Pesquisar este blog

Assine minhas postagens

Google+ Followers

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Filosofar: a atividade humana por excelência

Autoria de João Emiliano Martins Neto

A atividade humana por excelência é o filosofar, é o refletir, meditar, desbanalizar o banal. Immanuel Kant dizia que o homem ao pensar é como um animal, pois ele não apreenderia o noumeno, a coisa em si mesma, a verdade do real, mas somente ao agir, pela razão prática o homem chegaria à essência das coisas.
Muito bem, meditando, Kant chegou a tal conclusão, ou será que apenas jogando bilhar? Sabe-se que o anão preferia muito mais jogar bilhar do que estudar. Na ação o homem teria mãos de homem, segundo o alemão. Agora, como pode-se agir sem fazer uso da reflexão? O homem, então, será conduzido somente pelos instintos? Que bela coisa é o kantismo que tanto influenciou os filósofos dos últimos duzentos anos, é a teorização do homem como um quadrúpede...

O filósofo deve sempre e durante sua vida inteira contemplar e meditar, interpretar o mundo de diversas maneiras, quieto no seu canto, de preferência orando muito para evitar a tentação de sua desumanização no ativismo. As pessoas vem com uma treta pra cima do filósofo e o mesmo deve tentar entender o que está a acontecer. O filósofo como a coruja quando o dia da História anoitece, acaba, sobrevoa os despojos, os destroços e o que foi construído durante o dia da História e com seus olhos capazes, mesmo que em meio da escuridão que é somente escuridão para o homem comum, o qual não é o verdadeiro homem, pois não é filósofo, deve o filósofo como a coruja iluminar e dizer o que é que há que foi feito pelo homem prático e braçal cuja luz do dia só brilhava para ele enquanto o homem agia, pois o homem não filósofo não sendo verdadeiramente homem a exemplo de Kant que nunca fora homem e se fosse seria uma amostra grátis de homem: anão, somente agindo humaniza-se, começa a ver algo. O homem comum, o reles animal com máscara de homem é tão idiota que não pensa, imprudente e louco não planeja antes de agir. é um temerário movido pela busca fácil e viciosa do prazer e o evitar da dor. O verdadeiro homem que é somente o filósofo a priori já é homem, porque reflete, filosofa.

Nenhum comentário:

Google+ Badge

Um Destino cruel...

Eis, acima, um justo destino para os seguidores dos revolucionários hereges protestantes, esquerdistas, liberais e libertários.

Outros sites relevantes

Postagens mais visitadas