Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ponderações

Por João Emiliano Martins Neto

Uma águia, certa feita, foi surpreendida por um escorpião e ao seu lado encontravam-se uma família de sapos muito chorosos. A águia perguntou aos sapos o porquê do pranto. Ora, os sapinhos responderam que um parente desse ser peçonhento ao lado deles havia matado afogado o chefe anfíbio do lar, e que morreram ambos afogados em um lago.

O mangânimo ser alado perguntou para o escorpião, por que o seu aparentado fizera tal brabeza, pois os sapos disseram que o sapo pai queria ajudar o escorpiãozinho a atravessar um lago? O pobre diabo respondera que era da natureza dos escorpiões a perfídia.



A realmente lúcida ave capaz de voar bem alto e olhar de frente para a respladescente no céu de anil luz física do mundo ponderou com o escorpiãozinho que animais como ele eram mesmo uns safados. Mui ressentido o escorpião redarguiu que no lugar dele a extraordinária ave faria o mesmo e se acharia cheia de razão. A águia respondera que de qualquer forma um ato vil é sempre um ato vil.


***

Com tal apólogo de autor desconhecido, caro leitor, quero deixar para você a profunda lição reacionária e metafísica e, por isso mesmo, plena de justiça e realismo de que o que é simplesmente o é. Ousaria dizer que mesmo que sob quaisquer circunstâncias por mais atenuantes que as mesmas sejam. Como no caso do escorpião que é por natureza uma criatura dada ao engano por ser venenoso como as serpentes e outros bichos semelhantes. Por isso, pondere sempre, então, caro amigo, suas atitudes quando quiser ser usado pelo diabo para rir da cruz dos outros. Afinal, como ensina a Bíblia, não é lícito repararmos no cisco que há nos olhos dos outros, enquanto nos nossos porventura houver uma trave. Você pode ser apenas mais um por natureza pérfido, homicida desde o princípio, blasfemo, ególatra, ganancioso, faccioso, antipático, irreconciliável, delinquente, fascista e safado, enquanto outros, pelo menos não podem ser acusados de serem como você tragicamente o é.


A brilhante estrela da manhã, o sol da justiça que é o Senhor Jesus Cristo que levou a cruz dos pecados dos eleitos - quem sabe para o seu próprio bem você é um dos tais - e foi outrossim zombado por isso, poderá ajudá-lo a desfazer certas trevas tão próprias desse seu, se por infortúnio for o seu caso, caráter tão terrivelmente corrompido, ineficiente, embotado e insano.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores