, é porque o ser, a vida não se encontra nelas mesmas, mas foi dada por Outro, ab alio, em latim, o que também dá uma justificativa para a idéia de criação diante dos gregos antigos que sempre disseram que do nada, nada se faz, ex nihilo nihilo fit, em latim. Mas tudo veio de Outro, tal Outro é Deus.

Agora, é claro, caro amigo leitor, como diz Santo Tomás de Aquino, tudo o que eu dissera acima de uma tal força chamada de divina ter criado tudo do nada é fruto da revelação especial e a gente só sabe, porque é o que diz a Bíblia. O problema dos criacionistas que é o mesmo dos evolucionistas, é quererem como monstros imporem a visão deles, seja religiosa eclesiástica ou seja cientificista universitária, tudo isso como se fosse uma religião que é a região aonde não se pode discutir. Porque se a comunidade de padres, pastores ou catedráticos de uma universidade ou das igrejas chegaram à uma conclusão, sai de baixo, o mundo é que dê um jeito de engolir sem qualquer copo d'água, sem qualquer explicação.


Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores