Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Entusiasmo, eudaimonia e alegria da verdade

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Se no cristianismo Deus é a verdade, a palavra entusiasmo de origem grega significa ser transportado, arrebatado por uma entidade divina e Deus mesmo por seu Espírito Santo é o Espírito de verdade e tal Espírito divino habita no homem, no corpo do homem como Seu templo, eis que o verdadeiro cristão, o orante a todo instante, aquele que recebe com frequência os sacramentos da penitência e da Eucaristia,

sobretudo a Eucaristia ao assistir missas aos domingos e dias de festa, o verdadeiro e sério cristão vive a alegria, o entusiasmo, a plenitude do ser que é a felicidade ou eudaimonia em sua vida.

Os preguiçosos, relapsos e vagabundos, alguns deles sofrem de uma depressão bem grave, coisa lamentável, como um certo sujeito que eu conversava com ele ontem à noite animadamente sobre a verdade triste da política de meu pobre País natal, chamado Brasil, mas sempre é a verdade, e a verdade é algo que dá-me grande tesão, era acerca do futuro governo Bolsonaro que contratará políticos da era Dilma Rousseff como o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy para o seu governo, e o sujeito manda-me falar baixo... Bom, eu estava em transporte divino, ao meu ver, pela verdade, triste e amarga, mas é sempre a libertadora verdade. Enfim, o cara queria calar a minha boca, em suma. Humildemente eu admitiria que eu estivesse a falar muito alto no meu, ao meu ver, transporte divino, tomara que inabitado pelo Espírito da verdade e quem diz uma verdade é o Espírito de Deus que por tal pessoa fala, talvez tivesse subido o volume de minha voz, falo alto quando estou animado, mas falava de coração e com muita simpatia e bom humor, mesmo que a falar palavrões, dificilmente falo palavrões com raiva de alguém. Mas, fazer o que? Há pessoas que não querem a verdade, não gostam, fogem da verdade, seja por má vontade, doença depressiva ou porque é gente vagabunda e safada vendida para a mentira, a farsa e o teatro mais lamentável ao fazer da própria vida uma máscara aonde pode não haver ninguém e nem nada ali atrás daquela máscara ou um monstro que prefere ocultar-se de si mesmo por saber-se bem feio.

Entusiasmo, eudaimonia, são termos antigos que no Tempo da Igreja em o qual vivemos até a segunda vinda de Jesus Cristo, eis que são termos que significam que o Espírito Santo habita nos fiéis e os impulsiona dá a eles a alegria da verdade, pois tal Espírito é Espírito da verdade, mesmo da verdade de que não se tem sido muito fiel à verdade, seja por qualquer tipo de fraqueza que seja, mesmo às que eu citei acima da parte de adversários, mas quem é honesto intelectualmente, tal pessoa é uma alma grande e tudo vale a pena se a alma não é pequena, depois é só procurar um padre para receber o sacramento da penitência e estará tudo bem. Amém.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores