Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 31 de julho de 2013

A Internacional Cristã

Por João Emiliano Martins Neto

O senador acabara de discursar no lambão quando ele mesmo, um político histórico de Esquerda, fizera uma derradeira saudação ajoelhado à Direita Conservadora de seu País, uma pequena república insular governada por mais de quatro gerações por oligarquias cristãs-protestantes fervorosas.

O agradecimento do velho gauche, mas presbiteriano devotíssimo, destinava-se aos governantes conservadores de meados do século XX de seu País haverem colaborado para a fundação da Internacional Cristã, um órgão que promove o proselitismo evangélico, muito através da promoção de políticos cristãos democráticos no mundo todo e promove o perdão político mormente em casos de tortura quando a mesma é aplicada em momentos de guerras nas nações e tortura para o combate ao narcoterrorismo marxista.

Esse como que Estado-maior do Cristianismo prático se unira para que outras áreas da sociedade obtivessem o perdão como o combate ao aborto, combate à eutanásia e defesa da pena de morte. Em verdade em todo o subcontinente aonde estava tal república de nosso nobre senador seguiria fortemente tais desígnios e influenciaria o mundo.

Um detalhe importante e histórico para o mundo é que uma certa presidente católica fiel e que fora precedida por uma presidente que acabou assassinada e que era ateia, lésbica, esquerdista e que em sua nação não se desincubira de suas funções com competência, pois a referida nação era pouco séria em seus assuntos internos aonde grassava a criminalidade, transtornos mentais, consumo de entorpecentes, divórcios, prostituição e as notas de seus jovens eram as mais alarmantemente baixas nos testes educacionais internacionais. A atual bela, feminíssima e serena presidente temia uma recidiva de seu câncer, por isso sempre lia em lágrimas quando em seu gabinete presidencial, assomava o papel timbrado da Internacional Cristã, a citação que dizia que a paz invencível de Cristo é superior a do mundo (João 14:27) para os fiéis. A presidente era sempre consolada por tais palavras.

O político gauche daquela próspera república que fundara essa tal organização piedosa não deixara de citar tal fato em seu discurso emocionado.

Por fim, parecia que o recinto da ideias políticas relevantes mundiais, outrora tomado por marxistas no mundo todo, comportaria a metodologia da fé em Cristo, para uma proposta de melhor condução dos assuntos político-sócio-culturais e econômicos do planetinha.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Carta aberta a Sua Santidade Francisco I Papa

Francisco
Belém, Pará, Brasil, 30 de julho de 2013.

Santidade Francisco I Papa,

Por meio desta minha eletrônica missiva, gostaria de em remembrança à sua alvissareira visita a meu pobre e infeliz País, o Brasil nos últimos dias, ousar instruir ao Reverendíssimo Padre quanto ao que penso seria uma excelente reforma em benefício de sua famosa denominação cristã.

Ora, é que, sugeriria que Vossa Santidade - até que enfim e providencialmente - reformasse a Igreja Romana como uma comunidade mundial basicamente presbiteriana, calvinista e puritana. Ou seja, em geral, descentralizada, absolutamente conciliar, com igrejas autocéfalas no mundo todo, ensinando a toda a criatura que, de fato, todo a autoridade fora dado a Jesus Cristo no céu e na terra
(Mateus 28:18), por isso a salvação não podem perder os predestinados à beatitude eterna (João 10:28-29).

Por fim, que a Igreja Romanista priorize simplesmente a pregação da Palavra que é capaz de sozinha gerar fé nos ouvintes da mesma (Romanos 10:17) em seus púlpitos no mundo todo não se deixando iludir e não iludindo a ninguém com recursos espetaculosos artísticos, humanísticos, pragmáticos, culturais, historicistas ou psicológicos.

P.S.: Evidentemente Santidade Francisco I que tais sugestões minhas não são novas, pois baseiam-se nos paradigmas preclaros da Reforma do século XVI, mas que penso seres as melhores sugestões para uma igreja cristã saudável.

Grato pela sua atenção Santidade,

JOÃO EMILIANO MARTINS NETO


SOLA FIDE!
SOLA GRATIA!
SOLA SCRIPTURA!
SOLUS CHRISTUS!
SOLI DEO GLORIA!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Filosofia e Protestantismo

Por João Emiliano Martins Neto

Acho que hoje já entendo um pouquinho das relações entre a Filosofia e o Protestantismo pelo tempo que interesso-me pelo assunto e somado ao conhecimento e reverência pelas Escrituras desde que tornei-me em 2006 um cristão bíblico, consistente: protestante. Por isso, ó caro leitor, digo a você que certos cristãos como os católicos e os céticos e outros grupos humanos prostituem a Filosofia que é a técnica por excelência da busca da verdade.

Prostituem a Filosofia, pois não são realistas em relação aos limites humanos dos quais a razão natural que é o instrumento usado pela Filosofia não pode ultrapassar. Prostituem o filosofar fazendo pouco caso da Bíblia, por fim, pois se esquecem do ensino do Apóstolo que ensinou que conhecemos em parte (1Coríntios 13:9 ACF).

Lutero dizia que a razão é a prostituta do diabo e era nominalista que é uma doutrina filosófica que ensina que os universais como Deus, bem e mal são apenas nomes: flato vocis. Em um certo nível a mente humana não deve admitir tal intuição, pois ninguém após a queda no Éden é sumamente tão inteligente e lúcido? Talvez quem quer que seja cristão bíblico não escape de desconfiar da integridade da razão humana e venha a ser um nominalista. Mas no fim seremos cristãos e intelectuais muito mais realistas, profundos e sérios: consistentes.

É o que penso.

Avaliando com a Bíblia a visita e pronunciamentos do Papa Francisco.

NOTA: Sermão pregado na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro em 28.07.2013, baseado em um texto meu anteriormente postado no BLOG, atualizado para o contexto da visita do Papa ao Brasil, no final de julho de 2013.

Leitura: Mateus 9.35-38
E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

Introdução:
Certamente temos visto multidões, idosos e jovens, enfrentando a chuva, a lama, o frio, a ausência de transporte, a insegurança das cidades, para ver o Papa em sua visita ao Brasil, que começou na segunda-feira, 22.07.2013, e se estende até o último domingo do mês. A mídia tem divulgado a visita com tanta intensidade, que se você estava neste planeta, nestas últimas semanas, não pode ter ignorado a presença do Papa no Brasil. Por exemplo, a revista semanal de maior circulação e repercussão (VEJA) trouxe reportagens de capa sobre o acontecimento em duas semanas seguidas. Como avaliar a pessoa do Papa, a sua visita e os seus pronunciamentos? Como entender as expressões de fé e devoção encontradas nos olhares das multidões? O texto de Mateus 9.35-38 fala de multidões às quais não faltava religiosidade! Ao lado da curiosidade, havia devoção, ensino dogmático, religião, mas eram ovelhas "que não tinham pastor"! A sinceridade, mesmo presente, não era passaporte para a verdade! E o pastor de que se fala no texto, é um só - Cristo Jesus, fora do qual não há salvação. Quem é o Papa atual?

O cardeal argentino, Jorge Mario Bergoglio foi escolhido Papa (e assumiu o nome de Francisco) em um dia considerado por muitos “cabalístico” (13.03.13). Havia uma expectativa em muitas pessoas e na mídia de que o novo líder da Igreja Católica fosse um Papa “progressista”. Estes se espantaram com a sua posição em relação à união de gays; à questão do homossexualismo, que hoje em dia é propagada como “apenas” uma opção sexual; e sobre o aborto. Ele é contra, ponto final! Alguns católicos se espantaram porque ele não colocou, de início, o envolvimento social como prioridade máxima da Igreja. Em vez disso, contrariou a mensagem que tem soado renitentemente ao longo das quatro últimas décadas, especialmente em terras brasileiras, proclamada pelos politizados “teólogos da libertação”, ou da natimorta “teologia pública”. Ele aparentou priorizar as questões espirituais!

Desde o início do seu “Papado” certas declarações chamaram a atenção, também, dos evangélicos. Por exemplo, ele disse que a missão da Igreja é difundir a mensagem de Jesus Cristo pelo mundo. Na realidade, ele foi mais enfático ainda e afirmou que se esse não for o foco principal, a Instituição da Igreja Católica Romana tende a se transformar em uma “ONG beneficente”, mas sem relevância maior à saúde espiritual das pessoas! Depois, o viés mudou um pouco, especialmente nesta visita ao Brasil. A ênfase passou para uma postura de vida ascética e humilde, demonstrando uma frugalidade que, em uma era de opulência, corrupção, apropriação de valores alheios e desprezo pelos valores reais da vida, também soa saudável e pertinente!

Ei! Disseram alguns evangélicos – essa é a nossa mensagem!!

Bom, não seria a primeira vez na história que um prelado católico reconhece que a Igreja tem estado equivocada em seus caminhos e mensagem. Já houve um monge agostiniano que, estudando a Bíblia, verificou que tinha que retornar às bases das Escrituras e reavivar a missão da igreja na proclamação do evangelho, libertando-a de penduricalhos humanos absorvidos através de séculos de tradição. Estes possuíam apenas características místicas, mas nenhuma contribuição espiritual e de vida que fosse real às pessoas. Assim foi disparado o movimento que ficou conhecido na história como a Reforma do Século 16, com as mensagens, escritos e ações de Martinho Lutero, em 1517. Lutero foi seguido por muitos outros reformadores, que se apegaram à Bíblia como regra de fé e prática.

Será que estamos testemunhando uma “segunda reforma” dentro da Igreja Católica? Se algumas dessas declarações do Papa Francisco forem levadas a sério, por ele próprio e por seus seguidores, vai ser uma revolução. Mas é importante lembrar, entretanto, que proclamar a mensagem de Jesus Cristo é algo bem abrangente e sério. Existem implicações definidas e explícitas nessa frase. E a questão que não quer calar é: será que a Igreja Católica está disposta a se definir com coragem em pelo menos nessas cinco áreas cruciais? Examinemos uma a uma.

1. AS ESCRITURAS: Rejeitar apêndices aos livros inspirados das Escrituras. Ou seja, assumir lealdade apenas às Escrituras Sagradas, rejeitando os chamados livros apócrifos. Proclamar as palavras de Jesus, nesta área, é aceitar tão somente o que ele aceitou. Em Lucas 24.44, Jesus referiu-se às Escrituras disponíveis antes dos livros do Novo Testamento, como “A Lei de Moisés, Os Profetas e Os Salmos” – essa era exatamente a forma da época de se referir às Escrituras que formam o Antigo Testamento, em três divisões específicas (Pentateuco, livros históricos e proféticos e livros poéticos) compreendendo, no total, 39 livros. Representam os livros inspirados aceitos até hoje pelo cristianismo histórico, abraçado pelos evangélicos, bem como pelos Judeus de então e da atualidade. Ou seja, nenhuma menção ou aceitação dos livros apócrifos, não inspirados, que foram inseridos 400 anos depois de Cristo, quando Jerônimo editou a tradução em Latim da Bíblia – a Vulgata Latina[1]. Evangélicos e católicos concordam quanto aos 27 livros do Novo Testamento, mas essas adições à Palavra são responsáveis pela introdução de diversas doutrinas estranhas, que nunca foram ensinadas ou abraçadas por Jesus e pelos apóstolos. Além disso, na Igreja Católica, a própria TRADIÇÃO tem força normativa igual à Bíblia. Proclamar a palavra de Jesus ao mundo começa com a aceitação das Escrituras do Antigo e Novo Testamento, e elas somente, como fonte de conhecimento religioso e regra de fé e prática. Se não nos atemos a conhecer as Escrituras verdadeiras, caímos em erro, como alerta Jesus a alguns religiosos do seu tempo, que apesar de citarem as Escrituras, se apegavam mais às tradições do que à Palavra de Deus: “Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” (Marcos 12.24). O livro do Apocalipse, no final da Bíblia, traz palavras duras tanto para subtrações como para ADIÇÕES às Escrituras: (22.18)   “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; (22.19)   e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro”.

2. A MEDIAÇÃO COM DEUS: Rejeitar a mediação de qualquer outro (ou outra) entre Deus e as Pessoas, que não seja o próprio Cristo. Não acatar a mediação de Maria, e muito menos a designação dela como co-redentora, lembrando que o ensino da palavra é o de que “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2.5). Na realidade, a Igreja precisa obedecer até à própria Maria, que ensinou: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2.5); e Ele nos diz: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim” (João 14.6). Foi um momento revelador da dificuldade que o Papa tem na aderência a essa mensagem da Bíblia, observar sua homilia pública (angelus) de 17.03.2013. Após falar várias coisas importantes e bíblicas sobre perdão e misericórdia divina, finalizou dizendo: “procuremos a intercessão de Maria”... Ouvimos as próprias palavras do Papa: “No dia seguinte à minha eleição como Bispo de Roma fui visitar a Basílica de Santa Maria Maior, para confiar a Nossa Senhora o meu ministério de Sucessor de Pedro”.[2] Em Aparecida, nesta visita ao Brasil, ele também disse: “Hoje, eu quis vir aqui para suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latino-americano”. “Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de você”. Não é assim que irá proclamar a palavra de Jesus ao mundo, pois precisa apresentá-lo como único e exclusivo mediador; nosso advogado; aquele que pleiteia e defende a nossa causa perante o tribunal divino. Para o Papa, “a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria, mas o Povo de Deus sabe, que a igreja verdadeira segue a vontade de Deus, expressa em Sua Palavra.

3. O CULTO ÀS IMAGENS: Rejeitar as imagens e o panteão de santos composto por vários personagens que também são alvo de adoração e devoção devidas somente a Cristo. Essa característica da Igreja Católica está relacionada com a utilização de imagens de escultura, como objeto de adoração e veneração; e também precisaria ser rejeitada.[3] Ela contraria o segundo mandamento e desvia os olhos dos fiéis daquele que é o “autor e consumador da fé - Jesus” (Hebreus 12.2). Proclamar a palavra de Jesus ao mundo significa abandonar a prática espúria e humana da canonização de mortais comuns, pecadores como eu e você, em complexos, mas inúteis processos eclesiásticos, que não têm o poder de aferir ou atribuir poderes especiais a esses santos. Proclamar a mensagem de Jesus, seria abandonar a adoração e devoção à “Nossa Senhora Aparecida” e a tantas outras “Nossas Senhoras” e ídolos que integram a religião Católico-Romana. Vejam o que nos diz a Bíblia:
Salmo:
115.3   No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.
115.4   Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens.
115.5   Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem;
115.6   têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram.
115.7   Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.
115.8   Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.
115.9   Israel confia no SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.
Habacuque
2.18   Que aproveita o ídolo, visto que o seu artífice o esculpiu? E a imagem de fundição, mestra de mentiras, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos?
Jeremias
10.3   Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, com machado;
10.4   com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que não oscile.
10.5   Os ídolos são como um espantalho em pepinal e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem.

4. O DESTINO DAS PESSOAS: Rejeitar o ensino de que existe um estado pós-morte que proporciona uma “segunda chance” às pessoas. A doutrina do purgatório não tem base bíblica e surgiu exatamente dos livros conhecidos como apócrifos (em 2 Macabeus 12.45), sendo formalizada apenas nos Concílios de Lyon e Florença, em 1439. Mas Jesus e a Bíblia ensinam que existem apenas dois destinos que esperam as pessoas, após a morte: Estar na glória com o Criador – salvos pela graça infinita de Deus (Lucas 23.43 –  “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” – e Atos 15.11 -  fomos salvos pela graça do Senhor Jesus”), ou na morte eterna (Mateus 23.33 – Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?”), como consequência dos nossos próprios pecados. Proclamar a palavra de Jesus ao mundo é alertar as pessoas sobre a inevitabilidade da morte eterna, pregando o evangelho do arrependimento e a boa nova da salvação através de Cristo, sem iludir os fiéis com falsos destinos.

5. AS REZAS: Rejeitar os “mantras” religiosos, que são proferidos como se tivessem validade intrínseca, como fortalecimento progressivo pela repetibilidade. É o próprio Jesus que nos ensinou, em  Mateus 6.7: “... orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos”. É simplesmente incrível como a ficha não tem caído na Igreja Católica, ao longo dos séculos e, mesmo com uma declaração tão clara contra as repetições, da parte de Cristo, as rezas, rosários, novenas, sinais da cruz etc. são promovidos e apresentados como sinais de espiritualidade ou motivadores de ação divina àqueles que os repetem. Proclamar a palavra de Jesus ao mundo é dirigir-se ao Pai como ele ensina, em nome do próprio Jesus, no poder do Espírito Santo, abrindo o nosso coração perante o trono de graça (Filipenses 4.6: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”).

Conclusão:
Assim, enquanto acompanhamos a visita, é verdade que podemos admirar a coragem deste homem, Jorge Bergoglio, que tem se pronunciado claramente contra alguns pecados aberrantes que estão destruindo a família e a sociedade. No entanto, muito falta para que a Palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus façam parte real de sua mensagem e de uma igreja transformada pelo poder do Espírito Santo – como vimos em cada uma dessas áreas mencionadas (e em outras, também).

Em toda essa situação, podemos aprender algumas coisas: (1) Pedir a Deus que dê forças às nossas lideranças evangélicas, e a nós mesmos, para termos intrepidez no interpelar de governantes e da mídia, quando promovem leis e comportamentos que contradizem totalmente os princípios que Deus delineia em Sua Palavra. Estes princípios sempre são os melhores para o bem da humanidade, na qual o povo de Deus (incluindo nossos filhos e netos) está inserido. (2) Exercitar cautela em nossa apreciação e entusiasmo das ações e palavras do Papa – a idolatria e diminuição da intermediação de Cristo continuam bem presentes em sua visão religiosa e na Igreja que o tem como líder. Envolvimentos de evangélicos nessas celebrações são totalmente desprovidas de base bíblica - representam um descaso por essas profundas diferenças doutrinárias que representam a diferença entre a vida e a morte espiritual das pessoas. (3) Clamar a Deus por misericórdia e salvação real para o nosso povo e para a nossa terra. Como é triste em ver tantos olhos e esperanças fixados em santos, mitos, misticismo e na pessoa humana, em vez de no Deus único soberano. O Deus da Bíblia é a esperança de nossas vidas. É ele que nos alcança e nos fala em Cristo Jesus, pelo poder do Espírito Santo. Esse nosso Deus é real e eterno e não temporal como o Papa.

Solano Portela




[1] A Vulgata Latina (382 – 402 d.C.), tradução para o latim, da Bíblia, contém 73 livros (e não 66) além de adições de capítulos em alguns livros do Antigo Testamento, que não constam dos textos hebraicos, nem da Septuaginta (tradução para o Grego, do Antigo Testamento, realizada em torno de 280 a.C.). Estes livros adicionais são chamados de livros apócrifos (duvidosos, fabulosos, falsos). O próprio Jerônimo colocou notas de advertências, quanto à canonicidade e validade dessas adições, mas essa cautela foi suprimida nos séculos à frente. Sua aceitação como escritura canônica, no seio da Igreja Católica, foi formalizada pelo Concílio de Trento, em 1546 d.C. Desapareceu, assim, a compreensão de que aqueles livros estavam ali colocados por “seu valor histórico” ou devocional. É possível que se Jerônimo soubesse, que na posteridade seriam considerados parte integral da Bíblia, provavelmente não os teria incluído em seu trabalho. 

[2] Todas essas citações foram extraídas da Homilia no Santuário da Aparecida, proferida em 24.07.2013. http://www.news.va/pt/news/santuario-da-aparecida-homilia-do-Papa-24-julho-20 , acessado em 26.07.2013.
[3] Na mesma homilia já referida, o Papa disse: “A história deste Santuário serve de exemplo: três pescadores, depois de um dia sem conseguir apanhar peixes, nas águas do Rio Parnaíba, encontram algo inesperado: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe”?

domingo, 28 de julho de 2013

O enigma do Cristianismo

Por João Emiliano Martins Neto


O Cristianismo é a religião mais curiosa que há. Pois, como pode a união daqueles que professam tal ideia religiosa ser tudo para, por exemplo, uma certa facção deles: a dos católicos, como vimos na última visita do Papa ao Brasil. Mas, para as zilhões de facções dos protestantes a unidade ser um empecilho e causa de crimes e, por fim, de naufrágio fragoroso na fé: apostasia?

O essencial é quebrar o esquema de poder

"A população de filhos-da-puta por metro quadrado neste país
cresce tanto que o governo já está pensando em aumentar
o tamanho oficial do metro quadrado."


(Olavo de Carvalho)

Notas do filósofo Olavo de Carvalho, organizadas por Felipe Moura Brasil.

1.

Todo plano estratégico de grande envergadura e longa duração é, por definição, inverossímil aos olhos da população média e também, necessariamente, aos da maior parcela da militância incumbida de realizar as inúmeras operações parciais destinadas a implementá-lo. Se dissermos a um militante petista que ele está trabalhando para tal ou qual finalidade geral que lhe escapa, ele garantirá que estamos completamente loucos ou que fomos pagos para mentir contra o seu partido. Hoje os historiadores conhecem em detalhe, por exemplo, o plano global de Stálin para desencadear a II Guerra Mundial mediante o incentivo simultâneo ao crescimento do poder nazista na Alemanha e à campanha antinazista no resto da Europa. Isso era segredo de Estado, e nenhum dos milhões de militantes entusiastas que, na época, bradavam slogans antinazistas na França ou em Londres tinha a menor idéia de que o inimigo que odiavam era ao mesmo tempo alimentado pela mesma fonte da qual recebiam instruções. Pierre Massé dizia que planos são "o anti-acaso", o que significa que todo plano deve poder absorver, no curso da sua execução, toda e qualquer mudança imprevista, mas também utilizar em seu proveito a impressão de casualidade e inconexão na mente de seus executores menores e principalmente de seus adversários.


2.

A confluência de duas linhas causais antagônicas - o esvaziamento ideológico da direita e o crescente e justo descontentamento popular com a esquerda - produziu um resultado singularmente exótico: por toda parte pululam protestos pontuais, baseados em interesses grupais ou em sentimentos subjetivos ofendidos (religiosos, em geral), sem nenhuma articulação ou consciência estratégica de conjunto. Em segundo lugar, esses protestos tendem a tomar a forma da luta parlamentar normal, que neutraliza até mesmo qualquer vitória parcial obtida, na medida em que legitima no mesmo ato o sistema hegemônico, ajudando-o a dar ares de democracia saudável ao que é, na verdade, um unipartidarismo muito mal camuflado. Os religiosos protestam contra o aborto e o gayzismo, os ruralistas contra o MST, os militares contra o desmantelamento das Forças Armadas, o pai de família contra a falta de segurança, os policiais contra a proteção aos bandidos, os arrozeiros contra as reservas indígenas crescentes, e assim por diante. Falta por toda parte a consciência de que por trás de todos esses males há uma só força agente: o Foro de São Paulo. Por isso é que não me entusiasmo muito por nenhuma dessas causas parcelares, todas elas justas em si mesmas porém ineficazes no quadro real das coisas.

P.S.: ABC da estratégia. Sun-Tzu ensinava que é preciso conhecer o inimigo; Napoleão Bonaparte, que é preciso atacá-lo no ponto mais vulnerável. O inimigo é o movimento comunista continental; seu ponto mais vulnerável, as finanças do Foro de São Paulo. Tirem as conclusões.

Tiago Cabral Por que as finanças?

Olavo de Carvalho (1) Porque são completamente ilegais e isto é facílimo de provar; (2) porque exposto a inquéritos o Foro ficará paralisado, sem margem de manobra.

3.

Quando ouço meus próprios programas ou leio meus artigos de oito, de dez, de quinze anos atrás, chego a ficar literalmente ATERRORIZADO com a lentidão mental da nossa elite "soi disant" esclarecida. NÃO É NORMAL alguém levar tantos anos para perceber fatos que uma averiguação de quinze minutos bastaria para confirmar. Digo que isso me aterroriza porque a burrice, quando se agiganta a proporções oceânicas e se estende no tempo até extinguir toda possibilidade de uma reação prática, assume uma feição inumana e faz das pessoas caricaturas monstruosas de si mesmas.

Em pleno 2013 esse sr. Hélio Beltrão [veja a "polêmica" aqui, no item II] ainda questionar o poder do Foro de São Paulo, ou essa turma liberal inteira ainda não ter percebido que o seu "combate de idéias" contra a esquerda é politicamente inócuo, são fenômenos que realmente me assustam, porque mostram um decréscimo coletivo de inteligência COMO NUNCA SE VIU NO MUNDO. Comparem com a Alemanha dos anos 30: a massa em geral não via perigo nenhum na ascensão do nazismo, mas nas classes cultas muita gente não apenas percebeu o mal mas o denunciou e até teve tempo de fugir dele e salvar-se.

É fantástico ouvir uns brasileiros dizendo que o Foro de São Paulo "está tramando um golpe" e outros retrucando que isso é teoria da conspiração, quando na verdade basta estudar um pouco de Gramsci para entender que O GOLPE JÁ FOI DADO, que ele começou nas CPIs de 1993 e veio demolindo uma a uma todas as oposições possíveis, ocupando todos os espaços até excluir e criminalizar como fundamentalista e nazista qualquer opinião conservadora, a mesma opinião que ainda ontem você lia nos editoriais do Globo e do Estadão.

Considero que, a esta altura, depois de todas as provas, incluindo discursos oficiais do Lula, colocar em dúvida o poder do Foro de São Paulo é um insulto intolerável, uma irresponsabilidade criminosa, quando não um colaboracionismo consciente. E que não venham me dizer "Precisamos nos unir". Primeiro: não sou político, não represento um movimento, portanto não tenho motivo para fazer alianças. Segundo: se tivesse de fazê-las, procuraria aliados que me fortalecessem, não que me debilitassem.

Leonardo Alves Vieira E o Sr. acha dado todos os fatos, que o país ainda pode escapar da Esquerda radical iminente?

Olavo de Carvalho Não sei, mas há QUINZE anos tento reunir um grupo de intelectuais qualificados para estudar o problema e não encontro o mínimo de suporte financeiro para pagar viagens, hospedagens, pesquisas de arquivo etc. O pouco que pude pesquisar foi por conta própria e financiado do meu próprio bolso, até o último limite dos meus recursos. Enquanto isso, o pessoal gasta milhões com tagarelice sobre "Doutrinas liberais" e prova por A + B que o Lula tem razão quando afirma que os liberais não têm perspectiva de poder.

Olavo de Carvalho Só a biblioteca de assuntos comunistas que formei, complementada por um arquivo de recortes e folhetos raríssimos, custou uma fortuna. Nunca pensei nela como um deleite de bibliófilo, mas como um instrumento de utilidade pública, e é assim que a tenho usado.

4.

A noção de "golpe" com que algumas pessoas na direita abordam o Foro de São Paulo, suscitando desmentidos espalhafatosos da esquerda, é totalmente inadequada. A estratégia do Foro não tem nada a ver com golpes e transições espetaculares. É a revolução permanente, obstinada, incessante, variando de camuflagem dia após dia. São pequenos golpes que se acumulam ao longo dos anos até que a vítima se torna insensível e incapaz de se defender.

O esquema de poder no Brasil JÁ é comunista, a economia do país é uma das mais estatistas do mundo, o sistema educacional inteiro tornou-se máquina de propaganda comunista, a mídia está dominada e ainda leva cuspidas daqueles mesmos que a dominam. A direita fica esperando o Foro "dar o golpe" para então reagir, mas esse momento JÁ PASSOU sem que ninguém se desse conta.

Não faz sentido lutar contra uma conspiração quando a conspiração já venceu e já mudou o sistema. O que temos de combater é o sistema criminoso que foi implantado por meio do engodo sistemático.

Rodrigo Nogueira Marques Talvez agora o sr. Hélio entenda.

Olavo de Carvalho "Certas pessoas não abandonam o erro porque devem a ele a sua existência." (Goethe)

5.

Quando, meu caralho, quando, quando esses bundões vão entender que a luta, na fase atual, não é entre livre mercado e estatismo, mas entre pluralismo político e hegemonia?

6.

E quando as pessoas de boas intenções vão entender que não adianta lutar contra este ou aquele projeto de lei em particular, contra esta ou aquela proposta em particular, mas que o essencial é QUEBRAR O ESQUEMA DE PODER por trás de tudo isso?

7.

Repito pela milésima vez o óbvio dos óbvios: O comunismo é o ÚNICO movimento político que existe em escala mundial. Existe há 150 anos. Quem quer que diga que o comunismo acabou é um BOSTA.

8.

A estratégia dos comunistas com relação à mídia no Brasil consiste de duas operações sucessivas; parasitá-la e depois matá-la. Enquanto se sentiam fracos, trataram de infiltrar-se em todas as redações, dominá-las por dentro pouco a pouco, promover-se e premiar-se uns aos outros e usar os jornais e canais de TV, de maneira discreta e informal, como instrumentos para a conquista da hegemonia cultural.

Tão logo tiveram nas suas mãos o controle do Estado, passaram à segunda etapa: jogar fora o corpo parasitado e exausto, eliminar as empresas de que se serviram e transferir ao Partido (diretamente ou por meio de ONGs) o controle direto dos meios de comunicação.

O processo desenrola-se diante de nós com uma clareza deslumbrante, e ainda há gente na "direita" que se entusiasma com as passeatas anti-Globo.

Olavo de Carvalho P. S. - Os comunistas DOMINAM a grande mídia por dentro e a ACHINCALHAM por fora. A fórmula é infalível.

Olavo de Carvalho P. S. 2 - Há décadas vêm tentando fazer o mesmo com a Igreja Católica, com sucesso crescente.

Wilson Junior Professor, o senhor acha que o sucesso da estratégia comunista em relação à Igreja Católica é realmente crescente? A situação do clero nas décadas de 1970 e 1980 não era pior?

Olavo de Carvalho Você nem imagina. O Papa Bento XVI dizia: "O meu poder, aqui dentro, não passa daquela porta."

Valeria Pugliesi-Washington E estão em fase adiantada em fazer o mesmo com o Judiciário, você não acha, professor Olavo?

Olavo de Carvalho Exatamente.

9.

No Brasil as traduções de livros conservadores são tão raras, que quem faz uma já sai brilhando numa autopromoção obscena.

Nem o pensamento conservador português é divulgado entre nós. Consegui colocar em circulação o Mendo Castro Henriques e o Miguel Bruno Duarte (mérito que o distinto editor atribui a si mesmo), mas faltam centenas de bons autores no mercado.

Liberais e conservadores começaram a ser derrotados cinqüentas anos atrás, quando permitiram que a esquerda, então liquidada no campo político-militar, dominasse o mercado editorial, a mídia e as universidades, tudo sob as bênçãos do governo militar que nem tinha idéia do que fosse "guerra cultural".

Olavo de Carvalho O futuro do Brasil foi decidido em 1965, quando o Ênio Silveira espalhou os livros de Antonio Gramsci entre os esquerdistas. O primeiro militar brasileiro que, instigado por mim, prestou atenção em Gramsci foi o general José Fábrega em 2001. Logo veio o general Sérgio Coutinho, que acabou publicando dois ótimos estudos a respeito. Quarenta anos de atraso não se passam impunemente.

Gilson David Liberaram a publicação das obras de Gramsci, mas esqueceram de lê-las. Mas, de todo modo, havia algum intelectual que tenha apontado esse fenômeno à época? Os milicos só se preocuparam com a luta armada.

Olavo de Carvalho Os intelectuais conservadores foram boicotados na universidade durante o governo militar. Quem sabe mais a respeito é o Ricardo Vézez Rodrigues.

10.

O governo militar nem de longe percebeu que era mais importante derrotar a cultura esquerdista do que reprimir uma guerrilha anêmica e ridícula. E até hoje basta você mencionar isso para que apareça algum histérico berrando que você está "falando mal das Forças Armadas".

Pedro Henrique Medeiros Olavo, qual a influência de Golbery do Colto e Silva nesse processo da Teoria da Panela de Pressão?

Olavo de Carvalho Vital e decisiva. Ou, melhor dizendo: letal. Para impedir que o Brasil chegasse aonde está agora, bastava ter fechado a válvula que o homemzinho insistiu em abrir.

11.

O governo militar instituiu a pena de morte para terroristas, mas, temendo críticas, não teve a coragem de aplicá-la. Preferiu deixar que os policiais matassem prisioneiros às ocultas. Se isso não foi um caso de estupidez criminosa, não sei o que mais pode ter sido. Dizer isso é "falar mal das Forças Armadas" ou fazer um exame de consciência necessário e urgente?

E notem que a Justiça Militar, naquele tempo, sempre agiu com lisura e honradez, coisa que os advogados de presos políticos reconhecem abertamente. Uma sentença de morte lavrada pelo STM teria um peso moral formidável. Por que, em vez disso, preferir matar gente no porão, escondidinho? Não há explicação, não há desculpa. Os apologistas do governo militar jamais terão alguma autoridade moral enquanto não reconhecerem o óbvio.

Olavo de Carvalho Será tão difícil perceber a diferença entre pena de morte e homicídio?

Carlos Henrique Vargas Professor Olavo de Carvalho, seria possível aplicar a pena de morte contra estes genocidas vermelhos do Brasil, caso as Forças Armadas tomassem o poder? Existe alguma brecha que torne isso possível?

Olavo de Carvalho Na presente legislação não há pena de morte.

Danilo Valadão De Abreu De onde vc tira que todos os militares são anti comunistas?

Olavo de Carvalho E onde você me viu dizer semelhante asneira?

12.

Antônio Olinto, um dos maiores escritores brasileiros, traduzido em trinta e tantos idiomas, teve o seu nome excluído da grande mídia por duas décadas. Seu crime? Ser anticomunista e ao mesmo tempo ajudar os comunistas brasileiros exilados em Londres. "Por que você me odeia se nunca o ajudei?" Comunista merece mesmo é pontapé na bunda.

Olavo de Carvalho Acho que esses filhos da puta me odiariam menos se eu não tivesse ajudado a esconder foragidos políticos durante a ditadura e se não tivesse sido um dos primeiros a denunciar o assassinato de Vladimir Herzog. Eles pagam gentileza com perfídia e generosidade com vampirismo.

John Commodoro Nunca ouvi falar nesse escritor. Indica umas obras, Olavo!

Olavo de Carvalho "A Casa da Água" é o romance mais famoso de Antonio Olinto. Não perca.

Olavo de Carvalho Antônio Olinto era homem bom e generoso. Pagou sozinho, do próprio bolso, a criação de uma biblioteca de assuntos brasileiros em Bucareste, Romênia.

Filipe G. Martins Professor, quem são os maiores representantes da tradição liberal-conservadora ainda em atividade no mundo?

Olavo de Carvalho São muitos. Destaco, a esmo, Roger Scruton, Vladimir Tismaneanu. Horia Patapievici, Paul Hollander.

13.

Não há comunista bem intencionado. Todo comunista é um mau caráter, um pervertido mental, um porco. E quem quer que, em nome da "liberdade de opinião", abra espaços nobres para os comunistas na cultura em vez de deixá-los falando sozinhos num botequim é um filho da puta.

Rodrigo Vargas Não é melhor simplesmente humilhá-los em debates?

Olavo de Carvalho Humilhá-los até o ponto em que não tenham mais a coragem de mostrar a cara, isto sim. Mas só quem tem feito isso neste país sou eu.

Erik Oliveira de Sousa Tenho falado que alguém roubou a senha do Olavo de Carvalho, sem lógica alguma um intelectual usar palavras de baixo calão pra convencer alguém de alguma coisa, pode também estar gagá, em ambos casos está perdoado.

Olavo de Carvalho Os palavrões apenas resumem e condensam argumentos já longamente explicados. Você lê apenas os palavrões, não conhece meus livros nem meus cursos, e vem dar palpite sobre o que ignora. Você é um charlatão sem vergonha, e não há lugar para você aqui.

14.

Os enfezadinhos que me acusam de radicalismo pelo que acabo de dizer acharam lindo quando Jean-Paul Sartre disse que "todo anticomunista é um cão".

15.

A burrice alheia é um peso na minha vida, mas às vezes é também motivo de diversão. Aquilo que eu disse aqui, de todo comunista ser um porco, era uma resposta tardia à frase de Jean-Paul Sartre, “Todo anticomunista é um cão.” As pessoas mais cultas reconheceram a alusão de imediato, e entenderam, sem necessidade de maiores esclarecimentos, que não havia nada de excessivo, nem de radical, nem de hidrófobo, em dar o troco a um insulto brutal, na mesma moeda, com sessenta anos de atraso, mas que se tratava simplesmente de negar aos comunistas e seus parceiros o monopólio do direito de xingar. Das outras, as mais inteligentes podem ter estranhado um pouco a aparência intempestiva da minha afirmação, mas, sabendo que não digo as coisas a esmo ou por mero impulso passional, colocaram o assunto entre parênteses até maiores explicações. Por fim, os idiotas palpiteiros de sempre interpretaram a coisa como a efusão emocional gratuita de um anticomunista fanático, e assim caíram direitinho na armadilha: mostraram não conhecer sequer a frase mais célebre do filósofo de “L’Être et le Néant” e, mais ainda, ser incapazes de suspeitar que a mente de um escritor pode ser um tanto mais complexa e sutil do que as motivações grosseiras e pueris que lhe atribuíam – as únicas, de fato, que podiam conceber, por estarem, precisamente, à altura do seu nível de desenvolvimento humano.

Olavo de Carvalho Mandar certos sujeitos tomarem no(s) cu(s) é uma das grandes alegrias da minha vida. Quando ninguém me dá motivo para fazer isso fico triste como um lobo forçado a seguir dieta vegetariana.

Tato Miranda A parapsicologia é para ser levada a sério?

Olavo de Carvalho Tato Miranda: Sim. Russell Targ em primeiro lugar.

Ernani Maieski Kopp Professor, Aproveitando: o que o senhor acha do documentário Agenda grinding america?

Olavo de Carvalho Indispensável.

Raphael M. Pessini Olha que pessoal troxa estão falando até de sexo anal nos comentarios daquela publicação. Está lotado de comunista lá.

Olavo de Carvalho Está vendo? Falam de sexo anal implorando que eu os mande tomar no(s) cu(s).

Olavo de Carvalho E não os chamei de "porcos" à toa. Aqui também há uma alusão literária que os trouxas não percebem. O porco é o doutrinário-mor da "Revolução dos Bichos" de George Orwell.

Olavo de Carvalho A mente sem formação literária é como uma linha que ignora a existência do plano e do espaço.

Ale Costa Professor, gostaria de saber quais os principais autores que estudaram a ordem existente no Universo. (Ordem no sentido oposto a caos).

Olavo de Carvalho Platão, Aristóteles, Leibniz, Whitehead.

Lucas Dinallo [mostra a foto “O que fazer com a sua opinião”:]

Olavo de Carvalho Boa. Uma imagem vale mais que mil palavras.

Gustavo Costa Sr. Olavo, existe “limite” em que não seja mais possível ir adiante, sem ter feito o exercício do necrológio? Não que eu me NEGUE A FAZÊ-LO! Apenas acho muito difícil, e mal sei por onde começar ou mesmo o que escrever, mesmo vendo as mais diversas explicações.

Olavo de Carvalho O exercício é apenas um exemplo da prática da reflexão moral. Se não consegue fazê-lo agora, deixe para mais adiante, mas continue tentando.

Gilx Cartunista Olavo, tem algum intelectual vivo que o senhor gosta de conversar de "igual pra igual" no Brasil?

Olavo de Carvalho Sim, mas são nonagenários, e odeio incomodar velhinhos com discussões que podem ser cansativas.

Urbano Silvestre Olavo, a técnica de expor professores universitários ao ridículo foi bem sucedida no meu caso. Determinados mestres me odeiam, mas me aprovam com facilidade alarmante.

Olavo de Carvalho Excelente. Nunca falha. Ao lidar com filhos da puta, siga a regra de Maquiavel: "É melhor ser temido do que amado."

Olavo de Carvalho Você está entre os meus leitores e alunos que já compreenderam o quanto é perigoso, letal mesmo, querer atrair a simpatia de comunistas e comunistóides. Quanto mais um sujeito os corteja, mais o desprezam, esculacham e boicotam, usando-o e depois jogando-o fora como se fosse um pedaço de papel higiênico. A maioria dos liberais e dos católicos, mesmo homens experientes de cinqüenta, de sessenta anos, ainda não aprenderam isso.

Olavo de Carvalho Um tal de Leonardo Feuerbach, obviamente fake, acaba de ser bloqueado. Se quiser que alguém o mande tomar no cu, vá pedir em outro lugar.

16.

Os intelectuais públicos da esquerda que tiveram a imprudência de puxar discussão comigo deram-se todos muito mal. Isso está longamente documentado nos meus livros e no meu site. Então decidiram manter distância, resmungando contra mim nas suas cátedras e nos seus círculos de convivência, onde eu não pudesse ouvi-los, ao mesmo tempo que atiçavam contra mim seus alunos e seguidores, jovens burrinhos e inexperientes, incapazes de avaliar o perigo, para que viessem passar vergonha em lugar deles. Essa é a origem dos tipinhos ridículos que agora infestam esta página e gastam o meu tempo com bravatas patéticas, pulando e uivando como um bando de Gremlins alucinados.

17.

LEITOR: Agora o Governo Federal tem a sua própria versão de facebook custeada pelo contribuinte: o Participatório.

Olavo de Carvalho PARTICIPUTÓRIO.

[Sobre "JM SBT - Governo lança o FOICEBOOK, a rede social da companheirada":]

Olavo de Carvalho Foicebook, Facedick ou Participutório.

18.

Sobre a notícia: “PT treina 'patrulha virtual' para atuar em redes sociais”:

Olavo de Carvalho E ainda vem esse MERDA desse Hélio Beltrão dizer que não existe comando estratégico, que tudo acontece por acaso.

Olavo de Carvalho Que vão espalhar suas cagadinhas mentais lá no ParticipUtório.

19.

Com toda a evidência, os esbirros eletrônicos treinados pelo PT para interferir nas redes sociais já estão em ação nesta página. Entram puxando discussões ociosas, criando confusão e dispersão, entupindo o espaço, uns fazendo-se de liberais e conservadores, outros de católicos, evangélicos, espíritas. etc. Nos próximos dias, serei obrigado a bloquear mais intrusos do que de costume.

Olavo de Carvalho Como medida preliminar, peço que os visitantes honestos, quando perceberem alguma provocação, não respondam nada. ou simplesmente anotem PT TROLL.

Bruno GS Ou: PT SAUDAÇÕES!

Olavo de Carvalho PT Saudações é melhor.

20.

Se eu fosse presidente dessa merda, entregaria a um liberal o Ministério da Economia, mas nunca o da Cultura.

Christiano Silva De qual merda o mestre fala: Brasil ou EUA?

Olavo de Carvalho Eu não havia pensado nisso, mas qualquer das duas.

Valeria Pugliesi-Washington Por que manter o Ministério da Cultura?

Olavo de Carvalho Será preciso mantê-lo por algum tempo para desfazer a merda que ele mesmo criou. Pode-se fechá-lo depois.

21.

O Brasil está entre os países de economia mais estatizada. Conforme alguém observou nesta mesma página, isso prova o total fracasso político do liberalismo entre nós. A causa desse fracasso é óbvia: os liberais, neste país, só debatem idéias, só ficam tentando provar a superioridade teórica do liberalismo (o que é chover no molhado), mas nada fazem para conquistar o poder, para quebrar o monopólio da camarilha estatizante. Por que não o fazem?

Porque para isso seria preciso compreender o mecanismo da conquista e manutenção do poder, o que não é possível fazer só com base nas próprias teorias liberais, mas exige uma compreensão profunda da estratégia esquerdista. Quando tento analisar essa estratégia, logo aparecem liberais alegando contra a minha opinião... as doutrinas liberais. Com isso, paralisam sua própria inteligência, condenam-se ao fracasso permanente e se tornam objeto de chacota da esquerda porque, como observou o próprio Lula, falam, falam, mas "não têm perspectiva de poder".

Carlos Velasco Caro Professor, mas não é o próprio liberalismo uma doutrina revolucionária? Não foi o próprio Marx que o admitiu, afirmando que o liberalismo seria o quebra-gelos que romperia o antigo regime e unificaria o mundo derrubando as muralhas da China?

Olavo de Carvalho Exato. Mas, como observou Voegelin, a palavra liberalismo quer dizer coisas diferentes conforme aquilo a que se opõe.

22.

“Pensamento liberal-conservador” já existiu no Brasil. Os nomes de Joaquim Nabuco, João Camilo de Oliveira Torres, Leonel Franca, Gustavo Corção, Paulo Mercadante e tantos outros bastam para prová-lo. Hoje existe apenas uma “opinião conservadora” muito chinfrim, cujo alcance intelectual não vai além do puro jornalismo.

Para ser um “pensador” é preciso mais do que falar mal da esquerda. É preciso um sério esforço de compreensão da realidade, um enfrentamento com as questões maiores da alta cultura e não só com as polêmicas locais do dia. Os últimos “pensadores liberal-conservadores” que restam são J. O. de Meira Penna e Antonio Paim, quase centenários, e Ricardo Vélez Rodriguez, que é venezuelano. Posso ter um diálogo, até polêmico, com eles e com ninguém mais neste Brasil.

Não há também nenhum “pensador de esquerda” neste país, é verdade, apenas palpiteiros, marqueteiros e agentes de influência. Mas a esquerda continua importando e publicando o pensamento esquerdista internacional e superlota as livrarias com Zizeks, Wallersteins, Meszaros e tutti quanti, ocupando portanto um espaço na vida intelectual nacional com material importado. O pessoal conservador não faz nem isso. O déficit de livros conservadores no nosso mercado editorial não está abaixo de dez mil títulos. Se os pretendentes a “pensadores conservadores” passassem o dia traduzindo em vez de nos brindar com suas lindas opiniões, estariam fazendo alguma coisa. Na verdade, não podem fazê-lo, porque não acompanham nem o pensamento conservador no mundo.

Do jeito que a coisa está hoje em dia, não merecem nem ser detestados. De Gaulle dizia: “Pode-se detestar Hitler e Stálin. Não se pode detestar o nada.”

23.

Atenção: Autores fundamentais, como Eric Voegelin ou Louis Lavelle, não podem ser classificados como "conservadores" nem como "liberais", mas suas obras são MUITO mais valiosas do que tudo o que liberais e conservadores escreveram. Parem com essa coisa de selecionar autores pelo critério do "nosso lado" e "lado deles". O comunismo não é contra o liberal-conservadorismo: é contra a humanidade. Não é preciso ser liberal nem conservador para compreendê-lo como a monstruosidade que ele é.

Olavo de Carvalho Por exemplo, Russell Kirk ou Edmund Burke são apenas doutrinários conservadores, muito respeitáveis enquanto tais, mas não são filósofos no sentido grande do termo.

Vinícius Medeiros Falando de autores, professor, o que o Sr. acha do George Steiner como crítico literário/ensaísta?

Olavo de Carvalho Extremamente competente. George Steiner é um crítico literário com excelente substância filosófica. Só li um livro dele, sobre Georg Lukacs, mas só por esse já dá para ver que o homem não está brincando.

Olavo de Carvalho É mais importante ler o Eric Voegelin INTEIRO do que ler milhares de doutrinários liberais e conservadores.

Wellington Santos (...) Diga, professor, um filósofo no sentido "grande do termo" seria o diplomado ou aquele que compôs um sistema?

Olavo de Carvalho Um filósofo, no sentido grande, não é necessariamente um grande filósofo, é apenas alguém cuja meditação abarca, em princípio, o território temático inteiro abrangido pela tradição filosófica. Por exemplo, Roger Scruton é um filósofo no sentido grande - um filósofo de pleno direito - sem ser um grande filósofo como Aristóteles ou Leibniz.

Olavo de Carvalho Um filósofo de pleno direito é alguém que dialoga com toda a tradição filosófica e não apenas com os "problemas do seu tempo".

Glaucio Vinicius Professor, como defender que o bolchevismo foi comunismo? Sempre se diz que o comunismo real nunca veio...

Olavo de Carvalho Para aceitar essa conversa mole seria preciso aceitar também que todos os autores comunistas que apoiaram os regimes soviético e chinês viveram em estado de alucinação, tomando gato por lebre. Isso inclui Jean-Paul Sartre, Georg Lucaks, Henri Lefebvre, Antonio Gramsci e tutti quanti. Admitir isso seria admitir que toda a tradição intelectual comunista é pura doideira.

João Pedro Mamede Wood Professor, o sr. pode me indicar uma análise literária sobre Dostoievski, de preferência, uma que fale principalmente do teor político e da crítica que ele fazia ao fato da Rússia estar perdendo seu espírito? Eu sei que tem um livro do Girard sobre ele. Agradeço desde já! Forte abraço, fique com Deus!

Olavo de Carvalho Nicolai Berdiaev e Leon Chestov escreveram coisas importantes a respeito. Mas o filósofo marxista Georg Lukacs também.

João Pedro Mamede Wood Muito obrigado, professor! A análise do Lukacs, nesse caso, é confiável?

Olavo de Carvalho É brilhante, para dizer o mínimo. Tipos como Lukaks e Hegel são grandes filósofos com um pendor irresistível para a vigarice consciente em certos pontos determinados.

Gabriel Schaf Olavo, quando você fala em ideologia, você está usando o termo no mesmo sentido atribuído pelo Voegelin: distorção da realidade através de símbolos que expressam uma alienação desta, resultando na criação de uma segunda realidade? Outra: é possível que um partido coloque em prática um programa político sem absolutamente nenhum conteúdo ideológico prévio que oriente esta ação? Obrigado.

Olavo de Carvalho Expliquei isso longamente no curso de Filosofia Política que dei na PUC do Paraná, e não me vejo capaz de resumir a coisa aqui. A palavra tem várias camadas de significado que entram em ação em diferentes contextos. Dê uma espiada na página do Seminário de Filosofia www.seminariodefilosofia.org.

Diego Garcete Professor certa vez o Sr disse que somente o Mario Ferreira dos Santos dialogava de igual pra igual com Platão e Aristóteles, pergunto em que sentido? Um ABRAÇO

Olavo de Carvalho Ele entende Platão e Aristóteles como eles próprios se entendiam. Está à vontade no meio deles.

Alexandre Gomes [pergunta sobre Mortimer J. Adler]

Olavo de Carvalho Adler foi um filósofo no sentido grande, não um grande filósofo, mas com certeza um dos maiores educadores americanos.

24.

Sobre o post "Olavo de Carvalho!, atenção discípulos de":

Estes sujeitos reclamam, "do fato desse 'pedagogo', colocar-se atrás de uma cadeira, de uma câmera, e estar a milhares de km distante do Brasil, nos EUA onde reside".

Deveriam lembrar-se de duas coisas:

1) Eles próprios só criaram coragem de levantar a bandeira explícita do ANTICOMUNISMO, largando daqueles rodeios tipo "anti-corrupção", "anti-PT" etc, porque durante anos os instiguei a isso, em vão, até que alguma luz começou a brilhar nas suas cabecinhas.

2) "As revoluções fazem-se do exterior" (Lênin).

Antonio Carlos Iranlei Minha nossa, esse caras ouviram até o fim alguma exposição sua, Olavão? Quando você xinga, o faz para admoestar e nunca por desrespeito! Anti-patriota, desdém com as FFAA? Se a passividade é virtude e a estratégia está em reagir quando não se tem qualquer possibilidade mais de vitória, ou as FFAA são muito astutas, ou eu sou um completo ignorante em geopolítica.

Olavo de Carvalho Perfeito.

Mauricio W Rizo O crítico do Olavo se intitula o "Sr. Incrível da vida cotidiana e do mundo dos mortais".

Olavo de Carvalho Caraio! O hominho é mesmo poderoso.

Carlos Araujo "Fuma desenfreadamente em frente à câmera." kkkkk Milico politicamente correto.

Olavo de Carvalho Esses bobocas nem entendem o quanto a adesão acrítica ao antitabagismo internacional ajuda os globalistas. Quem escreveu coisas muito sensatas sobre isso foi o Walter Williams.

Marie Asmar Prof. o senhor é um santo e sábio, não sei como aguenta saber há tanto tempo de tudo isso, não se desesperar e ainda manter o bom humor com a alienação reinante... obrigada por não desistir!

Olavo de Carvalho Obrigado. Você é um anjo.

25.

Qualquer ação militar que não vise a tomar o poder e sim somente a fazer cumprir a lei, quebrar conspirações e enviar bandidos à cadeia é não somente meritória mas obrigatória segundo a própria Constituição. E, se critiquei a inação covarde de tantos militares (sobretudo comandantes), que deixaram o Foro de São Paulo crescer em paz enquanto eles curtiam chazinhos e recepções em companhia de comunistas, nunca deixei de honrar as nossas Forças Armadas como instituição, no conjunto, idônea, patriótica e altamente confiável.

Também nunca faltaram intrigantes que, falsificando minhas opiniões, tentassem me indispor com seus colegas de farda, talvez ciumentos de que, quando meu nome foi citado na cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes, a tropa, que entende a sinceridade dos meus esforços, explodisse em aplausos e aclamações. A honra da corporação militar não pode manter-se só na base do elogio incondicional, mas exige a análise crítica sincera e a correção de erros que não devem ser repetidos.

26.

NUNCA afirmei que a esquerda é superior às Forças Armadas "em força bélica e inteligência militar". Afirmei, sim, que é superior AO BRASIL INTEIRO, FORÇAS ARMADAS INCLUSAS, em estratégia política e guerra cultural. Não podendo me desmentir, o safado signatário dessa merda falsifica o meu pensamento exatamente como fez o sr. Hélio Beltrão.

Com toda a evidência, o problema de todos esses "críticos inventores" do meu pensamento é um monstruoso COMPLEXO DE INFERIORIDADE INTELECTUAL, que tentam exorcizar mediante rituais de intriga e difamação.

27.

Pouco me importa atrair a antipatia de pessoas que dizem estar do “meu lado”. Em primeiro lugar, que “lado”? Que a obsessão esquerdista de tudo catalogar ideologicamente faça de mim um “intelectual orgânico da direita” não me obriga de maneira alguma a aceitar esse emprego aviltante; e que gente da direita me confirme nesse posto só reforça minha decisão de rejeitá-lo a qualquer preço.

Muita gente não percebe, mas não tenho nenhum “projeto de Brasil”, nenhum programa político a defender. Minha especialidade é ater-me ao exame de situações concretas e tirar delas as conclusões que o simples uso honesto da inteligência impõe. É impossível, a quem se entrega a semelhante atividade com a paixão e a devoção nascidas de um apelo vocacional, coincidir sempre, ou mesmo apenas freqüentemente, com qualquer bloco ideológico que seja, de vez que as ideologias são, por definição, simplificações deformantes, boas somente para condensar-se em slogans.

Se algum dia eu consentir em sacrificar minhas percepções e intuições pessoais a alguma conveniência grupal ou partidária, terei lesado minha inteligência irremediavelmente, perdido toda credibilidade intelectual, e não terei mais remédio senão sobreviver de novos e novos arranjos oportunistas, até diluir completamente a minha alma numa “segunda identidade” postiça. No mesmo ato, terei convidado todos os meus alunos a fazer o mesmo, e em vez de uma nova geração de intelectuais estarei fomentando mais uma geração de picaretas. Vade retro!

28.

Ser um intelectual público não é um direito, é uma conquista baseada em provas de mérito. Os liberais acreditam ainda naquela patacoada de "Não concordo com uma só palavra do que dizeis mas defenderei até à morte o vosso direito de dizê-lo". Isso é abstratismo puro. "Dizê-lo" onde? Em casa, num botequim ou no alto de uma cátedra? Num círculo de amigos ou ante milhões de telespectadores? O que está em jogo não é a "liberdade de opinião" e sim o acesso a instrumentos de influência, que são instrumentos de poder. Os marxistas entendem a diferença e têm orgasmos ao notar que os liberais não a percebem.  

Pedro Henrique Medeiros Marxistas leram Sun Tzu, “A Arte da Guerra”.

Olavo de Carvalho Perfeito. Para o marxista, TODA idéia é arma de guerra.

Patricia Macedo Então eu também vou ler Sun Tzu, vou ler essa porra aí!!! Pra ver o esqueleto de todo o pensamento dos marxistas, o modo como usam ideias como armas.

Olavo de Carvalho É isso aí.

Augusta de Carvalho Professor, se existisse hoje, no Brasil, um político com características de um Carlos Lacerda haveria alguma diferença? Me parece que carecemos de liderança.

Olavo de Carvalho Sem a menor sombra de dúvida. Lacerda foi o maior político brasileiro desde José Bonifacío, Joaquim Nabuco e Rui Barbosa. Sugestão: Leia a biografia dele por John W. Foster Dulles.

Augusta de Carvalho Gostaria de sua opinião, quando for possível, sobre Roberto Campos. Revi uma entrevista dele no Roda Viva e fiquei com algumas dúvidas.

Olavo de Carvalho O dr. Roberto foi um grande espírito (e um grande amigo), mas nunca foi além do horizonte liberal estrito, além de ter contribuído para a destruição do Carlos Lacerda pelo governo miliitar, o que foi a cagada das cagadas. P. S.: Foi também o maior piadista que conheci.

29.

Quando se discute com um agente gramsciano, é preciso, logo após desmascarar o seu jogo sujo, declarar alto e bom som que ele NÃO TEM QUALIFICAÇÃO PARA A ATIVIDADE INTELECTUAL, que deveria arranjar um emprego modesto e ficar quieto no seu canto. Faça isso um certo número de vezes e terá contribuído para sanear o ambiente.

Jacineide Travassos Saneamos o ambiente com argumentação e ensaios muito bem escritos com excelente bibliografia. Ainda dispensamos doutorados e instituições.

Olavo de Carvalho Isso NUNCA basta. O liberal produz essa argumentação e o marxista, que domina os canais de difusão, impede que ela seja divulgada. Que é que você faz então? Produz outra argumentação acadêmica contra ele, que ele vai esconder tão bem quanto escondeu a primeira?

Jacineide Travassos Quem publica nunca se esconde, caro professor Olavo de Carvalho. O leitor é que tem que ser um bom hermeneuta. Aqui não tenho inimigos, apenas expresso minha opinião.

Olavo de Carvalho Isso é ingenuidade. Publicar não é só imprimir. É garantir publicidade, difusão etc. Só quem tem o domínio dos meios pode fazer isso.

Jacineide Travassos Confesso que cada um tem um objetivo particular a atingir com o que escreve. Não vejo mérito em ser muitíssimo contemplado por comparsas, ao qual chamo rebanho. Mas a divulgação do trabalho é um mérito sim.

Olavo de Carvalho Você já ouviu falar em torre de marfim? É lá que a comunistada quer que você fique.

Jacineide Travassos Adoro a dos poetas simbolistas! Os nefelibatas. Mas não sei se é um bom lugar para quem não é poeta. O que sei é que não excluo pessoas por partidos, mas por ideias. Por exemplo, acho importante o conceito de APEIROKALIA que divulgou. E foi por conta dele que o adicionei. Acho que é isso que gera o sentido de uma aparente aporia.

Olavo de Carvalho Você tem razão quando se trata apenas do critério pessoal de julgamento, mas o que estou discutindo é o acesso aos meios de difusão e a ocupação de espaços.

30.

Temos de mostrar a esses FDP que o direito de falar é correlativo ao direito de não ouvir. No meu modesto entender, o tempo de audição que uma opinião merece corresponde ao tempo e ao esforço, quantitativos e qualitativos, despendidos para adquiri-la.

31.

A marca mais inconfundível do imbecil completo (há os incompletos) é acreditar que ter preferências, falar bem disto ou mal daquilo, gostar disto ou desgostar daquilo, já é "pensar por si mesmo". Isso não é sequer pensar.

32.

“Pensar por si mesmo” é algo que você começa a fazer quando, ao lidar com uma questão, passou por tudo o que homens mais inteligentes pensaram antes de você, e não encontrou resposta. Aí você tem de inventar um jeito novo de tratar o problema. Fora disso, é só presunção de um boboca que se acha muito original quando repete opiniões que nem sabe de onde vieram.

Em geral, só conseguimos pensar por nós mesmos em problemas muito específicos e limitados. Nas questões grandes e permanentes é quase impossível não seguir, sabendo ou não, algum pensamento já existente.

Por exemplo, quando coloquei o problema do horizonte de consciência de Maquiavel, não encontrei resposta na bibliografia e tive de tentar algo por mim mesmo.

P.S.: E mesmo assim não tenho a certeza de que algum autor que desconheço não descobriu a mesma resposta antes de mim.

Nunca fiz a mínima questão de "pensar por mim mesmo". Acho isso pura frescura.

Frederico Westin de Brito Professor, o senhor poderia mencionar alguns pensadores renomados da história da humanidade que se expressavam por meio de uma linguagem contundente e enérgica? Isto é, pensadores importantes que não eram "politicamente corretos". Ficarei muito grato se o senhor me ajudar, pois tem alguns esquerdistas me desafiando nesse ponto.

Olavo de Carvalho São Bernardo de Clairvaux; Sto. Agostinho; Léon Bloy; Georges Bernanos.

33.

Sobre o post de Paulo Ghiraldelli sobre vagina, ânus e coito anal

Olavo de Carvalho Pois é, durante milênios as pessoas nasceram pelo cu. O parto vaginal foi uma descoberta tardia.

34.

Para mim, só quem tem o direito irrestrito à liberdade de opinião é o Paulo Ghiraldelli.

Thomaz Henrique Barbosa Por quê?

Olavo de Carvalho Quem, se não ele, nos dá acesso aos abismos mais profundos da estupidez humana? Ele amplia a nossa imaginação do absurdo. É o Zé do Caixão da filosofia.

Olavo de Carvalho O dr. Paulo Ghiraldelli diz que quem é contra a pedofilia é nazista. Deve ter sido um lapso desse grande espírito, pois Adolf Hitler comia a sobrinha menor de idade.

35.

O Marcelo Mota Ribeiro sugeriu, para o caso Ghiraldelli, o uso do supositório de opinião, esse medicamento salvador, de minha própria invenção, que eu já havia até esquecido.

36.

Não resisto ao impulso de repetir a mensagem da Ana Peluso:

Sugestão de novo nome para o Brasil, com a ascensão do Foro de São Paulo: República Comuno-Capitalista dos Estados Alterados da Consciência.

37.

O sr. Júlio Lemos achou lindo o sr. Slavoj Zizek dizer que a culpa do fracasso do comunismo não foi da execução e sim da própria concepção do "comunismo ortodoxo". Achou que isso denotava uma coragem intelectual fora do comum, que colocava o filósofo esloveno muito acima de "Vladimir Safatle, Marilena Chauí ou Olavo de Carvalho" (sic). Não respondo pelos outros dois, mas, da minha parte, entendo que o sr. Lemos, como sempre, opina sobre o que desconhece.

O palpite do sr. Zizek é uma desconversa idiota, um chavão diversionista que qualquer estudioso do comunismo reconhece ao primeiro exame. Comunismos heterodoxos existiram na Iugoslávia e na China, e não tiveram resultados melhores que a ortodoxia soviética. O caso chinês é exemplar. Que pode haver de mais heterodoxo do que uma revolução baseada no campesinato, que Marx e Lênin consideravam inimigo natural da revolução? Criticar o "comunismo ortodoxo" é um dos cacoetes mais velhos das discussões internas no movimento comunista.

O sr. Lemos, que a respeito desconhece tudo e mais alguma coisa, vê aí uma grande novidade e aproveita para usá-la como pretexto para dar vazão ao seu incontido anti-olavismo. Será que ele também, como todos, pretende que eu responda polidamente a essa intriga idiota?

LEITOR [traz a notícia "Coreia do Norte enfrenta acusações de canibalismo devido à fome no país"]

Olavo de Carvalho Bem lembrado. Canibalismo epidêmico ocorreu também na URSS e na China.

Antonio Brito Professor Olavo, esse Júlio Lemos está merecendo um sonoro VTNC!!! kkkkkkkkkk

Olavo de Carvalho Não posso. Ele sofre de hemorróidas intelectuais.

Sebastian RH Olavo, mas eu já ouvi você dizer no True Outspeak que o comunismo ortodoxo não funciona na prática porque a teoria é errada desde a concepção. E como você mede os resultados do comunismo ortodoxo e os do comunismo heterodoxo e chega à conclusão de que os resultados da revolução soviética foram melhores que, por exemplo, os da China? Qual seria o parâmetro?

Olavo de Carvalho Todo socialismo, ortodoxo, heterodoxo, autoritário, totalitário, democrático, o escambau, é sempre errado. Seus resultados podem ser melhorzinhos aqui ou ali, mas no conjunto é SEMPRE uma desgraça. A unificação de poder político e econômico nunca será boa para ninguém.

38.

A rigor, nenhum comunismo levado à prática foi jamais “ortodoxo”. Cada um deles modificou a fórmula originária de Marx para adaptá-la às circunstâncias. Algumas dessas modificações foram bastante radicais.

Lênin dissolveu a noção de “revolução proletária” para trocá-la pela da revolução feita pela vanguarda de elite “em nome do” proletariado.

Stalin saltou sobre a fase do “capitalismo cru” prevista por Marx (mais ou menos equivalente à NEP de Lenin) e estatizou tudo de repente, quando Marx dizia que esse processo poderia levar até séculos.

Mao Tse Tung fez dos camponeses a classe revolucionária por excelência, quando Marx dizia que eram apegados por natureza à propriedade privada, portanto inimigos da revolução.

Cada geração de mentores comunistas examina criticamente as contribuições da geração anterior e as modifica. Isso é uma das grandes forças do movimento comunista.

39.

Socialismo é a propriedade pública de todos os cus a partir dos três anos de idade.

LEITOR: Então quer dizer que ser comunista é incentivar o homossexualismo e a pedofilia?

OLAVO: Não, mas a recíproca é verdadeira.

LEITOR: Eu discordo nobre confrade e professor. Acho que isto começa desde o momento do nascimento. Já que Romanos 1:28 diz que o próprio Deus os entregou a paixões infames, acredito que isto comece antes...

OLAVO: Comunismo é coisa ainda mais antiga do que dar o cu. Começou quando a cobra prometeu socializar a condição divina entre Adão e Eva.

LEITOR: Professor, quero aprender a língua portuguesa do zero, mas sem fazer curso. O que devo fazer?

OLAVO: 1) Compre a "Gramática Metódica da Língua Portuguesa" do Napoleão Mendes de Almeida e faça todos os exercícios. 2) Decore poemas inteiros de Manuel Bandeira, Augusto Frederico Schmidt e Alphonsus de Guimaraens Filho. 3) Leia com atenção os diários do Herberto Sales, anotando todas as frases que lhe pareçam mais expressivas.

40.

Contra todas as probabilidades, o fato é que tem aparecido cada vez mais gente que entende o que estou dizendo e não tira daí conclusões imbecis. É por isso mesmo que os fofoqueiros de plantão às vezes se voltam mais contra os meus alunos e leitores do que contra mim mesmo. Roem pelas beiradas. Vêm aqui e chamam vocês de puxa-sacos, de baba-ovos, etc., Será que pensam mesmo que vocês têm medo do julgamentinho deles? Quanta miséria!

Igor Máximo Quando comecei a estudar o Gustavo Barroso, Alex Jones, Olavo de Carvalho e tudo mais, comecei a ficar menos burro. Vários assuntos de história e outros mais começaram a fazer um pouco mais de sentido.

Olavo de Carvalho Gustavo Barroso foi um escritor de muito talento, mas bem falho enquanto historiador. Não o recomendo de maneira alguma como fonte sobre globalismo, iluminatti etc.

41.

Sobre a notícia da CNN en Español: “El presidente de Panamá, Ricardo Martinelli, difundió imágenes de los aviones hallados en el barco norcoreano proveniente de Cuba”:

Olavo de Carvalho Se o próprio governo militar brasileiro ajudou Cuba a espalhar guerras no mundo, imaginem o que vai fazer este de agora.

42.

Sobre "Mauro Santayana: hitlernautas devem ser punidos":

Mauro Santayana é um agente de influência comunista. Quem vai investigar nos Arquivos do PCUS para averiguar se não era um dos jornalistas brasileiros que estavam na folha de pagamentos da KGB? Eles eram uns cem, ou quase. Há vinte anos apelo a empresários, políticos e militares para que enviem alguém à Rússia para esclarecer esse ponto crucial da história nacional. Mas esses idiotas não têm a mínima capacidade de distinguir entre o essencial e o supérfluo.

[Nota do Org.: Segue o rascunho do artigo de Olavo de Carvalho sobre Mauro Santayana e Lula:]

O sr. Mauro Santayana inclui entre os “hitlernautas”, que ele recomenda enviar à prisão, aqueles que dizem “que não existe oposição no Brasil, porque o PSDB é uma linha auxiliar do PT”. Ninguém ignora que sou um destes, mas não é isso o que me preocupa. O que me preocupa é a possibilidade de ir para a cadeia junto com o sr. Luís Ignácio Lula da Silva, que uma vez se gabou de haver tentado estuprar um companheiro de cela. Já estamos os dois bem velhinhos, e será um espetáculo altamente vexaminoso um ancião tentando usar o outro para fins libidinosos e este lutando a socos e pontapés em defesa da sua integridade anal ameaçada.

O motivo dessa minha preocupação é que o sr. Lula, sem a menor dúvida possível, se integra na classe dos “hitlernautas” tal como a define o sr. Santayana. Neste vídeo, já antigo, ele reconhece e festeja o fato de que os candidatos à última eleição presidencial eram todos de esquerda, consumando-se portanto naquela ocasião a perfeição da democracia, que ele entendia como a total exclusão de qualquer oposição de direita e a instauração de um regime de partido único de esquerda sob um multipartidarismo de fachada. O regime sob o qual vivemos hoje.

O sr. Santayana provavelmente desconhecia esse vídeo e não se deu conta de que me enviava ao cárcere em tão ilustre e aliás temível companhia. Não sei se o ex-presidente chegou a realizar o gesto insano de que se gabava ou se tudo não passou mesmo de bazófia. Mas que um indivíduo enalteça a própria macheza mediante uma historieta desse teor mostra bem que não vê no ato aí relatado nada de vergonhoso. Qualquer que seja o caso, já me vejo, em sonhos, debatendo-me sob o gordo corpanzil ex-presidencial e gritando desesperado: “Eu não sou cabrita não!”

P.S.: Não sei se vocês perceberam, mas o grito final desesperado "Eu não sou cabrita não" não alude somente à nostalgia caprina do sr. Lula, mas é também deformação irônica de um velho clássico da breguice musical brasileira, "Eu não sou cachorro não", de Waldick Soriano. Aprender a reconhecer alusões aumenta tremendamente a compreensão literária dos textos.

43.



Essa caixa de fósforos diz mais do que toda a tagarelice liberal dos últimos trinta anos.

44.

Sergio Bruno: (...) Não será a prova de fogo para Dilma o PLC 03/2013, como um teste para que ela continue sendo útil após o processo de transição quando enfim, o processo de ruptura for estabelecido? Sancionando o aborto, ela não estará demonstrando lealdade ao Foro, e implicitamente dizendo que está apta a continuar sendo parte do projeto de destruição ativa deste sistema atual rumo ao objetivo maior do Foro?

Olavo de Carvalho Sim, com certeza.

45.

Sobre o post: "Direito à Vida? Isso é coisa de conservador retrógrado. Sacrossanto mesmo é o Direito de "não manter uma gravidez"

Olavo de Carvalho Isso! Pau no cu da vida! Pena que a mãezinha dele não pensasse o mesmo.

46.

Sobre o post "Marcha das Vadias/DF se reuniu com a Presidenta para pedir a descriminalização do aborto", que inclui a foto da presidente segurando a camisa da Marcha:

Como criador e propugnador da "Marcha do Vadio", exijo também ser recebido pela sra. Presidenta para cobrar dela a descriminalização da punheta pública. Para os que não lembram ou jamais viram, aí vai: [o soneto].

Arnaldo Filho Eu também quero o Bolsa-Bronha.

Olavo de Carvalho Sim, Bolsa-Bronha, outra reivindicação justa da sofrida classe punheteira.

47.

Sobre o post "Ricupero: 'inexplicável' a ação do governoboliviano, em especial o ataque à Petrobras"

Inexplicável é eufemismo. Está tudo explicado nas Atas do Foro de São Paulo.

Marta Serrat Professo, como o Brasil é subserviente a Bolívia! Impressionante! O caso do senador que está encarcerado na embaixada brasileira, o avião da FAB revistado e tantos outros casos me intrigam muito. Tenho pesquisado muito a relação entre a morte do casal Starelli, o assassinato do melhor amigo do Todd Starelli e logo a seguir a morte de uma contadora da Petrobras, a tomada da refinaria sem reação do governo brasileiro, a queda de braço entre Lula e Renan para ver quem negociaria o aumento de 254% do gás com o Evo... e por aí vai...

Olavo de Carvalho Bom trabalho, Marta. A verdade sempre acaba aparecendo, mesmo que seja só aos olhos de poucos.

48.

O guaxinim estudou estratégia na Universidade Patrice Lumumba, em Moscou. Os gatos só estudaram economia austríaca.


 

Bráulio Mendes Arantes Entendi perfeitamente TODAS as suas críticas aos liberais brasileiros agora. Muito, mas muito bom! kkkkkk
Olavo de Carvalho Sim, os liberais sabem fazer dinheiro e os comunistas sabem roubar tudo e deixá-los na tanga.

Bráulio Mendes Arantes Ficou igual professor hahaha o guaxinim ainda xinga os gatos e um dele se caga no meio do vídeo. Hahaha! Nunca mais esqueci: "Fraqueza atrai agressividade".

Olavo de Carvalho Sto Tomás diz que a raiva é quando você sente que o inimigo é mais fraco. Transforma-se em medo quando você sente que ele é mais forte, e vice-versa.

Olavo de Carvalho Em tempo: O vídeo do guaxinim foi uma contribuição da Marcela Andrade.

Rafael Devilla O vídeo ficou engraçado mesmo, devido à legenda dos liberais e dos comunistas de Moscou. A legenda é dela também professor Olavo?

Olavo de Carvalho Ela deu a idéia.

49.

Gente que faz e não enche o saco: “Projeto com presos catarinenses estimula a reeducação através da leitura

50.

[Olavo curtiu ainda:]

- Abaixo-assinado Pela Auditoria do Resultado Eleitoral independente do software das urnas
- Vandalismo pago e promovido pela Presidência da República?
- New York Times - Assim o Brasil está sendo visto pelo mundo
- Informações de um Piloto da FAB dadas à uma médica, retiradas do grupo Dignidade Médica

51.

Frases imortais:

"A república tomada como religião é um bezerro de ouro fazendo cocô."
(José Otávio Dettman)

"Eu sempre fui louco, mas foi isso o que me preservou da insanidade." (Waylon Jennings)

52.

Quando acharem que algum destes posts é importante, por favor compartilhem-no com o maior número possível de pessoas, seja pelo próprio Facebook, seja por outros meios. Não estou escrevendo por escrever, mas porque estou persuadido de que se os brasileiros não começarem a compreender rapidamente a situação real em que vivem, logo estará eliminada toda esperança de reencontrar a sanidade perdida.

Jayme Neto Professor, mas por trás do movimento pró-vida não há uma militância bem organizada, diferente dos outros grupos citados pelo senhor?

Olavo de Carvalho Sim, mas pelo simples fato de lutar contra o aborto em si, e não contra a força política por trás do aborto, é contraproducente. Todas essas lutas adquiririam um novo sentido e uma força incomparavelmente maior se por trás de tudo houvesse um comando estratégico unificado, consciente, informado. Mas cada um acha que a SUA causa é a mais importante, e assim ninguém vai conseguir nada de duradouro. Cada vitória será seguida de várias derrotas.



Felipe Moura Brasil edita o Blog do Pim e é o organizador e autor do prefácio do livro de Olavo de Carvalho, O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, que está prestes a ser lançado pela Editora Record.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores