Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Quem é Nando Moura?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Nando Moura


Nando Moura, Luís Fernando de Moura Cagnin, é um roqueiro frustrado com a carreira em um estilo musical como o rock que desde Elvis Presley colocou o rei do rock, Elvis, rebolando, coisa rara na época dele para um homem, Presley que era um cantor de música evangélica em sua igreja, terminou os seus dias no vício. O rock cujo pai seria o Diabo, segundo o nosso Raul Seixas, o rock onde nos shows as pessoas ficam fumando maconha e isso decepcionou Nando, ele abandonou a sua banda Pandora 101. A modernização roqueira exauriu Nando, pois o que é moderno como sempre por querer reinventar a roda, a reinventa quadrada.


Vendo que uma reinvenção quadrada da roda é besteira, Nando Moura voltou-se para um discurso e partido mais conservador, ele diz-se conservador e religioso cristão. Então, ontem, eu assisti a um longo vídeo dele, vídeo de mais de uma hora no site YouTube, em que ele tenta com malogro refutar uns seus detratores, o Meteoro Brasil e o casal Leon e Nilce do canal no Facebook, Coisa de Nerd. Ele malogrou, pois como bem mostrou o excelente, apesar de seus preconceitos ateus e esquerdistas, Henry Bugalho, em um vídeo resposta ao longo vídeo do roqueiro, Henry criticou o uso de expressões verbais e de linguagem grosseira, os palavrões, defendidos por Moura, Henry mostrou com passagens bíblicas que palavrões são condenados no cristianismo e o roqueiro tentou defender, em seu extremismo de direita, que nazismo é de esquerda para dar um banho lustral na direita que perdeu com Adolf Hitler e Benito Mussolini, a Segunda Guerra Mundial.


Foi ridículo da parte do Cagnin, porque não é subjetivo, como ele diz, que direita e esquerda sejam posições confusas, ainda que contextualizáveis ao longo da história e dos lugares. Bugalho mostra bem com o autor italiano, Norberto Bobbio, que direita e esquerda, uma, a direita, defende uma hierarquia social, e uma desigualdade social como desejável, natural, normal ou inevitável baseado no direito natural e na tradição. O nazismo de Adolf Hitler levou a ideia de hierarquia ao ponto da demência na defesa de uma raça como a ariana sendo superior e devendo dominar o mundo. Onde, então, que nazismo é de esquerda se a esquerda defende a igualdade social, ainda que um Josef Stálin tenha querido isso com o autoritarismo? A opressão é a regra nos extremos de loucura da direita e o mundo de irmãos é a regra na esquerda, ainda que a esquerda faça uso da opressão para impor algo como o tal mundo de irmãos, infelizmente, impossível.


Leon e Nilce do canal Coisa de Nerd, saíram-se muito bem, provando que nazismo seria de direita, apesar de eu achar que a direita, cujo extremo seria o nazismo e o fascismo, é algo viciado pela própria concepção moderna cuja máxima expressão é a esquerda, pois que Benito Mussolini, o Duce, representante do fascismo italiano, dizia que nada devia colocar-se contra o Estado e nem fora do Estado, mas tudo pelo Estado, ora, um Luiz Inácio Lula da Silva e os seus militantes petistas em menor ou em maior grau quereriam a mesma coisa, e um Karl Marx já dizia que o Estado existe para propiciar a felicidade do homem, isso decerto que ecoando a ideia de Georg Friedrich Wilhelm Hegel, mas, e onde ficam instituições intermediárias tal qual as famílias, os cristãos, a Igreja Católica, a iniciativa privada capitalista, e uma nobreza como a monárquica de sangue, ou espiritual, moral e intelectual onde ficam? Evidentemente que nazismo e fascismo com o seu Führer ou o Duce são a máxima personificação moderna do homem como deus pagão ou demiurgo a dominar o universo, isso é bem moderno e tem lá o seu lado esquerdista. Eu vejo que nazifascismo poderia ser uma terceira via às clássicas posições de direita e esquerda.


Enfim, nessa briga toda eu fico do lado da briga, porque ambos os lados, o de Nando Moura, de um lado, e Leon e Nilce, Henry Bugalho e Meteoro Brasil, de outro lado, cada um puxa a brasa para a sua sardinha e a verdade que se lixe.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores