Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 24 de novembro de 2018

O lugar comum do mundo

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Mundo e rico como termos de tudo o que é alheio ao povo eleito, pobre diante de tal mundo, mas rico para Deus, eleito por Deus que fora o povo hebreu sem qualquer qualidade intrínseca a tal povo, como diz a Bíblia Sagrada. Os hebreus que cunharam tais termos como mundo e rico para o resto da humanidade, por tais termos de inspiração hebraica, eis a raiz inegável de nossa civilização ocidental, cuja glória de tal povo hebreu é Jesus Cristo, mas que fora rejeitado pelos israelitas, todavia,

de tal forma a visão de mundo hebraica entrou em nossa cultura que por mais desgarrado que se seja de qualquer igreja minimamente e classicamente cristã ou desgarrado que se seja de qualquer contato com o ideal cristão, o homem ocidental vê-se inserido por suas fraquezas ou não, respectivamente, ora em algo como mundano e rico: galardoado pelos poderosos do mundo e ele mesmo é tornado em poderoso, ora o homem ocidental é pobre e fora do sistema do mundo, a questionar como um herói esquerdista os excessos do sistema que esmaga os pequenos e os exclui, ainda que a esquerda hoje redunde em mundanidade e riqueza visto que posições políticas, em especial a esquerdista, tendem a afastarem-se por um fanatismo político do que seja a fé na graça divina que deve bastar ao homem tornado em pobre e fora do mundo para os bacanas deste mundo.

Mundo, então, caro leitor, é um lugar comum e é algo banal, diferente é o cântico novo prenunciado no Antigo Testamento e realizado no Novo Testamento pelo sangue de Jesus Cristo derramado para a salvação do homem. É tal mundo algo aonde o pobre e o excluído passa despercebido e aonde a ajuda aos mais pobres é vista como "comunismo" ou uma forma de "vitimismo" para ajuda a certas coletividades, mas que sempre foram de fato excluídas, senão seriam mais vistas nos lugares aonde os melhores encontram-se e não venho aqui defender orgulho gay, ou negro ou os brios feministas, pois penso que se os melhores da sociedade se são eles os heterossexuais, o branco e o macho, que eles incluam os pobres e os fracos em sua grei que é de seres humanos no fim das contas e o gay, apesar de seu pecado, o negro e o pobre são seres humanos, pelos quais o Cristo derramou o próprio sangue, e um infeliz acidente como ser gay ou coisas que não são infelicidades como ser negro ou fêmea, mas que são apenas acidentes da essência humana, porque mulher ou negro são também gente junto ao gay homossexual, tais acidentes, enfim, se forem acolhidas pelos excelentes da sociedade ou mesmo pela força da lei de cotas como algo que compense a desvantagem logo de saída que sofrem tais classes de pessoas, por exemplo, só há de engrandecer com mais talentos genuinamente humanos o mundo.

Mundo e rico são termos da alienação e do esquecimento de si impostos a todos na forma de tentação de o homem querer ser como se fosse Deus, o homem como deus que reproduz por sua ganância capitalista e burguesa o homem tornado em mercadoria por sua força de trabalho explorada na mais-valia aonde o que o homem trabalhador produz com seu trabalho não vale a altura do que ele produziu com seu trabalho. Mas Deus predestinou desde antes da fundação do mundo para a redenção, um povo particular, outrora somente os hebreus, hoje o mundo todo desde que sejam membros fiéis da Igreja de Deus que é a Santa Igreja católica romana, recebidos pelo batismo e pela renovação de a cada instante do fiel com o seu Deus, quando busca uma vida separada para tal Deus pela oração, pela participação nos sacramentos como o da penitência purificadora e reconciliadora e pela prática do amor a Deus e ao próximo que é como opera a fé, pois a fé opera pelo amor, dessa forma o pobre homem para o mundo não tornar-se ordinário e lugar comum, o clichê que é este mundo. 

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores