Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A Missa, a Eucaristia e o encontro

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Resumo: A cada Missa ocorre no banquete e sacrifício eucarístico o essencial do cristianismo que é o encontro do homem com uma pessoa especial.

A Missa aonde ocorre a Eucaristia também ocorre algo que é próprio do cristianismo que é o encontro do homem com uma pessoa, um outro homem, o Homem-Deus, Jesus Cristo, na Eucaristia, no sacramento do altar. Quando o padre nas palavras da consagração durante a Missa diz que aquele pão é o corpo de Cristo e que aquele vinho no cálice sagrado é o sangue de Cristo, Deus mesmo ali se faz presente, Cristo, como na ceia com os discípulos de Emaús, faz-se presente e o homem encontra-se com a salvação, encontra-se com o Salvador divino.

A esperança da glória de encontrar-se glorioso no Céu está presente na Missa pelo banquete e sacrifício eucarístico, pois no mesmo está Cristo Jesus sofrido, morto e ressuscitado. Em toda Missa ocorre um encontro, quem vai à Santa Missa vai encontrar-se com o Seu Deus aonde Ele perdoa-lhe os seus pecados leves ou durante a Missa se houver um padre disponível que possa ouvir-lhe os seus pecados graves a fim de Cristo mesmo na pessoa do padre perdoar-lhe os seus pecados, tal pessoa no perdão mesmo, na misericórdia encontrará a Cristo, a Deus. É a Missa, pela Eucaristia, sobretudo, o que há de mais essencialmente cristão que é o encontro do homem com o seu Deus e Redentor. Então, que possamos sempre dizer como o salmista, "que alegria quando vieram me dizer: vamos subir à casa do Senhor..." (Salmos 121, 1). Alegremo-nos, porque mais do que o que ocorria com os judeus, ainda que sob as meras aparências do pão e do vinho, é Deus, é Cristo que vamos encontrar, de fato, na Santa Missa e isso porque somos cristãos e católicos e não somos os pérfidos judeus e nem somos hereges como os protestantes que estão, respectivamente, ou diante do véu do Templo ou da sinagoga que vela e separa a Deus dos judeus e nem somos como os hereges protestantes evangélicos que em seus cultos da tal ceia deles só tem diante de si um pedaço de pão com suco de uva Del Valle. 

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores