Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Súplica a Deus por fidelidade

Ó CRISTO, MEU DEUS Todo-Poderoso, meu Redentor, não permitas que eu me afaste de Vosso amor. Como disse o Apóstolo (São Paulo) nada há de separar os santos de Vosso amor, nenhuma intempérie dita metafísica como fome, nudez, frio, espada, perseguição, nada há de separar-nos de Vosso amor. Eu sou pecador, ó meu Cristo, ó meu Irmão maior e primogênito, sou o maior, o principal e o primeiro dos pecadores, mas ajuda-me com Vossa graça para que eu seja consagrado, para que eu vença e seja desgarrado da dispersão, para que eu vença o que é mundano, aparente e transitório pelo uso de minha razão natural a princípio que em minha profissão como filósofo eu saiba desconfiar de tudo que de cara se apresente a mim a fim de que eu busque a inteligência de tudo o que há, incluindo a inteligência acerca de Ti mesmo, ó meu Deus, porque queres que nós, homens, tua semelhança, porque seres inteligentes e com volição, queres, ó Deus, que amemos a Ti com toda a nossa inteligência, entendimento e espírito. Faz de mim em minha contemplação e interpretação do que é comum ao mundo, faz de mim, ó Cristo, mente e inteligência divina, faz de mim, filósofo, um santo filósofo, isto é, um mestre da suspeita, faz de um com efeito filósofo e santo, porque consagrado, livre da dispersão, livre do que é profano, faz-me livre de achar-me um sábio, aliás contrário do filósofo, mas que ao cabo eu acabe é como um louco, abaixo do nível humano, como um animal, não mais imagem Tua, ó meu Cristo de Deus, isto é, santo, consagrado, amigo da verdade, mas somente em busca do que é mundano, terreno, animal, transitório e indigno.

Eu sou fraco, ó meu Deus, eu sou pó. Tu sabes, ó meu Deus, todas as coisas, sabes o quanto eu sou mal, porque a Tua Palavra que é suficiente e poderosa e infalível no-lo revela-me isso, mas sobretudo revela-me que do nada tudo fizestes e que sem vós o homem nada pode fazer e que o homem é um cadáver antes de convertido à vossa religião, ó Cristo. Preserva-me, meu Deus, do orgulho, caso eu seja um eleito Vosso, caso eu seja um predestinado desde antes da fundação do mundo para a redenção. Sois maior que todos. Não há filósofo, cientista, artista, artífice, ser humano ou angélico maior, melhor e mais iluminado do que Vós, ó Cristo, que por Vosso Santo Espírito contemplas a tudo e sabes absolutamente de tudo. Não há sedução vinda de homens ou de anjos que buscam tanto o saber e a ciência, mas nunca chegam à verdade, porque cegos, loucos e soberbos não querem ouvir a Tua voz que diz, Tu mesmo o disseste, que Sois a verdade. Preserva-me, guarda-me a mim e a todos os meus irmãos, guarda a vossa Igreja, do poder das trevas, isto é, do erro fatal que é o orgulho.

Tudo isso eu vos peço, ó meu Pai, ajuda-me, ajuda-nos, no nome santo de Vosso Filho, o Senhor Jesus Cristo e Amém.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores