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"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16 ARA

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Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Pedro Valdo (c. 1140-c. 1220), Martinho Lutero (1483-1546), João Calvino (1509-1564), John Knox (1514-1572), Charles Spurgeon (1834-1892), Martyn Lloyd Jones (1899-1981), Francis Schaeffer (1912-1984).

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segunda-feira, 10 de abril de 2017

Unum est necessarium

Os homens de ação apressadinhos e nervosinhos que me perdoem, mas eu quero ser filósofo, eu quero ser o homem da inação e da inutilidade. Minha ação é a contemplação. Sou inútil mesmo, não quero simplesmente transformar o mundo, mas interpretá-lo de diversas maneiras, compreender antes, saber o que seja a essência, o que seja a verdade acerca do real e dizê-la. Para mim o mundo é como um templo religioso em o qual eu o observo, observo, medito sobre o mesmo, eu o admiro, vejo com admiração, vejo o mundo com sempre renovado espanto, o mundo que para os apressadinhos e nervosinhos homens de ação é banal, usual, cotidiano, ordinário e indiferente que eles querem modificá-lo, eles não querem saber, querem agir, vivem às cegas. Acho que não quero isso para mim, não, amigos, todavia, quero saborear o mundo, aspiro por saber, conhecer, eis a minha praia: aspiro pelo filosofar. Para mim, como disse Cristo à Marta, irmã de Maria e de Lázaro, seus amigos de Betânia, lá na terra dos hebreus, como disse Cristo a Marta, só uma coisa é necessária - unum est necessarium - e saber é que é necessário, filosofar é preciso, viver não é preciso para já; sem qualquer orientação a vida torna-se inútil, ignorante, nas trevas e indigna de ser vivida.

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Artigo 8 - A eficácia da morte de Cristo

Este foi o soberano conselho, a vontade graciosa e o propósito de Deus, o Pai, que a eficácia vivificante e salvífica da preciosa morte de seu Filho fosse estendida a todos os eleitos. Daria somente a eles a justificação pela fé e, por conseguinte, os traria infalivelmente à salvação. Isto quer dizer que foi da vontade de Deus que Cristo, por meio do seu sangue na cruz (pelo qual ele confirmou a nova aliança), redimisse efetivamente, de todos os povos, tribos, línguas e nações, todos aqueles, e somente aqueles, que foram escolhidos desde a eternidade para serem salvos e lhe foram dados pelo Pai. Deus quis que Cristo lhes desse a fé, que ele mesmo lhes conquistou com sua morte, com outro dons salvíficos do Espírito Santo. Deus quis também que Cristo os purificasse de todos os pecados por meio do seu sangue, tanto do pecado original como dos pecados atuais, que foram cometidos antes e depois de receberem a fé. E que Cristo os guardasse fielmente até o fim e, finalmente, os fizesse comparecer perante o Pai em glória, sem mácula, nem ruga (Efésios 5:27).

"Cânones de Dort", 2º Capítulo da Doutrina: A Morte de Cristo e a Redenção por meio dela.